Os parisienses recebem com frequência. Nada de jantares complicados com receitas que exigem horas de trabalho. Normalmente a refeição é preparada pelos donos da casa e conheço muitos homens que são responsáveis pela cozinha.
As fotos abaixo ilustram um estilo de vida e descrevem um jantar na casa de amigos um domingo do mês de junho. Todos chegaram respeitando os protocolares 15 minutos de atraso. Após aperitivo rápido, que dura no máximo uma hora, o jantar foi servido.
Belo apartamento perto da praça de Ternes.
Enquanto nossa amiga serve o aperitivo na sala, o dono da casa prepara postas de peixe na manteiga. Os pratos de porcelana são aquecidos no forno em baixa temperatura.
Durante todo o jantar foi servido champagne Ruinart Rosé ou vinho branco.
Após o prato principal, peixe e batatas cozidas, uma salade de alface e um plateau de queijos.
Como sobremesa, uma deliciosa torta de chocolate comprada no famoso traiteur de Ternes, a Maison Pou.
Cafezinho e pronto.
O aperitivo é uma fase relativamente rápida se comparada com os hábitos brasileiros. Ele é somente uma introdução onde somos apresentados aos outros convidados ou reencontramos velhos amigos. Os amuse gueules são leves como tomates cereja, azeitonas e castanhas. O momento nobre é o do jantar servido com calma. Entre os diversos serviços os franceses fazem uma pausa e esticam o tempo e o prazer da companhia, do vinho e da refeição. As receitas são simples para não complicar a vida dos donos da casa e o fundamental é a qualidade dos produtos.
Eu me adapto bem a este esquema de horários precisos, aperitivos curtos e refeições prolongadas. Na minha Minas Gerais o horário de chegada é largo, come-se e bebe-se durante três ou quatro horas antes das refeições e quando, enfim, alguém anuncia “o jantar está servido” já estou com vontade de voltar para casa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
94 Comentários
Sabrina
Gostei do texto! Adoro ver como são os costumes dos franceses e até como é a decoração da casa. Amo a França e a cultura, mas tenho que dizer que a cultura mineira é simplesmente maravilhosa! Amo aquela bagunça, aquela comidinha simples, família toda reunida ouvindo um sertanejo. Nada de vinho, é guaraná e coca-cola, queijo depois do almoço, só se for com doce de leite ou goiabada, invés do peixe, é o franguinho com açafrão, invés da batata, é a macarronada…amo todos os dois!
Lina
Sabrina
Eu também. Quando estou no Brasil gosto de coca cola, goiabada com queijo, frango com quiabo…
Maurício Christovão
Lá em casa, quando faço churrasco, aviso que o fogo será acesso às 11:30 e teremos as primeiras carnes por volta do meio-dia. mas o churrasco se estende ao longo do dia, sem problemas. Quem chegar depois espera a próxima picanha, mas quando vou a um churrasco na casa dos outros, já sei que vai demorar, então faço um lanchinho antes de sair, para não ficar tenso e morder a canela de alguém…O importante é se adaptar, sendo convidado ou anfitrião. Afinal de contas, o convívio com os amigos é o que vale.
Fora isso, belo post!!!
sergio
Vanessa ansiosa é com s e não com c
Camila
Realmente, por que não podemos aprender algumas coisinhas novas??? É bom para o cérebro… Eu adoraria se minha família (com muitas raízes mineiras) chegasse mais cedo… É uma falta de respeito com quem já chegou e com o dono da casa, que não sabe se desliga o forno ou deixa o frango ressecar, se faz o macarrão ou deixa ele grudar… E isso não tem a ver com ser de lá ou de cá, tem a ver com respeito e consideração… Ou não?
Jacqueline
Bom texto. Essas diferenças me divertem. Chato seria um mundo todo igualzim. Como gaúcha, sei bem o que são essas horas antes da refeição. Principalmente nas churrascadas quando começam as provinhas (deliciosas!) e os tira gosto. Uma caipirinha, uma batatinha nas brasas com pimenta, um queijinho derretido… Sem dúvida, o melhor da festa. Costumes diferentes, mas acho o nosso mais gostoso. Que me perdoem os pontuais franceses. Aliás, achei a pontualidade francesa meio exagerada, nervosa. Um pouco de elasticidade pode adoçar a vida.
Esclareço que sou extremamente pontual, mas não me irrito demais com um pouco de impontualidade alheia. E isso foi o que senti falta em Paris: flexibilidade.
Renata Monteiro
As diferenças são óbvias. Tudo bem ficar horas nos aperitivos, mas o que me mata mesmo é a questão da pontualidade! Não sei se no resto do Brasil a coisa é tão caótica como aqui, mas vou falar como carioca, e por aqui horário é algo que simplesmente não existe ou não há credibilidade!! Ente outras, já passei a vergonha de chegar no horário combinado e encontrar a dona da casa no banho e meio indignada e aborrecida por eu ter chegado NA HORA?!?!?! Ou ficar esperando meus convidados que chegam atrasados com a justificativa do transito – no sábado ou domingo ou mesmo sem justificativa alguma! Não consigo me convencer de que isso é informalidade e charme, para mim isso não passa de abuso e falta de educação!
Maria das Graças
Adoro receber amigos que gostam da “convivência” e têm a paciência necessária para apreciar uma boa comida. E fico ainda mais feliz quando consigo fazer com que alguém agitado se acalme e entre no clima. Ulalá. Mais um que junto à turma dos devagar quase parando, difícil nos dias de hoje. E nessas horas, comida simples, porém sofisticada, com ingredientes de qualidade e ambiente montado para a ocasião, sem afetações, transformam um encontro entre amigos numa verdadeira festa, sem hora para acabar. Até os que não tem o hábito de chegar na hora marcada, mudam, e na próxima vez, para não perder nada da “festa”, se aprimoram e estarão lá no horário.
Luciano Melo
Alguns devem ter acordado hoje com uma tremenda azia. Talvez alguma mandioquinha estragada no domingo, vai saber…
José Rodrigues
Qual a explicação para a salada e os queijos virem após o prato principal?
Tirando o peixe, que não como, o resto pareceu ótimo.
Para mim, um hábito de muitos mineiros que acho um absurdo é chegar na casa dos outros, sem avisar, perto da hora do almoço, sem ter sido convidado.
Acho falta de respeito e de educação, casa dos outros não é restaurante.
Bem lembrada a questão que não existem empregados na Europa, pelo menos para a maioria, então a praticidade tem muito valor.
Abraços
Simone Moraes
Sr. Indignado brasileiro,
que mau humor !!!! Nunca vi tamanha revolta ! Procure viver a vida com leveza e prazer.
O mais importante de tudo não é a forma como uma refeição é servida aqui em qualquer outro lugar do mundo, mas o carinho de como é servida. Perceber o prazer que o anfitrião dedica seu tempo e como abre as portas de sua casa para receber um convidado é que é o melhor.
O Conexão Paris é maravilhoso. Todos os dias o leio com muito prazer.