Os itens que estão sempre presentes no guarda-roupa e no dia-a-dia da parisiense. Continuação do primeiro artigo, leia aqui.
01 – Vestidinho preto (la petite robe noire): não tão usado no dia-a-dia mas bastante usado nas soirées, o vestidinho preto continua sendo sinônimo de chique e elegante. É a aposta certa e segura. O brechó de luxo Didier Ludot (24 Galerie Montpensier – Jardin du Palais Royal) é especializado em antigos vestidos pretos de alta costura e lança também uma pequena coleção anual com alguns modelos. É o próprio Didier Ludot quem diz: “O vestidinho preto é mágico pois ele esconde os defeitos de uma mulher enquanto valoriza suas qualidades. C’est la quintessence du chic parisien.”
02 – Meia-calça preta: usada na primavera (e também no outono) enquanto as temperaturas ainda não permitem sair só de vestido ou saia ou short. A marca austríaca Wolford (66 rue Rennes ou 45 rue Vieille du Temple) vende os mais variados tipos de meias-calça.
03 – Cardigã: o cardigã de cashmere tem mais durabilidade, é mais macio e quente que os cardigãs de merino ou semelhantes. Com exceção do verão, pode-se usar um cardigã praticamente o ano inteiro. A marca francesa Eric Bompard (26 rue Vavin ou 14 rue de Sévigné) é especializada em cashmere.
04 – Suéter longo: de lã mais grossa que parecem um abraço bem dado de tão confortáveis e gostosos.
O toque final, cabelos naturais. O cabelo curto à la Inès de la Fressange não é o corte mais popular entre as parisienses como a gente costuma pensar. Assim como as brasileiras, elas amam usar os cabelos compridos. A grande diferença é que as parisienses saem de casa com os cabelos meio desarrumados, meio bagunçados. Às vezes um coque desabando e pronto!
E, pra finalizar, como disse a supracitada Inès de la Fressange em uma entrevista: “A mulher francesa tem uma certa arrogância, como quem diz: eu ignoro a moda, eu faço do meu jeito”.
Falou e disse.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
88 Comentários
margaret de queiroz
Oi Lina,
Irei à Lisboa, Paris e Londres, pela primeira vez, Seremos 3 senhoras, a data será de 17 de setembro a 3 de outubro, Temos a dúvida da temperatura nesta época do ano, e ficamos sem saber que tipo de roupa levar, ainda mais que soubemos que só se pode levar peso de 20kgs.
Adoraria, que me mandasse uma resposta, te agradeço desde já.
conexaoparis
Margaret
Traga meia estação: blusa de lã fina, uma pashimina, trench coat, blazer de lã. Não precisa de casacos de inverno.
Marina
Paris é MARAVILHOSA!!! Pq as pessoas acham que os franceses tem que falar inglês? Falta um pouco de conhecimento…não sabem que os franceses são nacionalistas? Quem ama viajar sabe que cada lugar tem suas particularidades,que graça teria se fosse tudo igual? Parece que tem pessoas que saem de casa dispostas a fazer comparações,já vi muito isso! Melhor é não gastar dinheiro a toa, e não sair do próprio quintal!
Jacqueline
Pensando bem, eu não observei muito as pessoas. Havia tanto para ver que o que menos me interessava era observar as francesas. Não me lembro de nenhuma bonita a não ser a professorinha que levou seus alunos no ballet da Opera Garnier. Ela estava bem na minha frente e ralhando com os alunos que sentaram na fileira atrás da minha. Era linda. Cabelo curtinho e parecia saída das páginas de um romance de tao francesa. Observei também a madame que nos alugou o apê. Francesa até debaixo d’água. Gostei dela e só.Não sou muito ligada em olhar se as meias das pessoas estão em ordem ou não. Lembro o rosto e seu sorriso doce. No mais, via Paris, o céu, os prédios, os monumentos.
Luciana
Amei Paris,vi parisienses simpáticos quando pedimos inormações na rua e também garçons mal humorados. Vi muitos franceses tentando falar português também. Mas quase morri de frio, não levei casacos muito quentes e essa última semana estava gelada. Nas lojas só roupas mais leves, teve um dia que saí com 5 camadas. (risos)
Paris é maravilhosa. Quero voltar em breve!
Tania Baião
Obrigada Rodrigo, mais uma vez por reafirmar as dicas básicas!
Não custa ler e guardar o que pode nos servir. E só!
josé rodrigues
Jacqueline
Primeiramente, quanto à questão do corpaço claro que sempre parto do meu ponto de vista que não é nem mais certo nem mais errado, apenas o meu.
Dou dois exemplos, Natalie Portman e Scarlet Johanson, uma mais esbelta outra mais opulenta.
Acho que estas duas com o corpo e a beleza que tem ficam bem de quase qualquer jeito.
Estas do churrasco na laje e baile funk não se enquadram na minha descrição, seja no corpo seja nas roupas.
Dito isso, falando das mulheres com corpos “normais” acho que se misturarem as peças que o Rodrigo indicou vão ficar muito bem, pelo menos no meu gosto é claro.
Já vi mulheres dizendo o mesmo dos homens, por exemplo, que o Brad Pitt pode usar aquelas roupas de cafajeste na série 11 homens que fica o máximo rs. a idéia é por aí.
Rodrigo Lavalle
Oi, Carina, tudo bem ?
Não existe nenhuma grande liquidação oficial em maio. O que pode acontecer são liquidações isoladas em algumas lojas.
Galeries Lafayette e Printemps são bons lugares para se comprar sapatos pois você encontra uma grande seleção de boas marcas no mesmo local.
O La Vallée Village concentra outlets de várias grandes marcas. Veja no site deles as marcas de sapato: http://www.lavalleevillage.com/pt-br/brand-directory/shoes-and-accessories
Abraços,
Rodrigo Lavalle
Marzelena Zamboni
Olá,
Minha opnião é bem mais simples relação a elegância , é questão de atitude, como alguém já falou aqui…De fato o modelo parisiense de elegância é copiado há seculos, porém vivemos num mundo globalizado em que o acesso a informação e bens é facilitado a todos, desde que se tenha dinheiro pra isso , prova é que até a mais pura das asiáticas pode sair “fantasiada” de parisiense ao fazer compras na Avenue Montaigne.
Realmente não vamos querer muito bom humor do pessoal da Paulista…contudo São Paulo não fatura bilhões de euros por ano com turismo…por isso reclamo do inglês capenga e da sujeira que percebi em alguns lugares de Paris e da má vontade de alguns nativos com os turistas, eu particularmente não tive problema algum com isso, foi mais uma observação mesmo! Elegante pra mim é quem se veste de acordo com seu corpo, idade e clima, é educação, gentileza , simpatia, e andar limpo…não é necessário estar cheirando a perfume caro..mas simplesmente passar e não deixar um rastro de “catinga de suvaco” rsrsrsrs. Por isso meu “selo Sandra Annenberg” de deselegância vai para quem joga lixo no chão, quem tem mau hálito, quem leva cachorro pra passear e deixa os resíduos pra trás, é mau humor gratuito, quem fuma na rua e sai largando baforadas de cigarro na cara dos outros, quem joga resto de cigarro no chão, quanto a isso certas ruas de Paris talvez tenham a maior concentração tocos de cigarro por m² que eu já vi na vida! Enfim como bem disse a Glória Kalil, (essa sim eu considero uma mulher muito elegante) “O que faz uma pessoa elegante, não é o que essa pessoa tem ou veste,mas a forma como ela se comporta perante a vida. ” Para concluir, reafirmo que no mundo sem fronteiras em que estamos vivendo, características positivas ou negativas não são mais exclusividade de um só povo, cidade ou país.
Pati Venturini
Suely
Falou e disse!
Gisela Alvares
Esta é a primeira vez que escrevo no CP, mas faz muito tempo que ele é parte de minha leitura diária…É muito leve, alegre e infomativo.
Gostaria de sugerir a leitura do livro de Mireille Guiliano, As Mulheres Francesas Não Engordam. Este livro, além de explicar os motivos pelos quais tanto admiramos as mulheres francesas ( postura, atitude, cultura, elegância), acaba por nos induzir a tomar medidas que melhoram nosso modo de vida por aqui mesmo.
Vou à Paris pela primeira vez em julho, já comprei os guias e espero poder aproveitar as dicas de vocês.
Beijos a todos.