“Hoje, dia 03/12/13, fui abordado de maneira grosseira e ríspida por fiscais do metro querendo o meu ticket.
Estava com minha esposa e mais um casal amigo. Não sabíamos que tínhamos de manter o ticket do metro durante todo o trajeto e ficamos surpresos com a abordagem de três policiais. Infelizmente tínhamos jogado os nossos nos cestos de lixo, logo após a entrada no metro. Nos cobraram 45 euros cada um por estarmos sem o bilhete.
Mas o que mais me assustou foi a truculência dos fiscais e o constrangimento que passamos.
Acho que deveriam ter uma abordagem mais cordial com os turistas que tanto prestigiam essa cidade. Me senti muito mal e sem reação. Mais um pouco nos levavam presos.
Aceito que estávamos errados por negligencia e desconhecimento, mas nos trataram como ladrões, aos gritos e perfilados ao muro.
Incidente esse que quero esquecer pois adoro a frança e os franceses.
Fica só um alerta aos brasileiros que visitam Paris: fiquem com o ticket o tempo todo dentro do metro.”
Relato enviado por um leitor do Conexão Paris. Considero inadmissível o comportamento dos fiscais da RATP.
Nas estações do metrô, o aviso sobre e obrigatoriedade de conservar o ticket durante todo o trajeto encontra-se em pequeno quadro escondido em algum lugar. Para terem uma idéia, eu nunca consegui achar esta advertência em nenhuma estação do metrô parisiense.
Na minha opinião, a empresa estabelece, para os turistas, uma contribuição financeira forçada. Durante um controle, os franceses que estiverem sem ticket estão voluntariamente em situação de infração da lei. Mas os turistas? De maneira alguma e os controladores sabem disto.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- O que evitar no metrô parisiense?
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Corina Breton
Há 27 anos, vou a Paris, sempre, cada ano.
Tenho interesses literários là-bas. Tive um incidente, numa loja de departamentos, tempos atrás, por culpa da operadora de um cartão de crédito, que errou a numeração; foi constrangedor ser advertida pelo funcionário da caixa das Galéries Lafayette, de que estava tentando usar une carte bloquée. Consegui resolver o problema, já que falo francês. Infelizmente, o passaporte brasileiro não tem muito boa fama. As pessoas com quem tive de parlamentar não for as mais corteses. Nos meus séjours à Paris, tenho tido, em todos esses anos, o melhor dos tratamentos. Claro, o métro, em horário de pico, fica insuportável. Isso, entretanto, não tira o mérito de um transporte que garante mobilidade urbana impecável. Concluindo, j’aime Paris et mes ancêtres.
dora maltz
Já passei pela intervenção agressiva desses fiscais do metro.São simplesmente, não preparados e muito sem educação
Sophia
Alexandre, acho que o que mais me irrita no metrô em Paris é justamente o que você relatou: o cara que me empurra para passar junto comigo! Que raiva! Fora que eu sempre levo um susto, porque demora para entender se ele só entrou com você ou se também tem a mão leve. Por isso que eu só uso o metrô quando preciso percorrer distâncias maiores – para distâncias menores, acho o ônibus imbatível.
Rosana
Estive em Paris em outubro e não tive nenhum problema. Mas aconselho que comprem o bilhete válido por dias, específico para turismo. Ele atende uma região bem ampla e você nunca vai descartá-lo.
Alexandre Costacurta
Olá ! Quando estivemos em Paris no final de 2012, também fomos abordados, mas felizmente guardávamos os tickets conosco. Embora tenha sido algo tremendamente ríspido, não nos sentimos incomodados, pois achávamos que alguma razão tinha para aquilo. E logo descobrimos, quando vimos algumas pessoas pulando as catracas no horário de pico da manhã. Numa outra ocasião, eu fui empurrado ao validar o ticket ; quando percebi, um sujeito acabara de passar pela catraca comigo, com o meu ticket …
Bom final de semana a todos !
Marcos
No meu caso foi a falta da carteira de Identificaçao do meu Navigo. Estava tudo certo, pago, mas faltava carteira com retrato. O fiscal até pensou em liberar, mas quando chamou seu chefe ele mandou aplicar a multa. O grupo tem que atingir um numero de multas no fim do mes como meta de trabalho.
edson
Concordo com um comentario anterior são truculentos sim mas com turistas, trabalhei no metro de São Paulo 20 anos e ouvia falar sempre bem do metrô de Paris mas fiquei abismado com o comportamento dos parisienses todas as vezes que la estive presenciei a burla do sistema na maior cara de pau, ninguem respeita.Eu tambem nunva vi esta informação para guardar o tickets.
Jacqueline
Fui abordada uma vez,,mas sem problema. Já havia sido alertada pelo C P da necessidade de manter o ticket. Aliás, não foi em Paris que encontrei os funcionários mais grosseiros, mas em Londres, apesar da famosa gentileza inglesa. Tanto que minhas amigas querem voltar logo a Paris, mas descartam ir a Londres.
GASTAO
Eles os franceses são totalmente ignorantes e agressivos não só no metrô, ja visitei Paris por tres vezes, adoro a cidade, mas odeio o povo que maltrata os turistas e tem medo dos nativos, ja foram agressivos e mal educados comigo no metro e quando visitei o Pantheon , me enganei de porta e entrei por engano pela saida, dai o cara me tratou que nem cachorro, deveria ter um local especializado para os turistas fazer essas importantes denuncias para que recebam aulas de boa convivencia com o turista que pagam o salario deles. Boa semana a todos,
Cyro
Já passei muito por isso quando morava lá!!!!!!!!!!