Grazi deixou um comentário interessante onde relata um fato ocorrido com ela e seu marido em Paris.
Eles compraram os tickets do metrô e após a roleta ela os jogou fora. Na estação de destino, antes de sair do metrô, eles passaram por fiscais que controlam os passageiros. Como tinham jogado fora os bilhetes pagaram 80 euros de multa. Os fiscais foram inflexíveis e não aceitaram as justificativas e explicações de que eram turistas e que não sabiam que tinham que guardar o ticket até o final do trajeto.
Nos transportes públicos na França guardem o ticket durante todo o trajeto. A qualquer momento você pode ser controlado e obrigado a mostrar sua passagem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
67 Comentários
PRISCILA
Passamos hj pela mesma experiência de todos aqui. Compramos diversos bilhetes e vinhamos usando o metrô constantemente desde que chegamos já 4 dias. Fomos a Disney e usamos um bilhete qnd chegamos lá a roleta não liberou e como tínhamos mts que compramos ontem tentamos usar outro. O fiscal nos abordou dizendo que aquele ticket não era válido e que para ir a Disney deveríamos ter um específico. Não falamos outra língua além de português. Tentamos de tudo para explicar que não sabíamos dessa informação pois quando compramos ninguém nos informou e ele aplicou uma multa de €70…35 pra cada.
Saímos de la nos sentindo roubados e tratados como ladrões. Vamos embora amanhã da França…graças a Deus! Aqui não voltamos mais!
Rodrigo Lavalle
Priscila, sentimos muito pelo ocorrido.
Amauri
Também fui roubado no metrô de Paris pelos ” fiscais” que não tem o menor respeito pelos visitantes ou turistas. Não aceitam qualquer tipo de argumentação sobre o fato de não haver avisos para não deacartar os tickets e fazem ameaças se pedimos a presença da polícia, fizendo que a multa passará para 180 euros por pessoa se exigirmos a presença da polícia.
UMA VERGONHA.
Enquanto isso os jovens parisienses pulam por cima das catracas ou seguram as portas de saídas para que muitos oassem sem pagar.
Uma forma de reduzir o prejuizo, tirando de turistas que, além de pagarem ainda são tratados como se fossem criminosos.
Rodrigo Lavalle
Amauri, sentimos muito pelo ocorrido.
bruno
eu acabei d cair nessa desses fiscaizinhos do metro d paris.
dpois d 2h pesquisando desobri algo mto importante q passo p vcs: a regra d ter o bilhete existe mas mtos fiscais se aproveitam dos turistas p ganhar dinheiro…usam o medo, principamte sobre apreender passaporte p csguirem o q querem…
ok, entao vai o mais importante: os fiscais do metro NAO TEM AUTORIDADE p pedir passaporte d ninguem!!!
um amigo meu q morou na franca me confirmou, eles fz isso c turistasq n sao americanos nem europeus…ou seja, latinos, asiaticos e arabes.
meu colega disse q se isso acontecer vc diga q n vai pagar e apos o pedido do passaporte pelo fiscal vc o questione se ele tem autoridade p pedir passaporte, segundo meu amigo, isso ja vai desencoraja-lo. Se o fiscal insistir, diga q só vai entregar o passaporte p uma autoridade policial e vc msm pode exijir a presenca da policia…segundo meu amigo eles vao dsistir da cobranca e liberar…talvez um fiscal mais sacana diga q vai chamar a policia e mandar vc esperar e fz vc mofar d esperar…se isso acontecer diga vai esperar 30 min e q se n chegarem exija q seja liberado sob consequencia d ir na delgavia prestar queixa.
n esquecer d anotar nomes dos fiscais, linha e estavao do metro…e de jeito nenhum entregar os bilhetes ou qq coisa p eles ja q sao apenas funcionarios da empresa d metro…n tem autoridade, repito, p pedir nada alem do bilhete.
uma observacao: eles tem o direito d pedir o bilhete, a questao é q mts fingem q vc n esta c o bilhete correto e ficam criando historias p pegar o dinheiro…entao, isso td é p o caso d realmente n terem jogado o bilhete fora…
Rodrigo Lavalle
Bruno, sentimos muito pela experiência ruim.
Jacqueline Boldrin de Pai a
Acabamos de ser multados também, a noite na estação do Louvre transferindo de uma linha de metrô para outra, não havíamos jogado o bilhete fora, estavamos com outros 8 tickets novos e segundo o fiscal nenhum deles estava válido. Eu os havia comprado no mesmo dia no Aeroporto. Havia outras 2 famílias sendo multadas uma de árabes chorando e gritando e a outra me parecia americana. Pedi para sair da estação ele não permitiu,e coagiu e me ofendeu. Nunca mais volto a Paris
Rodrigo Lavalle
Jacqueline, sentimos muito pelo ocorrido.
Eduardo
Realmente uma palhaçada. Tb aconteceu com a minha família e amigos na estação da torre Eiffel no primeiro dia da nossa estadia e primeiro percurso no metro de paris no último dia 11 de julho.
Estávamos num grupo de 6 adultos e 8 crianças entre 4 e 10 anos. A fiscal foi grosseira e ameaçou chamar a polícia diversas vezes … 4 dos 14 tickets não haviam sido validados mas as catracas abriram ….
As crianças chorando , os adultos tentando justificar mas a fiscal não queria nem ouvir . Ou pagávamos 60 euros por pessoa ou chamaria a polícia. Para não prolongar o sofrimento das crianças que estavam visivelmente abaladas pagamos 240 euros para a fiscal. Que deixou marcado na memória das 8 crianças como ser odiada e o seu tipo físico também…. infelizmente….
Paris perdeu então parte do encanto pois ficamos apreensivos com tudo a partir deste acontecimento… Uma vergonha fazerem xixi no metro , tudo fede suvaco , cheio de mendigos, gente socando as máquinas do metrô e vêem roubar os turistas. UMA VERGONHA!!!
Rodrigo Lavalle
Eduardo, sentimos muito pelo ocorrido.
Carine
Acabei de ser multada também. O pior que não joguei o ticket. O da minha amiga deu “válido” e o meu não. Como não achava o dinheiro na bolsa para pagar a multa, eles ameaçaram chamar a polícia. Daí falei que estava hospedada no Ibis, mostrei o o cartão do hotel e pedi para liberarem minha amiga para ela pegar o dinheiro no hotel. Não liberaram e falaram de polícia novamente. Então consegui achar dinheiro na bolsa e paguei. Revoltada, pois tenho certeza que me enrolaram e ainda bem trataram como criminosa
Rodrigo Lavalle
Carine, sentimos muito pelo ocorrido.
Adeylson Ribeiro
Eu retornei ontem de Paris onde fiquei de 25 a 28 de maio. No dia 26 pela manhã fui multado injustamente dentro do metrô na estação République quando estava indo para o Museu de Louvre. Tinha comprado o bilhete 15 min antes na estação Gare du Nord. O fiscal me abordou no corredor e solicitou meu bilhete e num primeiro momento entreguei errôneamente um bilhete que usei no dia anterior e que estava vencido, mas na sequência ja entreguei o bilhete correto que tinha acabado de comprar e fazer check in. Ele foi oportunista e continuou falando que meu bilhete nao era válido. Como assim?? Um bilhete que comprei a 15 min atrás e que me permitiu o acesso pela catraca sem problemas algum… Eu insisti dizendo que o bilhete era válido e então ele me exigiu que entregasse o passaporte e comecou a me mostrar uma tabela apontando para um valor de 50 euros para me devolver o passaporte. Disse que não tinha esse dinheiro comigo e ele falou para eu abrir a carteira para ver quanto tinha. No final paguei 35 euros para ter meu passaporte de volta. Achei simplesmente um absurdo pois o meu bilhete era válido! Fui simplesmente assaltado por esse fiscal dentro do metrô de Paris! Pelo que tenho visto nos relatos em blogs de viagem esse parece ser um comportamento padrão de fiscais para tirar dinheiro de turistas. Paris, sem dúvida alguma, é uma cidade fantástica e que pretendo voltar no futuro, mas o turista no metrô merecia ter mais acesso à informação turística, que é precária, e não ser submetido a esse tipo de abordagem que mancha uma viagem que tinha tudo para ser simplesmente perfeita.
Rodrigo Lavalle
Adeylson, sentimos muito pelo ocorrido. É realmente ultrajante.
Camilla
Acabei de ser multado tbm. É pegadinha pra pegar turista. Um absurdo não há nenhum aviso no metro.
Não faz o menor sentido cobrarem essa multa de turistas. Deveriam no explicar como funciona antes de vir com grosseria
Estou realmente decepcionada
Rodrigo Lavalle
Camilla, sentimos muito pelo ocorrido.
Andre Pimentel
O frances só faz isso com turista do terceiro mundo. Com americanos, belgas, alemães e ingleses eles não cobram multa. E há um ticket válido pra uma semana que tem (ou tinha) que tem que por foto. E não há aviso em inglês no documento. França nunca mais.
Yuri Cechinel
Acabamos de receber a mesma multa na saída da estação do Louvre, 50 euros cada, tentamos explicar que jogamos fora ao entrar na estação de origem e que não vimos nenhum aviso, porém a fiscal, grosseiramente, foi irredutível e, “por sorte”, tinhamos o dinheiro para pagar. O mais lamentável é que não fizemos nada de errado, pagamos corretamente e, por falta de aviso, descartamos os bilhetes. Cobrar 100 euros por supostamente não ter pago 3,80 euros é um absurdo!
Rodrigo Lavalle
Yuri, sentimos muito pelo ocorrido.