Por Rodrigo Lavalle
Apesar de Paris ser a capital do mundo da moda, a parisiense não é a mulher mais fashion victim que existe nesse mundo. Na maioria das vezes ela sabe o que lhe cai bem e seu estilo vai se adaptando e evoluindo com a idade. Como conseqüência, podemos observar que alguns itens estão sempre presentes no seu guarda-roupa do dia-a-dia e ela continua os comprando a cada nova estação:
01 – Camisa branca: simples, útil, elegante e clássica. A marca da brasileira Anne Fontaine (370 rue Saint-Honoré e 81 rue des Saints Pères) é especializada em camisas brancas de alfaiataria.
02 – Calça preta (alfaiataria): tão fundamental e clássica para um bom guarda-roupa quanto a camisa branca. O ideal é se ter vários modelos diferentes em variados materiais.
03 – Blazer preto: confere um ar elegante e chique a qualquer produção. A marca francesa The Kooples (191 rue Saint-Honoré e 61 rue de Rennes), que se inspira tanto na alfaiataria quanto no rock inglês, possui blazeres e paletós com bons cortes e materiais.
04 – Trench-coat: uma das peças de vestuário mais adequadas para o clima instável de Paris. O clássico dos clássicos é o trench-coat da marca inglesa Burberry (161 Boulevard Saint Germain) mas toda e qualquer marca (desde as de luxo até as de fast fashion) tem a sua versão. Até mesmo a cadeia de supermercados Monoprix vende trench-coats.
05 – Lenços, écharpes, foulards: usados em qualquer estação do ano seja no pescoço, na cabeça ou na alça da bolsa, eles transformam, colorem e tornam mais interessantes qualquer look. O lenço mais tradicional e chique é o carré da Hermès (24 rue du faubourg Saint-Honoré ou 17 rue de Sèvres) mas se consegue achar lenços interessantes nos brechós, nas lojinhas de souvenir e até mesmo nos camelôs parisienses.
06 – Bolsa clássica: Chanel, Hermès ou Louis Vuitton. Modelos discretos e sem muitas ferragens e penduricalhos. As mais jovens usam as bolsas das marcas Gerard Darel (174 Boulevard Saint Germain) e Vanessa Bruno – foto – (25 rue Saint Sulpice). São os novos clássicos.
07 – Sapatilha ballerine: o sapato padrão das ruas de Paris. As mais clássicas ballerines são as da marca francesa Repetto (22 rue de la Paix ou 51 rue du Four) que Brigitte Bardot adorava e ajudou a tornar célebres.
08 – Scarpin: apesar de não ser o sapato mais adequado para se andar a pé em Paris, o scarpin é indispensável para um evento noturno ou mesmo para um dia especial no trabalho.
09 – Pele: em um país onde se consome quase todos os tipos de carne e foie gras, o uso de peles é algo natural. Seja um casaco, um colete ou uma estola, no inverno sempre se vê mulheres de todas as idades usando peles. Uma boa alternativa é comprar casacos de pele usados (mais baratos e um pouco mais politicamente corretos). O super brechó Kiliwatch (64 rue Tiquetonne) possui uma boa seleção a preços convidativos.
10 – Pouca Maquiagem: o look natural é a marca registrada da parisiense. A maquiagem é sempre leve e, às vezes, nem batom tem… Bons cremes e produtos de beleza podem ser comprados em qualquer farmácia ou grande cadeia de supermercado.
Estão sentindo falta de alguns itens? Veja aqui a segunda lista dos itens essenciais no guarda roupa das francesas.
Leia a proposta de consultoria do Rodrigo aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
83 Comentários
rita
Vamos deixar claro e vamos ser sensatos- essa historia de usar peles é um trremendo mau gosto, coisa que Wilma Flinstone usaria e outras neanderthais/. Vcs ja viram como sao extraidas as peles? Informem-se antes, antes de serem tao levianos! Nao uso nem morta, que se dane o resto! Acordem!
Rodrigo Lavalle
Rita, eu estou ciente como as peles são extraídas. O artigo acima conta como é o guarda-roupa das francesas. Elas usam pele. Se eu omitisse esse fato eu estaria sendo leviano.
Abraços.
Nathalia
Vou fazer uma feira medieval na minha escola o meu país e a França q roupa devo usar
Rodrigo Lavalle
Nathalia, não sou especialista em história da moda mas fiz uma pesquisa no google e veja o resultado: https://goo.gl/yyk3Sv.
Abraços.
Mónica
No dia 13 de fevereiro vai haver um desfile de Carnaval.
A minha Bandeira é de França.
que roupas devo levar vestida
Grace
Adorei o artigo. Concordo muito com você. Sempre que vou a Paris, percebo que as parisienses são adeptas do “pouco e bom”. Usam sim, roupas de grifes e bolsas, que geralmente são clássicas e duram uma vida.
pah
Engraçado, são tão chiques e finas e os homens franceses babam por nós brasileiras, com blush terracota, gloss, roupas estampadas e cheias de curvas no corpo. E ainda tem gente aqui comentando: as chiques não usam aí deixei as minhas peles no Brésil… Avá gurias, vamos ser mais autênticas e menos baba ovo.
Lu fernandez
Boa noite! Estou lendo comentários sobre grifes etc. E queria perguntar se alguém conhece a marca de bolsas “hexagona” e qual o conceito da mesma no universo da moda. Ou seja, é uma marca fashion, moderna ou o que?
Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Lu, essa marca é de bolsas para o para o dia a dia, nem fashion nem moderna, correta.
Abraços.
Leila
Rodrigo, Eu tb não frequento ambientes de ” velhas peruas empoeiradas ricas” como vc rebateu!! Ao contrario, frequento ambientes de pessoas requintadas,nem sei se ricas, porque jamais ostentam, dentre elas jornalistas, magistrados, como meu marido e outras. E desolée não vejo muitas francesas usando pele no metrô e nas ruas de Paris ( salvo velhas senhoras ).Pode ser como vc disse em “AMBIENTES JOVENS E DESCOLADOS” mas isto não engloba A MAIORIA DAS FRANCESAS como o texto parece abranger! Vi sim muita pele em Amsterdam, onde no Marché vc pode comprar um casaco de vison por 120 euros. Se vc entendeu meu comentario com uma critica enganou-se, mas gosto e reparo bem o que as francesas usam.
Cris
E a Le Pliage né? Vi muitas por ai, como bolsa auxiliar ou de fazer comprinhas…
Roberta
Nossa, o vestido pretinho básico não entrou na lista?! Achei tão legal quando estive por lá e vi muitas mulheres usando saias e vestidos, achei um charme e desde então procuro usar sempre. Gostei do artigo pq tenho quase todas as peças no meu guarda roupa 😉 rsrs… Valeu
Rodrigo Lavalle
Eu sei que a questão da pele é delicada e que todos querem acreditar que o uso vem diminuindo. Todos os brechós parisienses vendem peles antigas e eu sempre vejo jovens comprando. Eu não frequento ambientes com as ditas “velhas peruas empoeiradas ricas”, eu frequento os ambientes jovens e descolados e neles as parisienses estão usando peles. Eu só ando de metrô e vejo mulheres elegantes e outras menos usando peles.