“Hoje, dia 03/12/13, fui abordado de maneira grosseira e ríspida por fiscais do metro querendo o meu ticket.
Estava com minha esposa e mais um casal amigo. Não sabíamos que tínhamos de manter o ticket do metro durante todo o trajeto e ficamos surpresos com a abordagem de três policiais. Infelizmente tínhamos jogado os nossos nos cestos de lixo, logo após a entrada no metro. Nos cobraram 45 euros cada um por estarmos sem o bilhete.
Mas o que mais me assustou foi a truculência dos fiscais e o constrangimento que passamos.
Acho que deveriam ter uma abordagem mais cordial com os turistas que tanto prestigiam essa cidade. Me senti muito mal e sem reação. Mais um pouco nos levavam presos.
Aceito que estávamos errados por negligencia e desconhecimento, mas nos trataram como ladrões, aos gritos e perfilados ao muro.
Incidente esse que quero esquecer pois adoro a frança e os franceses.
Fica só um alerta aos brasileiros que visitam Paris: fiquem com o ticket o tempo todo dentro do metro.”
Relato enviado por um leitor do Conexão Paris. Considero inadmissível o comportamento dos fiscais da RATP.
Nas estações do metrô, o aviso sobre e obrigatoriedade de conservar o ticket durante todo o trajeto encontra-se em pequeno quadro escondido em algum lugar. Para terem uma idéia, eu nunca consegui achar esta advertência em nenhuma estação do metrô parisiense.
Na minha opinião, a empresa estabelece, para os turistas, uma contribuição financeira forçada. Durante um controle, os franceses que estiverem sem ticket estão voluntariamente em situação de infração da lei. Mas os turistas? De maneira alguma e os controladores sabem disto.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- O que evitar no metrô parisiense?
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Tânia Ziert Baião
Fomos abordados na saída de uma estação há dois anos. Experiência muito negativa. Tínhamos os tickets, porque desde sempre ouço o aviso de guardá-los, mas a maneira como abordam o passageiro é inadmissível .
Jozy Mourão
Estive em Paris em setembro e a impressão que tive dos franceses não foi das melhores, povo muito arrogante e nem um pouco receptivo.
Darlan
Passei como minha esposa e meu filho na época com 2 anos pela ríspida abordagem dos fiscais do metro, eu disse que tinha o tiver e precisava procurar mas os fiscais chamaram a policia dizendo que eu estava me negando a pagar, quando os policiais chegaram eu avisei que estava procurando mas que os fiscais mal educados e ríspidos estavam me chantageando a pagar por ser turistas os policias disseram que eles tinham que esperar quando achei fiz questão de falar em alto e bom som no metro dos trocadero sobre a ríspidez com o turista eles passaram os bilhetes na maquina portátil viu que era valido, mas eu continuei falando os turistas começaram a tirar foto dos fiscais e eles se mandaram da estação, mas foi humilhante a abordagem!!!
Herbert
Ou melhor, dêem o endereço do hotel e digam aos fiscais da RATP que vão pagar depois. Voltem para o Brasil e não paguem kkkkkkkk simples assim! É injusto pagar se vc perdeu o tiket, pelos motivos que já falei no comentário anterior…
Herbert
Já aconteceu comigo também faz 2 anos, só que no meu caso eu tinha o cartão, pois moro aqui. Como era a minha primeira vez na França, não sabia que os trêns RER não param em todas as estações. Peguei um trem para a zona dois (sempre pago zona 1 e 2, que é por onde me movimento mais) e o trem não parou na estação que eu queria. Neste dia tinha um controle dentro do trem e eu fui multado, na época, em 25 euros! Um absurdo! Um monte de maloqueiro pula a catraca do RER e nunca são pegos, estas pestes! Nós acabamos pagando o pato por causa desta mundiça que não paga nunca! Eu, o primeiro engano, me ferrei! Na época alguns dos fiscais da RATP perceberam que eu fiz um engano e os passageiros tbm, mesmo assim os desgraçados me fizeram pagar a multa. Eles são estúpidos, ignorantes e já os vi várias vezes tratando mal turistas desavisados que não guardam o tiket. Uma dica a quem passar por esta situação: não pagguem, dêem o endereço errado do hotel e pronto! É injusto pagar! Não dêem o passaporte, digam que está no hotel. Eles não tem o direito de pedir documento, pois não são polícia (na França só a polícia pode te pedir documentos). Caso eles exijam documentos vc pode fazer uma queixa na polícia contra os fiscais, pois els são proibidos de fazer isso. Enfim, seria bom negociar, mas com a RATP não tem jeito! Eles são incompetentes e só multa, quem paga e perde o tiket, pq os maloqueiros que não pagam, que pulam a catraca todo dia, nunca são pegos! É uma bagunça!
Paulo
Enquanto isso, os trombadinhas estrangeiros agem tranquilamente nas estações de metrô de Paris, sem nenhuma vigilância ostensiva. Revoltante a atitude dos fiscais da RATP.
Fatima
muito obrigada
Fatima
Preciso da sua ajuda.
Chegaremos de Bruxelas de trem. Reservei hotel próximo da Gare de Lyon. Depois lendo percebi que o trem Chega na Gare do Nord. Está correto, qual metrô devo utilizar.
Rodrigo Lavalle
Fátima, sim, o trem vindo de Bruxelas chega na Gare du Nord. Para ir da Gare du Nord até a Gare de Lyon pegue o trem RER D.
Abraços.
Izabela Lorenzo
Aconteceu comigo também! Situação constrangedora… Apesar de pagar a multa, houve uma indignação, por parte de alguns passageiros que estavam no mesmo vagão, com a forma pela qual fui aborda pelos fiscais. Me defenderam, alegando que eu era turista e não podia ser tratada daquela maneira.
Adriana Pessoa
Esse conselho já foi dado aqui no CP faz tempo, e desde então, guardo como um tesouro os tickets.
Essa abordagem é absurda e constrangedora, e depois de saber que funcionava assim, também procurei avisos nos metrôs e nunca os encontrei.
Bjs e bom final de semana a todos!!