“Hoje, dia 03/12/13, fui abordado de maneira grosseira e ríspida por fiscais do metro querendo o meu ticket.
Estava com minha esposa e mais um casal amigo. Não sabíamos que tínhamos de manter o ticket do metro durante todo o trajeto e ficamos surpresos com a abordagem de três policiais. Infelizmente tínhamos jogado os nossos nos cestos de lixo, logo após a entrada no metro. Nos cobraram 45 euros cada um por estarmos sem o bilhete.
Mas o que mais me assustou foi a truculência dos fiscais e o constrangimento que passamos.
Acho que deveriam ter uma abordagem mais cordial com os turistas que tanto prestigiam essa cidade. Me senti muito mal e sem reação. Mais um pouco nos levavam presos.
Aceito que estávamos errados por negligencia e desconhecimento, mas nos trataram como ladrões, aos gritos e perfilados ao muro.
Incidente esse que quero esquecer pois adoro a frança e os franceses.
Fica só um alerta aos brasileiros que visitam Paris: fiquem com o ticket o tempo todo dentro do metro.”
Relato enviado por um leitor do Conexão Paris. Considero inadmissível o comportamento dos fiscais da RATP.
Nas estações do metrô, o aviso sobre e obrigatoriedade de conservar o ticket durante todo o trajeto encontra-se em pequeno quadro escondido em algum lugar. Para terem uma idéia, eu nunca consegui achar esta advertência em nenhuma estação do metrô parisiense.
Na minha opinião, a empresa estabelece, para os turistas, uma contribuição financeira forçada. Durante um controle, os franceses que estiverem sem ticket estão voluntariamente em situação de infração da lei. Mas os turistas? De maneira alguma e os controladores sabem disto.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- O que evitar no metrô parisiense?
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
luciana
Oi Lina? tudo bem? gostaria de saber como ir de trem do aeroporto CDG até o hotel best western nouvel orleans, fica em frente a estação de metro moutan duvernet.mobrigada abraço luciana
Rodrigo Lavalle
Luciana, no CDG pegue o trem RER B e vá até a estação Denfert-Rochereau. Esta estação fica a 5 minutos a pé do seu hotel.
Abraços.
Lea
Já fui multada também…um monte de coisas, porém nada de dramático como o caso acima.
Estava errada mesmo. Não sabia que o ticket de volta , sem conexão, teria que ser comprado, pareceu que era eu quem estava tentando me aproveitar dando uma de turista…” há, me desculpe, eu não sabia, mas agora já sei, ok?”… Nào du certo. Mas era a mais pura verdade…
Lea
É chocante ver pessoas pulando as catracas de metrô, já assisti à vários usuários fazerem isso. Porém aconteceu comigo de forma muuuuito constrangedora. Uma vez em Paris, um rapaz resolveu aproveitar a oportunidade de economizar seu bilhete simplesmente entrando juntinho comigo no momento exato em que passava, não por catracas , mas naquelas entradas ,cujas portas abrem-se automaticamente quando introduzimos o ticket em um lado , quando as portas secarem e deixam passar o usuário, que recebe o ticket de volta, devolvido pela máquina, enquanto as portas voltam a se fechar.pois bem, no momento em que as portas se abriram ele, mais rápido que um raio, encostou-se em mim e passamos juntos….HAAAA, QUE RAIVAAAA….o cara de pau nem era um jovem , um adolescente, cujos modos são próprios de sua idade, era um marmanjo de boina aproveitando-se de alguém , para não pagar transporte e depois saiu rapidinho, sorrateiro, com medo de uma reação…que quadro, que figura ridícula….Quem estiver sozinho que se prepare , sobretudo mulheres, isto pode acontecer..
Daniella
Isso também aconteceu comigo. Dia 2 de janeiro estava na última estação, a do aeroporto Charles de Gaulle. Estávamos deixando Paris e um fiscal nos abordou pedindo os tickets. Como já tinha lido aqui no Conexão Paris que precisava guardá-los estava com eles no bolso, mas cometi um erro. Comprei a passagem para as zonas de 1 a 3. O ticket passou, então achei que não teria problema. O fiscal nos abordou com calma, mostramos os bilhetes. Ele perguntou nosso país de origem e quando falamos Brasil ele começou a conversar com a gente em português. Ele disse que a multa por estar fora da zona do ticket era de 30 euros por pessoa, mas por sermos turistas não tínhamos a obrigação de saber. Então, cobrou 15 pra cada um. Óbvio que fiquei chateada com o ocorrido, mas pensei que foi melhor cobrar uma multa só do que duas. E mais: a educação e gentileza dele me surpreendeu.
Daniella
Isso também aconteceu comigo. Dia 2 de janeiro estava na última estação, a do aeroporto Charles de Gaulle. Estávamos deixando Paris e um fiscal nos abordou pedindo os tickets. C
Luciane Herbst Valim
Estivemos em Paris em Novembro/2013, seguimos todas as dicas do blog e não tivemos problemas nenhum, a viagem foi perfeita. Obrigada pelo carinho e dedicação com os turistas brasileiros.
Ariane
Boa tarde!! Ainda em processo de planejamento de minha ida a Paris, estou tentando finalizar minha pesquisa a respeito de transporte e valores. Sabem me informar quanto custa para fazer uma carga semanal no Navigo Découverte? Consigo fazer ele na hora, se for o caso?
Vou permanecer 08 noites em Paris. Na opinião de vcs, qual o melhor custo-benefício com relação a bilhete de transporte? Considerando que pretendo utilizá-lo até a zona 3.
Grata pela atenção!
Rodrigo Lavalle
Ariane, você pode carregar o Navigo na hora que quiser e em qualquer estação de metrô, porém a recarga semanal vale de segunda a domingo. Se você chegar em uma terça-feira vai pagar o preço cheio e seu Navigo valerá somente 6 dias, até o próximo domingo. A recarga semanal custa 25,65 € para as zonas 1 a 3.
Abraços.
Ana Maria Edwiges
Quando estive em Paris, presenciei muitas abordagens, mas presenciei, também, muitos jovens pulando a catraca. Fui orientada a guardar o bilhete por causa desses espertinhos.
Nick
Das últimas vezes que estive em Paris, presenciei várias blitz de fiscais em saídas do metrô, e confesso que uns anos atrás nunca tinha visto nada igual. Como eu uso um passe Navigo, eles tem uma maquininha para conferir se o mesmo está carregado com créditos. Mas por precaução, desde a primeira vez que estive na Europa (em 1992), eu aprendi que devemos manter os tickets guardados até o fim da viajem.
Milena F. - Viver Plenamente Paris
Porém o que o Herbert escreveu acima não está totalmente correto, pois os fiscais podem chamar um policial (geralmente vejo algum policial junto, quando o passageiro se recusa a mostrar um documento), e aí nesse caso a história pode se complicar, por se recusar a pagar e dar um endereço falso… Pode ser pior, pois aí sim a infração é ainda maior!