Grazi deixou um comentário interessante onde relata um fato ocorrido com ela e seu marido em Paris.
Eles compraram os tickets do metrô e após a roleta ela os jogou fora. Na estação de destino, antes de sair do metrô, eles passaram por fiscais que controlam os passageiros. Como tinham jogado fora os bilhetes pagaram 80 euros de multa. Os fiscais foram inflexíveis e não aceitaram as justificativas e explicações de que eram turistas e que não sabiam que tinham que guardar o ticket até o final do trajeto.
Nos transportes públicos na França guardem o ticket durante todo o trajeto. A qualquer momento você pode ser controlado e obrigado a mostrar sua passagem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
67 Comentários
João Alves
Tive o mesmo problema na semana passada dia 28/10/2015 na estação Torre Eiffel da linha 6, eu havia jogado o meu bilhete de embarque na estação do Louvre e minha esposa na própria estação da torre Eiffel, na descida das escadas lá estavam os fiscais e alguns policiais que nos abordaram e justifiquei que havia jogado fora e o da minha esposa estava no lixo da estação, o fiscal foi comigo até a lixeira e mesmo mostrando que eu tinha vários outros bilhetes sem uso, não houve q.q entendimento do fiscal na minha argumentação e mesmo sabendo que muitos turistas não conhecem esta regra, aplicou sem dó a multa de 33 Euros, ele ainda afirmou que o valor seria 50 Euros.
Resumindo, eles fazem o que querem e não há argumento que possam entender que os turistas em sua maioria respeitam as regras do País e são honestos.
Maria
Eu e meu marido acabamos de pagar 33 euros de multa, pois eu estava com o meu bilhete e meu marido não porque a máquina liberou a catraca e travou o bilhete dele. Como não sabiamos dessa fiscalização nem nos preocupamos. Quando descemos no destino fomos parados e deu nisso.
Filipe
Nao cheguei a ser multado, mas em uma determinada estacao de metro de paris para que vc saia dela vc tem que colocar o ticket novamente. Eu nao sabia disso e nas outras estacoes nao era preciso fazer isso. Tive que procurar até achar o ticket, que gracas a Deus estava comigo.
Wilton Lage
Uma vez viajei de trem e não validei o bilhete naquelas máquinas amarelas, nem sabia que existia! O fiscal percebeu que eu era estrangeiro e não me aplicou a multa, mas uma francesa no mesmo vagão foi duramente repreendida. Não se esqueçam da “compostage” ao saírem de trem da cidade! No metrô nunca guardei o bilhete, vou fazer isto sempre, setembro retorno a Paris!
Solanger Paschoalino
Nesta questão de guardar bilhetes de Metro, meu caso foi bem grave e desconfio até que está ocorrendo uma pressão maliciosa contra os turistas desavisados, pois apesar de que eu já tinha o conhecimento da necessidade de guardar o ticket, joguei-o junto com um papel de bala num momento de distração e na frente das cameras de Tv de segurança do Metro fazendo uma expressão que se denotava meu arrependimento, mas não deu para pegar de volta, e na segunda estação após eu embarcar tres fiscais entraram no trem, um ficou numa porta, outro em outra e uma terceira moça se dirigiu diretamente para mim, sem pedir para outros passageiros, pois tinham provavelmente visto pelas cameras de Tv e se aproveitaram do meu engano. Não quiseram voltar comigo na estação para eu apanhar o bilhete no lixo, pressionaram muito dizendo que iam me reter, me cobraram 34,00 Euros e se olhavam meio que rindo e fazendo pouco caso. Eu portava muitas sacolas de compras, além de ter 62 anos de idade, o que me fazia uma presa fácil e financeiramente certa. Acho que foi uma covardia para não dizer uma corrupção, que assusta o turista e testemunha muito mal contra a cidade.
Lourdes
Vcs se referem a foto. Essa foto é tirada lá, na hora da compra do ticket?
Rodrigo Lavalle
Lourdes, a qual foto você se refere? O artigo não menciona foto.
Abraços.
ANA MARIA KOELZER
NO INÍCIO DE SETEMBRO IREI Á PARIS,VOU SEGUIR AS DICAS.O MELHOR É COMPRAR UM TICKET PARA CADA TRAJETO E GUARDA-LO……
Carol
Estivemos em Paris ha um mês atras e em uma das trocas do RER pelo metro aconteceu algo inusitado comigo: quando fui passar na catraia, não me dei conta de que havia alguém atras de mim… era um pedinte. Ele se aproveitou de minha passagem na catraca e passou “no meu vácuo”, pois não tinha passagem. O que houve foi que logo apos passarmos, percebi a pessoa atras de mim e quando olhei para a frente havia um grupo de uns 4 ou 5 fiscais que estavam de olho em tudo… Deram uma bela bronca, pois infelizmente não havia muito mais o que fazer com aquele homem, mas o que mais me chamou a atenção foi a preocupação daqueles homens comigo em saber se estava tudo bem… Nos abordaram demonstrando muito zelo e eu mesmo sem falar muito francês fui logo dizendo que estava tudo bem e demonstrando agradecimento pela preocupação… Fomos contemplados com um grande sorriso deles quando dissemos que éramos brasileiros e ainda trocamos algumas piadinhas por questão da copa… Achei muito bacana a reação deles que mais uma vez so afirmou a boa impressão que tivemos dos franceses.
Luciana
Sempre que vou a Paris sou parada pelos fiscais.
Nunca tive problema. Sempre guardamos nossos bilhetes.
EDSON BALBUENO
Cuidado com bilhetes que dizem dar direito a utilizar todo sistema de transporte de Paris. Seguindo a sugestao de um funcionário da SNCF (empresa de trens), compramos o bilhete chamado NAVIGO DECOUVERT. Ele nos disse que com este bilhete poderíamos utilizar todo o sistema de transporte publico de Paris, trem, metro e ônibus, por 3 dias consecutivos e que seria muito mais econômico do que comprar bilhetes simples, somente para viagens one way, fechamos a compra de 4 bilhetes.
No nosso segundo dia em Paris, no dia 24/04/2014, tínhamos planejado naquela tarde visitar a torre Eifel, pegamos o metro em direção a Torre Eifel e descemos na propria estacao Torre Eifel e la começou os nossos problemas.
Nesta estação estava tendo uma blitz dos fiscais da companhia do metro (RATP ). Primeiro fomos abordados por um fiscal que não falava inglês. Quando ele viu que se tratava de estrangeiros, ele chamou um colega pois este falava um pouco de inglês, já que não falamos nada de frances. Este fiscal pegou nossos bilhetes e disse que estavam irregulares pois não tinha a foto de cada um colada e que faltava assinatura, Argumentamos de todas as maneiras que NÃO fomos avisados ou orientados pelo funcionário da SNCF, o mesmo que nos vendeu e que não havia nada escrito no bilhete que mencionava a obrigatoriedade de foto e assinatura . Falamos que somos turistas brasileiros e que nossa visita a Paris seria de apenas 3 dias, ou seja, no dia seguinte (25/04), estaríamos indo embora. Ele se mostrou irredutível e disse que iria aplicar uma multa de 33 Euros para cada um, num total de 132 euros. Nos recusamos terminantemente a pagar qualquer multa já que a razão estava do nosso lado. Ele disse como poderia acreditar que os bilhetes tinham sido comprados no guichê a SNCF, alegou que poderíamos ter comprado de qualquer outra fonte não oficial. Quando ele finalizou, por sorte, eu havia guardado na minha carteira o comprovante da compra, mostrei e disse que ele estava tratando com pessoas honestas, uma família de turistas que cumpre regras ainda mais num pais estrangeiro. Enfim nada disso adiantou tive que pagar a multa e enviar o rabo no meio das pernas.