“Hoje, dia 03/12/13, fui abordado de maneira grosseira e ríspida por fiscais do metro querendo o meu ticket.
Estava com minha esposa e mais um casal amigo. Não sabíamos que tínhamos de manter o ticket do metro durante todo o trajeto e ficamos surpresos com a abordagem de três policiais. Infelizmente tínhamos jogado os nossos nos cestos de lixo, logo após a entrada no metro. Nos cobraram 45 euros cada um por estarmos sem o bilhete.
Mas o que mais me assustou foi a truculência dos fiscais e o constrangimento que passamos.
Acho que deveriam ter uma abordagem mais cordial com os turistas que tanto prestigiam essa cidade. Me senti muito mal e sem reação. Mais um pouco nos levavam presos.
Aceito que estávamos errados por negligencia e desconhecimento, mas nos trataram como ladrões, aos gritos e perfilados ao muro.
Incidente esse que quero esquecer pois adoro a frança e os franceses.
Fica só um alerta aos brasileiros que visitam Paris: fiquem com o ticket o tempo todo dentro do metro.”
Relato enviado por um leitor do Conexão Paris. Considero inadmissível o comportamento dos fiscais da RATP.
Nas estações do metrô, o aviso sobre e obrigatoriedade de conservar o ticket durante todo o trajeto encontra-se em pequeno quadro escondido em algum lugar. Para terem uma idéia, eu nunca consegui achar esta advertência em nenhuma estação do metrô parisiense.
Na minha opinião, a empresa estabelece, para os turistas, uma contribuição financeira forçada. Durante um controle, os franceses que estiverem sem ticket estão voluntariamente em situação de infração da lei. Mas os turistas? De maneira alguma e os controladores sabem disto.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- O que evitar no metrô parisiense?
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
173 Comentários
Ana
Hoje mesmo levei uma multa de 50 euros por perder meu bilhete, eles disseram se eu não pagasse eu iria ter que pagar muito mais caro mais tarde, não percam o bilhete de trem
Rodrigo Lavalle
Ana, sentimos muito pelo ocorrido.
Larissa
Gente, tô aqui ainda, em Paris, e vou embora hj, como meus bilhetes estão acabando, quis dar uma de esperta, como todo brasileiro, e também porque já tinha visto esses parisienses passando pelas catracas sem pagar, botei o ticket já utilizado, a catraca rodou, mas a portinha não abriu, retirei minha mochila e passei no vão, quando cheguei do outro lado, a PIRANHA da fiscal veio pra me multar, ela só falava francês, grossa, disse que eu tinha que pagar uma multa, eu não conseguia negociar nem o CAFÉ com ela, juntaram bários outros com ela com a mesma intonação, um horror, quando eu entendi ela falar PASSAPORTE, achei melhor pagar logo porque só iria piorar, mas confesso que não acredito que sejam polícias, pois nunca tem ninguém para dar nem informações, mas, de boa, pra mim, o encanto com a cidade acabou ontem….
Sérgio Teixeira
Estou em Paris e comprei um bilhete de Paris visite de 5 dias por 35 euros. E fui multado!!! Achei uma coisa muito idiota, pois o fiscal parou eu e minha namorada e ele disse que nossos bilhetes estavam sem os nomes e as datas de compra e de término no bilhete. Argumentei que atras do bilhete, tinha o dia que usamos a primeira vez, pois a catraca do metrô registrou. Ele não quis nem saber e multou vários turistas que estavam ali em 35 euros cada. Ninguém nos avisou que precisávamos preencher o bilhete. Até porque assim que ele multou, ele preencheu pra gente e na hora já borrou! Só para pegar dinheiro de turista!
Rodrigo Lavalle
Sérgio, sentimos muito pelo ocorrido.
Clayton F. Santos
Boa tarde gente ! Me chamo Clayton estou de férias resolvi vir a Paris com um amigo para conhecer, enfim eu e um amigo chegamos em Paris dia 10/11/16 ao chegarmos no aeroporto tomamos uma informação para comprarmos o bilhete para o metro chegando a cabine de venda a atendente aparentemente sem paciência me orientou a comprar um bilhete para cada um o tal Navigo para 1 semana com acesso a todas as zonas assim fizemos, o fato é que passamos 10 dias usando e até o recarregamos para utilizar até nossa data de partida. ACREDITEM fomos parados no metrô linha 13 estação Champs Elysees não sabíamos que o bilhete tinha que ter foto pois como havia dito antes a atendente que nos vendeu os bilhetes estava sem paciência e nos tratou muito mau muito mesmo, tentei explicar para os fiscais do metrô mas foi em vão eles alegaram que a obrigatoriedade é para toda gente! Mesmo dizendo que éramos turistas nunca havíamos estado na França e por também não saber ler francês ou falar francês depois de muito apelar, Nos multaram em € 35,00! Eu vi mendigos vi muita gente pelando catraca vi gente pegando o bilhete da outra mas ao meu ver com os turistas eles são intolerantes e são mais intolerantes com Latinos e Hindus pelo que percebi eu estava tão feliz pois minha estadia na França foi boa passeios inesquecíveis mas jamais vou esquecer o despeito e a ignorância das pessoas que me coagiram eu não recomendo a ninguém vir para a França muito me falaram que somos tratados com indiferença eu não acreditei! Recomendo a todos dar o mesmo tratamento a eles quando pisarem no Brasil pois o Brasil para eles é visto como Cabaret de mulheres fáceis sexo certo o dinheiro deles dá para fazer a festa no Brasil isto eu ouvi da boca de um taxista, essa é a imagem que todos os europeus fazem do Brasil! Está mais do que claro que eles nos acham uma raça inferior a deles que não temos cultura e inteligência! Agora eu pergunto a vcs cadê a embaixada brasileira? cadê o consulado brasileiro? Estou me sentindo tão mau com este abuso no qual me submeteram o que aconteceu conosco foi mais dois casos de extorsão contra o turista! Alguém sabe como posso tentar reaver meus 70 euros roubados eu tive que pagar contra minha vontade por opressão pois ameaçaram a reter nossos passaportes e chamar a polícia com o argumento que seria mais caro seria € 180,00! Onde estão nossos direitos! Se querem me cobrar por algo que não tenho obrigação me deem a cidadania francesa para que eu seja de fato obrigado a pagar nos termos da lei daquele país!
Rodrigo Lavalle
Clayton, sentimos muito pelo ocorrido. Essa é uma situação realmente lamentável.
Yuri Medeiros Maia
De fato, essas abordagens são assim mesmo, truculentas e grosseiras. Eu mesmo fui abordado duas vezes, por sorte, minha mãe já mora lá há décadas e já havia me orientado, mas sempre uso o cartão Navigo Découverte. Na primeira abordagem que sofri, os agentes não disseram uma palavra, só estenderam a mão para que eu apresentasse o ticket, apresentei o cartão Navigo apenas com meu nome, sem a foto, tomei um super esporro. Usei uma daquelas máquinas de foto e resolvi o problema. Se você não pesquisa antes de viajar, é provável que seja constrangido lá, porque não há nenhum aviso, pelo menos nunca vi um! Constrangimento desnecessário.
Antonio tulio
Eu vi gente pulando a catacra , dois passando juntos.porem apenas na estação da Torre Effel que eles ficam esperando os turistas.