“Hoje, dia 03/12/13, fui abordado de maneira grosseira e ríspida por fiscais do metro querendo o meu ticket.
Estava com minha esposa e mais um casal amigo. Não sabíamos que tínhamos de manter o ticket do metro durante todo o trajeto e ficamos surpresos com a abordagem de três policiais. Infelizmente tínhamos jogado os nossos nos cestos de lixo, logo após a entrada no metro. Nos cobraram 45 euros cada um por estarmos sem o bilhete.
Mas o que mais me assustou foi a truculência dos fiscais e o constrangimento que passamos.
Acho que deveriam ter uma abordagem mais cordial com os turistas que tanto prestigiam essa cidade. Me senti muito mal e sem reação. Mais um pouco nos levavam presos.
Aceito que estávamos errados por negligencia e desconhecimento, mas nos trataram como ladrões, aos gritos e perfilados ao muro.
Incidente esse que quero esquecer pois adoro a frança e os franceses.
Fica só um alerta aos brasileiros que visitam Paris: fiquem com o ticket o tempo todo dentro do metro.”
Relato enviado por um leitor do Conexão Paris. Considero inadmissível o comportamento dos fiscais da RATP.
Nas estações do metrô, o aviso sobre e obrigatoriedade de conservar o ticket durante todo o trajeto encontra-se em pequeno quadro escondido em algum lugar. Para terem uma idéia, eu nunca consegui achar esta advertência em nenhuma estação do metrô parisiense.
Na minha opinião, a empresa estabelece, para os turistas, uma contribuição financeira forçada. Durante um controle, os franceses que estiverem sem ticket estão voluntariamente em situação de infração da lei. Mas os turistas? De maneira alguma e os controladores sabem disto.
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173 Comentários
Claudio Aboim
Já passei por isso, sendo que na ocasião, os fiscais foram educados. Sorte minha.
laura diz
ih! estive lá há cinco anos, andei mto de metrô e nunca fui abordada. nem sabia da obrigatoriedade, mas guardava. era um tal de testar qual estava ok rs amei Paris e os franceses me trataram muito bem, acho que é uma cidade que constrange um pouco, sim, precisamos andar na linha lá. Mas não será na Europa toda? Japão,
então…pensei agora.
Mauricio Christovão
Picaretagem pura!!! Nunca vi turista pular ou forçar a roleta, mas os nativos passam direto…
Da última vez, em algumas estações notei um novo tipo de portinhola, mais difícil de forçar. Como sou muito distraído, deixo os tickets novos na carteira e coloco o usado no outro bolso, e jogo o ticket usado fora na primeira lata de lixo, para não fazer confusão.
jorge fortunato
Isso faz parte do pacote da grosseria dos fiscais da ratp. O curioso é que agem dessa maneira com turistas, porém duvido que abordem os rapazes e moças que pulam as roletas. Nunca fui abordado, mas sempre tenho o passe Navigo.
Aninha
Acredito que se existe esta norma, os funcionários estão corretos por cobrar.
Eu sempre guardei meus tickets, quando estava em Paris, afinal também é uma lembrança. De quebra você ainda evita uma dor de cabeça.
Fica a lição para quem joga ticket ou qualquer outro tipo de comprovante no lixo.
Flavia Guarnieri
Depois de ler tantos comentários sobre a truculência na abordagem no metrô de Paris, estou chegando a conclusão que tive sorte. Estive lá em outubro e eu e minha irmã fomos abordadas em uma estação. Estávamos com váaaaarios bilhetes e não sabíamos quais havíamos utilizado. Nenhuma de nós fala inglês ou francês, mas o “guarda” foi paciente, tentando nos compreender e testou todos os bilhetes que apresentamos, até encontrar os dois que havíamos usado. Nos agradeceu e aconselhou a jogar os antigos fora, mantendo apenas os que utilizamos. Em resumo, uma abordagem tranquila e sem traumas.
Herbert
Tenho uma informação que acho ser importante e que talvez justifique a truculência dos controladores do metrô. No ano passado, a RATP (empresa de metrô de Paris) teve um prejuízo de mais de 100 milhões de euros por causa das pessoas que não pagam. E a maioria, 90%, são os franceses mesmo, que dão um “jeitinho” de fraudar o sistema. Nunca ví turista pular (é raro) turista sempre paga! Não me adimira muito que com um rombo desses nos cofres a RATP não esteja, supostamente, orientando seus controladores a pegar turistas desavisados, que jogam os billets no lixo por falta de informação (existe informação mais não é visível pra todos, destacada). Não duvido nada que esses controloadores tenham metas de multar turistas pra cobrir o rombo… Enfim, uma suposição apenas, pois um controlador que esta acostumado com o seu trabalho, sabe perfeitamente distinguir um turista de um maloqueiro que pula a catraca e não paga. Se vc me permitir Lina, aqui está o link com a matéria do prejuízo da RATP E da SNFC: http://www.letelegramme.fr/ig/generales/france-monde/france/fraude-la-sncf-evoque-un-prejudice-de-300-millions-par-an-29-08-2013-2216436.php. Sugiro também que o blog, se possível, procure a RATP e peça uma explicação. Sei que o blog é de viagem, mais num caso desses uma aborgagem mais jornalistica seria perfeita!
Anibal
Nada justifica a truculencia da abordagem. Já aconteceu comigo. Me senti um marginal, no primeiro momento. E a agressividade do policial ainda mais me deixava nervoso. Havia muito ticket em meu bolso, pois estava circulando desde cedo. Ia no fim da tarde à torre. Fui parado na Bir Hackeim. Achar o que tinha usado naquele momento demorou. Mas, felizmente eu nos meus 62 anos ainda de lucidez mostrei ao fiscal. Depois ainda enfrentei a fila da Torre. Por Paris digo, …perdôem, eles não sabem o que fazem.
Anibal
Kátia
Há avisos em todas as estações informando da obrigatoriedade de guardar consigo os tickets. Se não estiver com o ticket, tem que pagar multa, sim. Quando se está num país, tem-se que respeitar as respectivas leis. Passei 8 dias em Paris, usei muito o metrô. Fui abordada somente uma vez, mostrei o ticket e recebi um “merci madame”. Ponto. Sem problemas.
Não importa se há maloqueiros, se pulam a catraca, se há punguistas, isso não é justificativa para o erro: a obrigação é manter o ticket e assim deve ser feito.
Sophia
Jozy, é uma pena que a sua impressão tenha sido esta, bem generalizada. Mas deixa eu te avisar: este é um fórum de pessoas que admiram a França, sua cultura, seus costumes e seu povo. É evidente que você é bem-vinda (e quem sou eu para dizer que não é, afinal o blog não é meu). Só que talvez não seja o lugar ideal para encontrar suporte para sua opinião. O que está em pauta neste post, especificamente, é a atitude ríspida dos fiscais da RATP.