“Hoje, dia 03/12/13, fui abordado de maneira grosseira e ríspida por fiscais do metro querendo o meu ticket.
Estava com minha esposa e mais um casal amigo. Não sabíamos que tínhamos de manter o ticket do metro durante todo o trajeto e ficamos surpresos com a abordagem de três policiais. Infelizmente tínhamos jogado os nossos nos cestos de lixo, logo após a entrada no metro. Nos cobraram 45 euros cada um por estarmos sem o bilhete.
Mas o que mais me assustou foi a truculência dos fiscais e o constrangimento que passamos.
Acho que deveriam ter uma abordagem mais cordial com os turistas que tanto prestigiam essa cidade. Me senti muito mal e sem reação. Mais um pouco nos levavam presos.
Aceito que estávamos errados por negligencia e desconhecimento, mas nos trataram como ladrões, aos gritos e perfilados ao muro.
Incidente esse que quero esquecer pois adoro a frança e os franceses.
Fica só um alerta aos brasileiros que visitam Paris: fiquem com o ticket o tempo todo dentro do metro.”
Relato enviado por um leitor do Conexão Paris. Considero inadmissível o comportamento dos fiscais da RATP.
Nas estações do metrô, o aviso sobre e obrigatoriedade de conservar o ticket durante todo o trajeto encontra-se em pequeno quadro escondido em algum lugar. Para terem uma idéia, eu nunca consegui achar esta advertência em nenhuma estação do metrô parisiense.
Na minha opinião, a empresa estabelece, para os turistas, uma contribuição financeira forçada. Durante um controle, os franceses que estiverem sem ticket estão voluntariamente em situação de infração da lei. Mas os turistas? De maneira alguma e os controladores sabem disto.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- O que evitar no metrô parisiense?
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Tiago
Fui a Paris em abril de 2015 e já tinha lido sobre isso antes de viajar. O que eu fazia era só sair com os bilhetes que seriam usados no dia, eu ficava com os meus e minha esposa com os dela (eram dois bilhetes pra cada um – ida/volta) e dobrava um pouco a ponta do bilhete que usei pra não confundir com o outro dentro do bolso e só jogava fora ao final do dia no hotel. Não tive problema algum, mas vi turistas sendo parados numa estação certa vez.
Thiago
Estive em Paris três vezes e não sabia disso. Sempre comprei meus tickets nos postos dentro do metrô e nunca fui informado pelos atendentes desse detalhe. E dizia ser turista brasileiro.
Em nenhuma vez fui abordado e se fosse, eu teria os tickets porque os guardo como lembrança das viagens.
Elaine
Passamos por isso ontem! Ficamos apavorados! Tinha que ter avisos! Nem sabíamos disso e jogamos os bilhetes para não confundirmos com os bilhetes ainda não utilizados…
Rubenita Afonso
Esse problema nas estações do metrô de Paris,também aconteceu comigo e meu filho em 2012 pagamos 35 euros,me revoltou bastante na ocasião porque não entendia o que estava acontecendo,só fui entender quando cheguei na cidade do Porto,onde também fomos abordados na estação do metrô,aí em Portugal,por sorte ainda estávamos com o bilhete e não pagamos multa.
FRANCISCO WELLINGTON
Rodrigo sabe informar se eu consigo comprar tickets do metrô na estação Chateau Landon ?
Rodrigo Lavalle
Francisco, todas as estações de metrô possuem máquinas automáticas de venda de tickets.
Abraços.
Tatti
Acabei de chegar de Paris(junho/2015) e aconteceu a mesma coisa comigo, meu marido e meus dois filhos.
Tentei explicar ao fiscal que havíamos acabado de jogar em um cesto à poucos metros de onde estávamos e ele gritava como um desequilibrado mental , como se nós fossemos bandidos em fuga; detalhe: estava com minha filha em um carrinho de bebe, e quando tentei dizer que meu marido iria voltar e pegar os bilhetes, ele gritou” ninguém sai daqui”… Pagamos uma multa de 90 euros, mas o que mais me deixou indignada foi a brutalidade e falta de educação dele.
Não foi uma,nem duas vezes que pude presenciar varias pessoas pulando catracas ou passando juntas de duas, se realmente querem ter um controle mais rígido, por que não colocar câmeras e punir todos com igualdade ,porém respeito e dignidade?
Alexandre
Discordo que deva haver algum alívio em relação a fiscalização dos turistas. Seria partir do princípio que todo turista é honesto. Em Roma, como os romanos, né? Fui abordado duas vezes pelos fiscais do metrô na terceira semana de maio de 2015 e em ambas de forma educada. Em uma das vezes os fiscal, ao ver meu Paris Visite, me agradeceu em inglês.
Zenital
Oi Rodrigo, o tiçket (t+) , serve para fazer baldeação do Metrô para o RER, estando dentro de Paris.
Rodrigo Lavalle
Zenital, sim, serve.
Abraços.
Rosario
Ola eu vou em julho ja la estive mas nunca usei os transportes sei que tenho comboio da zona d minha irma para gare du nord direto linha h. Mas gostaria de saber se é sempre a mesm linha saindo da gare du nord para LA BARRE ORMESSON e qual a estacao terminal….e como sei as zonas do metro
Rodrigo Lavalle
Rosário, para ir à LA BARRE ORMESSON você pega o trem linha H na Gare du Nord. Quando for comprar o ticket diga que você quer descer em LA BARRE ORMESSON pois existe um trem linha H que não passa por essa cidade.
Abraços.
Neftali
Ana, eh por causa do jeitinho brasileiro que o Brasil estah assim. Se todo mundo quer levar vantagem, alguem vai sair perdendo…