Por Rodrigo Lavalle
Apesar de Paris ser a capital do mundo da moda, a parisiense não é a mulher mais fashion victim que existe nesse mundo. Na maioria das vezes ela sabe o que lhe cai bem e seu estilo vai se adaptando e evoluindo com a idade. Como conseqüência, podemos observar que alguns itens estão sempre presentes no seu guarda-roupa do dia-a-dia e ela continua os comprando a cada nova estação:
01 – Camisa branca: simples, útil, elegante e clássica. A marca da brasileira Anne Fontaine (370 rue Saint-Honoré e 81 rue des Saints Pères) é especializada em camisas brancas de alfaiataria.
02 – Calça preta (alfaiataria): tão fundamental e clássica para um bom guarda-roupa quanto a camisa branca. O ideal é se ter vários modelos diferentes em variados materiais.
03 – Blazer preto: confere um ar elegante e chique a qualquer produção. A marca francesa The Kooples (191 rue Saint-Honoré e 61 rue de Rennes), que se inspira tanto na alfaiataria quanto no rock inglês, possui blazeres e paletós com bons cortes e materiais.
04 – Trench-coat: uma das peças de vestuário mais adequadas para o clima instável de Paris. O clássico dos clássicos é o trench-coat da marca inglesa Burberry (161 Boulevard Saint Germain) mas toda e qualquer marca (desde as de luxo até as de fast fashion) tem a sua versão. Até mesmo a cadeia de supermercados Monoprix vende trench-coats.
05 – Lenços, écharpes, foulards: usados em qualquer estação do ano seja no pescoço, na cabeça ou na alça da bolsa, eles transformam, colorem e tornam mais interessantes qualquer look. O lenço mais tradicional e chique é o carré da Hermès (24 rue du faubourg Saint-Honoré ou 17 rue de Sèvres) mas se consegue achar lenços interessantes nos brechós, nas lojinhas de souvenir e até mesmo nos camelôs parisienses.
06 – Bolsa clássica: Chanel, Hermès ou Louis Vuitton. Modelos discretos e sem muitas ferragens e penduricalhos. As mais jovens usam as bolsas das marcas Gerard Darel (174 Boulevard Saint Germain) e Vanessa Bruno – foto – (25 rue Saint Sulpice). São os novos clássicos.
07 – Sapatilha ballerine: o sapato padrão das ruas de Paris. As mais clássicas ballerines são as da marca francesa Repetto (22 rue de la Paix ou 51 rue du Four) que Brigitte Bardot adorava e ajudou a tornar célebres.
08 – Scarpin: apesar de não ser o sapato mais adequado para se andar a pé em Paris, o scarpin é indispensável para um evento noturno ou mesmo para um dia especial no trabalho.
09 – Pele: em um país onde se consome quase todos os tipos de carne e foie gras, o uso de peles é algo natural. Seja um casaco, um colete ou uma estola, no inverno sempre se vê mulheres de todas as idades usando peles. Uma boa alternativa é comprar casacos de pele usados (mais baratos e um pouco mais politicamente corretos). O super brechó Kiliwatch (64 rue Tiquetonne) possui uma boa seleção a preços convidativos.
10 – Pouca Maquiagem: o look natural é a marca registrada da parisiense. A maquiagem é sempre leve e, às vezes, nem batom tem… Bons cremes e produtos de beleza podem ser comprados em qualquer farmácia ou grande cadeia de supermercado.
Estão sentindo falta de alguns itens? Veja aqui a segunda lista dos itens essenciais no guarda roupa das francesas.
Leia a proposta de consultoria do Rodrigo aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
83 Comentários
Maria Helena Ranghetti(Lenna)
Um post interessantíssimo, com as dicas básicas e indispensáveis à uma mulher elegante. Parabéns à Lina e ao Rodrigo!!!
Amélia
Gostei do post, é incrivel o charme das e dos franceses. Ficaria uma eternidade em Paris até absorver toda esta elegãncia!
Fáttima Mattos
Rodrigo,
Adorei o post, perfeito, as francesas tem uma grande vantagem pois são muito magras, então tudo cai bem, suas roupas são basicas o que faltou foi você falar da cor azul-marinho que é chic e elas adoram.
virginia
Alguem sabe como receber uma resposta do departamento comercial do blog? já enviei vários e-mails e nada de respostas.
conexaoparis
Virginia
O email do blog é:
[email protected]
Joao
Rodrigo,
Belo artigo. Bastante útil. A minha esposa adorou. Já anotou devidamente as suas dicas no caderninho.
Ps: Guarda-roupa (Conjunto de roupas de uma pessoa) ao invés de guarda roupa
João
Claudis
O manequim 40 faz toda a diferença. Barriga zero ajuda no caimento. Bolsas sem tachinhas, megalogo da marca, franjinhas. Ninguém usa tênis de ginástica. Ninguém berra. São vários pequenos detalhes muito bem planejados. A francesa tem sobretudo disciplina. Lina poderia fazer um post sobre isso – a disciplina da mulher francesa.
Beth
Dri Valadares
Concordo com vc.
A parisiense pode até usar muita maquiagem, mas o efeito final é sempre natural… E de bom-gosto!
Nick
Tem também o Twin-Set, que ninguém falou…acho que tem tudo a ver com as francesas. Uma vez, em um voô de Barcelona para Paris, tinha umas garotas francesas, tipo uns 20 anos, voltando das férias de verão na Espanha: resteirinhas, shorts jeans, cabelos arrumadamente desarrumados, regatinha e…um casaquinho de tricô por cima !!!
Luxo total….
dri valadares
o rodrigo disse no texto que elas usam maquiagem com aparência natural, e não que elas não usam maquiagem. e concordo totalmente. é impossível ver uma francesa com bronzer terracota, ou blush marcado no estilo “levei uma chinelada na cara”, ou a boca escorrendo de gloss com glitter, como é comum no brasil ou estados unidos.
além disso, o clima seco e o acesso a todos os melhores lançamentos da roc, caudalie, bioderma ou la roche-posay a uma farmácia de distância, e a precinhos justíssimos, faz com que a pele delas necessite de pouquíssimos retoques.
adorei o post, rodrigo! espero pela próxima parte, com os clássicos da primavera-verão. 🙂
Rogê
Rodrigo,
Como disse Coco Chanel:
“Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida:
um vestido preto e um um homem que a ame”.
Abraços