Os parisienses recebem com frequência. Nada de jantares complicados com receitas que exigem horas de trabalho. Normalmente a refeição é preparada pelos donos da casa e conheço muitos homens que são responsáveis pela cozinha.
As fotos abaixo ilustram um estilo de vida e descrevem um jantar na casa de amigos um domingo do mês de junho. Todos chegaram respeitando os protocolares 15 minutos de atraso. Após aperitivo rápido, que dura no máximo uma hora, o jantar foi servido.
Belo apartamento perto da praça de Ternes.
Enquanto nossa amiga serve o aperitivo na sala, o dono da casa prepara postas de peixe na manteiga. Os pratos de porcelana são aquecidos no forno em baixa temperatura.
Durante todo o jantar foi servido champagne Ruinart Rosé ou vinho branco.
Após o prato principal, peixe e batatas cozidas, uma salade de alface e um plateau de queijos.
Como sobremesa, uma deliciosa torta de chocolate comprada no famoso traiteur de Ternes, a Maison Pou.
Cafezinho e pronto.
O aperitivo é uma fase relativamente rápida se comparada com os hábitos brasileiros. Ele é somente uma introdução onde somos apresentados aos outros convidados ou reencontramos velhos amigos. Os amuse gueules são leves como tomates cereja, azeitonas e castanhas. O momento nobre é o do jantar servido com calma. Entre os diversos serviços os franceses fazem uma pausa e esticam o tempo e o prazer da companhia, do vinho e da refeição. As receitas são simples para não complicar a vida dos donos da casa e o fundamental é a qualidade dos produtos.
Eu me adapto bem a este esquema de horários precisos, aperitivos curtos e refeições prolongadas. Na minha Minas Gerais o horário de chegada é largo, come-se e bebe-se durante três ou quatro horas antes das refeições e quando, enfim, alguém anuncia “o jantar está servido” já estou com vontade de voltar para casa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
94 Comentários
Rosália Velloso
Na minha opinião, o comentário desse indignado aí não merece nenhuma resposta…
Sandra Abrahim
Depois de ler os comentários, a seguir deste lindo artigo que a Lina escreveu, sempre com muita educação e delicadeza. Mostrando as diferenças e peculiaridades que existem entre os costumes. Fico pensando o que leva uma pessoa a ser tão mau educada como o indignado brasileiro… Certamente deve ser uma das pessoas que entre nós, tem o péssimo hábito de chegar atrasado nos lugares achando que isto é ser charmoso o descolado. Sou carioca e isto é um costume habitual entre nós, aliás um costume detestável. Tambem não acho que a Lina esta desprezando a culinária mineira. Deixemos a vaidade, e orgulho mau resolvido de lado, e passemos a apreciar o que outros lugares tem, na cultura, nos hábitos e etc.
Responder com palavras indelicadas e agressivas como deste brasileiro que não tem a coragem de se indenficar, só faz nos humilhar como brasileiros que somos.
Porque felizmente nem todos nos somos tão mau educados.
Temos todos os dias ,aqui no CP, comentários de pessoas maravilhosas que dividem conosco suas experiencias e opiniões.
Talvez seja por isso que quando viajamos somos bem tratados , como sempre fui, e vejo outros aqui no CP falarem a mesma coisa.
Quem é mau educado certamente será tratado da mesma forma !!
Lina continue com sua escrita deliciosa, tentando nos mostrar a sua experiencia de tantos anos em Paris. Suas dicas e sua preocupação em ser correta, imparcial sem deixar de dividir conosco sua opinião de quando em quando ! É e será sempre um prazer …e tenho certeza que para muitos pitaqueiros !!!
Nilza Freire
Lina, o post esta perfeito e me causou nostalgia dos almoços franceses em casa de amigos em Paris. Tudo igual. Uma pitada de cerimonia, tudo muito bem calculado, mas sem comprometer a informalidade e o aconchego de receber bem e ser recebido. A educação eh universal e nada tem a ver com os hábitos nacionais e regionais. A tudo se adapta, desde a seqüência de pratos a moda francesa ou a fartura de uma mesa da “vera famiglia italiana”, onde todo mundo fala ao mesmo tempo mas ninguém falta com o respeito a ninguém.
Amo a mesa francesa e a brasileira também, onde os convivas nao tem tantas regras e rituais, mas a comida eh deliciosa e a conversa idem, sempre observando os bons costumes e a cordialidade, dure o encontro tres horas ou tres dias, como alguns povos gostam de celebrar exagerada e alegremente! Abraços a todos!
Patricia
Boa noite Lina! Dúvida: Pq a porcelana é aquecida? Parabéns pelo post!
Lina
Patrícia
é um requinte do dono da casa que aprecia tudo muito quente. Ele aquece os pratos para que a comida não esfrie.
Rosa Cerqueira
Antes uma observação: Acredito que quem lê esse blog (Blog maravilhoso, diga-se de passagem) é quem gosta da França, dos franceses, da Europa, etc. Quem não gosta, o que é que está fazendo aqui?
Gosto muito dos hábitos e horários dos franceses, aqui resolvi esse problema dos horários convidando as pessoas em horários diferenciados, os pontuais no horário certo, os demais dando um desconto para o “atraso”.
Cristiane Pereira
Lina,
a-do-rei o post! Adoro seus relatos sobre os hábitos e o jeito de ser dos parisienses e dos franceses em geral, adoro saber das diferenças e, sobretudo, adoro aprender com você, que vive há tanto tempo aí em Paris, sabe mais do que nós e sempre compartilhou o que sabe com muita generosidade – e finesse!
Pelo visto, falou em comida, a galera fica assanhada – será que bate uma fome e atrapalha as ideias? 🙂 E, também pelo visto, acho que nossa comidinha mineira é a mais amada do Brasil. Somos ambas mineiras e aposto que você, mesmo fora daqui há tanto tempo, continua adorando um angu com couve, um café passado na hora pra acompanhar uma broa de fubá quentinha, e “aquela” goiabada cascão pra comer com queijo Minas (qual mais?).
Acho que conhecer os hábitos de outros povos e outras gentes, de agora e de outrora, experimentar e gostar de foie-gras e magret de canard, croissant e tarte-tatin , poder experimentar o tempero de um Ducasse ou um Robuchon, conhecer as mesas famosas e descobrir as anônimas, tudo isso é muito bom, são experiências gastronômicas e oportunidades de aprendizado – e nada disso apaga nem altera nossas origens.
Jantei em casas de parisienses duas vezes, e uma vez na cada de uma brasileira que está em Paris há mais de 10 anos, e foi do jeitinho que vc falou. Aperitivos com bebidas ótimas e tira-gosto básico, tudo gostoso mas sem muita complicação; a refeição é, sim, mais simples do que a nossa, com menos variedade de pratos, mas nem por isso menos gostosa ou menos cuidada – as louças são bonitas, a casa é acolhedora, a conversa é boa, está tudo muito bom! Os franceses apenas são mais práticos, o cardápio é mais enxuto, e, importante, não desperdiçam comida, não ficam guardando sobras na geladeira por dois ou três dias e não têm empregada ou empregadas como muitas famílias brasileiras.
No mais, sou que nem Maurício Christovão: na dúvida, faço sempre um lanchinho em casa quando acho que a comida vai demorar e principalmente quando não sei o que me aguarda. E, ops, também cheguei atrasada e perdi o barraco bem na hora agá!!!
Marcia Lube
Indignado Brasileiro
Mostre primeiro a sua cara.
Não se esconda atrás de um pseudônimo.
Credibilidade é uma questão importante !
carlos
A falta de horário, para tudo, aqui no Brasil é irritante. Convida-se com imprecisão de horário. ” Lá pelas 8 horas, oito e meia…?” Já no convite? Ai não tem hora para chegar, para servir, para ir embora ,que os donos da casa estão cansados, nada é levado em conta. Nunca achei exageros nos horários na Europa. Pelo contrário. Os restaurantes nos esperam nos horários marcados, com a mesa já reservada. Tente sair para almoçar em datas festivas aqui na terrinha e vá sofrer nas filas e filas e filas.
Lenna
Indignado Brasileiro, quem acorda de mau humor, por uma questão de boa educação e até finesse (para usar um termo bem francês), deve se abster de jogar seus seus resíduos mal-cheirosos sobre os outros, principalmente num blog onde a grande MAIORIA das pessoas têm um excelente nível!!!
Jackson Cabral
Acredito que por ser mineiro também consigo adaptar-me a culturas diferenciadas e também por ser um pesquisador da gastronomia e também cozinheiro! Adoro Paris e novamente estou indo em Dezembro pela 5ª vez e surpreendo pelos lindos depoimentos que leio neste Blog – site, onde posso estar sempre atualizado com o que está acontecendo e também colocar nas minhas anotações para connhecer, evidenciar e compartilhar. Adorei o comentário sobre a refeição de uma familia francesa. Tenho muita vontade de ter esse momento em Paris. Obrigado por estar lendo estas maravilhas.