“Hoje, dia 03/12/13, fui abordado de maneira grosseira e ríspida por fiscais do metro querendo o meu ticket.
Estava com minha esposa e mais um casal amigo. Não sabíamos que tínhamos de manter o ticket do metro durante todo o trajeto e ficamos surpresos com a abordagem de três policiais. Infelizmente tínhamos jogado os nossos nos cestos de lixo, logo após a entrada no metro. Nos cobraram 45 euros cada um por estarmos sem o bilhete.
Mas o que mais me assustou foi a truculência dos fiscais e o constrangimento que passamos.
Acho que deveriam ter uma abordagem mais cordial com os turistas que tanto prestigiam essa cidade. Me senti muito mal e sem reação. Mais um pouco nos levavam presos.
Aceito que estávamos errados por negligencia e desconhecimento, mas nos trataram como ladrões, aos gritos e perfilados ao muro.
Incidente esse que quero esquecer pois adoro a frança e os franceses.
Fica só um alerta aos brasileiros que visitam Paris: fiquem com o ticket o tempo todo dentro do metro.”
Relato enviado por um leitor do Conexão Paris. Considero inadmissível o comportamento dos fiscais da RATP.
Nas estações do metrô, o aviso sobre e obrigatoriedade de conservar o ticket durante todo o trajeto encontra-se em pequeno quadro escondido em algum lugar. Para terem uma idéia, eu nunca consegui achar esta advertência em nenhuma estação do metrô parisiense.
Na minha opinião, a empresa estabelece, para os turistas, uma contribuição financeira forçada. Durante um controle, os franceses que estiverem sem ticket estão voluntariamente em situação de infração da lei. Mas os turistas? De maneira alguma e os controladores sabem disto.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- O que evitar no metrô parisiense?
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Livia
Rodrigo,
Ja fui diversas vezes a Paris e morei 2 anos. Nunca tive fiscais me abordando e cansei de ver franceses pularem roletas e afins… Nao defendo o mau comportamento dos fiscais, mas antes de visitar um pais e importante checarmos a regra daquele lugar, antes de nos colocarmos como vitimas desavisadas.
Vau
Rodrigo, irei à Paris no período de 8-23 de junho de 2015, somos eu, meu marido e dois filhos(4 e 5 anos) e chegaremos de carro vindos de Genebra. Pelo que percebi, o blog é focado em Paris mas tenho algumas perguntas e se possível gostaria de contar com sua ajuda:
– Na opinião de todos do blog quais programas são imperdíveis até chegarmos em Paris?
– Vale a pena já fazermos o passeio à Disney e à Versalhes ou ñ é no caminho para Paris?(podemos fazer desvios de rota se for vantajoso, só para ñ ter de sairmos de Paris para visitar estes lugares depois e perdermos mais tempo)
– Qual tipo de tickets de transportes públicos será mais vantajoso para nós. Fico muito grata pela ajuda!!!!
Rodrigo Lavalle
Vau, realmente não sei qual a rota Genebra-Paris mas Versailles e Disney ficam diametralmente opostos com relação à Paris. Versailles fica no sudoeste e a Disney no nordeste, ambos fora da cidade. Sugiro que você estude os trajetos no Google Maps.
Compre o passe Navigo Découverte e o carregue semanalmente (de 8 a 14 e depois de 15 a 21). Para os dias 22 e 23 compre o carnê de 10 ticktes avulsos. Crianças de 4 a 10 anos pagam metade da tarifa. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2009/07/08/comparacao-entre-o-passe-paris-visit-e-o-carnet-para-metro-e-onibus/.
Abraços.
Kélcia
Estive em Paris com meu marido em outubro e nos sentimos assaltados no metrô Montparnasse. Duas fiscais trogloditas nos abordaram após passarmos pela roleta do metrô. Pediram nossos Rockets, fornecemos e uma delas os passava numa máquina e dizia q não eram válidos. Eu não entendi nada e mostrei a ela que possuia ainda tickets novos, os quais ela também passou na tal máquina e disse não serem válidos, sendo que todos eu havia comprado no mesmo dia. Nos cobrou uma multa de 50 euros! Eu que nunca fui assaltada no meu amado Brasil me senti extremamente ofendida e decepcionada com Paris. Como é possível que uma das cidades mais visitadas no mundo trate assim as pessoas e o governo não toma conhecimento? É o valor cobrado , alguém sabe qual o destino?A mim pareceu ficar para os fiscais que não passam de uma quadrilha.
João Marcos
Quando eu e minha esposa fomos a Paris, eu já conhecia o funcionamento desse sistema, de forma que só jogávamos fora os bilhetes após sairmos do metrô. Fomos abordados em duas ocasiões pelos fiscais, mas foram bem educados com a gente. Apresentamos nossos bilhetes, passaram na maquininha e saímos sem problemas.
susi
Corrigindo: meio de transporte. E opinião contraria .
Desculpe os erros na escrita.
susi
Adoro as dicas do blog, porém preciso registrar minha opinião contra, acabei de retornar de Paris com meu marido, e só tenho elogios a fazer, meu de transporte nota 10,povo educado e solicito,cidade limpa,linda .Problemas todos iremos encontrar mas se lerem um pouco antes de viajarem para o local é essencial.Leiam as dicas do Rodrigo.E vive lá França!
Fernando Rosato
Eu mesmo passei por isso no metro de Paris , estava saindo da estação Bastille quando fui abordado por um fiscal . A minha vantagem é que tudo para mim é item colecionavel , então meu bilhete estava no bolso junto com mais um monte , o único problema é que a fiscal teve que passar uns 10 bilhetes para achar o que estava valido , ufa nada de multa .
Kate Soares
Bom dia Rodrigo.
Gostaria de saber se vc pode me dar uma orientação do melhor trajeto/transporte do Aeroporto CDG para o Hotel Pavillon Saint Augustin Endereço 16 Rue de la Pépinière, 75008 Paris, França. Somos 4 adultos e 2 crianças. Obg.
Rodrigo Lavalle
Kate, pegue um táxi minivan no aeroporto. Vale a pena pelo número de pessoas.
Abraços.
Maria José
Também passei por isso é muito constrangedor.Acho que eles ficam olhando as filmagens para detectar quais s turistas que jogam o bilhete fora. O mais estranho é que pelo que li os policiais além de truculentos cobram o valor que querem, uma hora é 33 ,45 ,60 .No meu caso exigi ticket de pagamento e não gostaram nada mas não sai da estação sem ele.
Pedro de Vargas Marques
Eu tambem passei por uma situação constrangedora ao ser abordado por um protótipo de ser humano, que na oportunidade intitulou-se de autoridade (fiscal). A truculência da fiscal foi tão terrivel quanto a sua aparência física, chegou a constranger seus pares. Com o devido respeito, a dita fiscal devia no mínimo ser educada. A propósito ela deveria ter a generosidade que vários jovens, de outras nacionalidades tiveram, quando deram suas vidas para que os franceses nao passassem a adotar o alemão como língua oficial. Pagar os 33€ por pessoa não foi o pior, o pior foi ser tratado da maneira que fui num país que um dia pregou a liberdade, a fraternidade e a igualdade.