Os itens que estão sempre presentes no guarda-roupa e no dia-a-dia da parisiense. Continuação do primeiro artigo, leia aqui.
01 – Vestidinho preto (la petite robe noire): não tão usado no dia-a-dia mas bastante usado nas soirées, o vestidinho preto continua sendo sinônimo de chique e elegante. É a aposta certa e segura. O brechó de luxo Didier Ludot (24 Galerie Montpensier – Jardin du Palais Royal) é especializado em antigos vestidos pretos de alta costura e lança também uma pequena coleção anual com alguns modelos. É o próprio Didier Ludot quem diz: “O vestidinho preto é mágico pois ele esconde os defeitos de uma mulher enquanto valoriza suas qualidades. C’est la quintessence du chic parisien.”
02 – Meia-calça preta: usada na primavera (e também no outono) enquanto as temperaturas ainda não permitem sair só de vestido ou saia ou short. A marca austríaca Wolford (66 rue Rennes ou 45 rue Vieille du Temple) vende os mais variados tipos de meias-calça.
03 – Cardigã: o cardigã de cashmere tem mais durabilidade, é mais macio e quente que os cardigãs de merino ou semelhantes. Com exceção do verão, pode-se usar um cardigã praticamente o ano inteiro. A marca francesa Eric Bompard (26 rue Vavin ou 14 rue de Sévigné) é especializada em cashmere.
04 – Suéter longo: de lã mais grossa que parecem um abraço bem dado de tão confortáveis e gostosos.
O toque final, cabelos naturais. O cabelo curto à la Inès de la Fressange não é o corte mais popular entre as parisienses como a gente costuma pensar. Assim como as brasileiras, elas amam usar os cabelos compridos. A grande diferença é que as parisienses saem de casa com os cabelos meio desarrumados, meio bagunçados. Às vezes um coque desabando e pronto!
E, pra finalizar, como disse a supracitada Inès de la Fressange em uma entrevista: “A mulher francesa tem uma certa arrogância, como quem diz: eu ignoro a moda, eu faço do meu jeito”.
Falou e disse.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
88 Comentários
Jane Curiosa
Beth
Falou!
Jane Curiosa
E cadê o Eymard e cadê a Katia Becho???
conexaoparis
Jane
A Kátia Becho está trabalhando demais. Sem tempo até para namorar. Mas está sabendo de tudo. Só não consegue mais escrever artigos e comentários.
O Eymard está sempre presente, poderado e inteligente.
Beth
Aline
É fácil entender!
A mulher francesa prefere ser elegante do que chamar a atenção por onde passa.
De maneira geral elas usam cores sóbrias e evitam excesso de adereços.
Menos é mais!
Tanto lá como cá…
Jane Curiosa
Rodrigo
Eis um desafio:Criar um figurino para o Maurício Christovão sem que ele tenha que virar estátua.
Aline
Por que elas nao usam brincos e nem pintam as unhas ? Casual chic ?
Jacqueline
José Rodrigues
Huumm…Mulher bonita e com corpaço…Não me parece que seja essa a questão aqui. Parece que se trata da mulher média, com corpo que permita um bom caimento de roupa, trajes bem cortados, cuidada, mas com naturalidade no vestir e nas atitudes. Acho que isso define elegância. Belas com corpaço às vezes dançam em bailes funks e em festinhas de laje com shortinhos de couro falso.
Maria
Sao tantas as francesas. Varias realmente elegantes. Outras simplesmente comuns. E ainda aquelas extremamente classicas, colar de ouro com a cruz de ouro amarelo, cabelo muito arrumadinho, carre hermes, brinco de perola. Estas estao a anos luz da moda.
Sonia
Estive em Paris no ano passado e confesso que nao tive nenhum problema na comunicacao, nao falo frances nem tampouco ingles e ate que me virei muito bem, as pessoas foram muito gentis conosco.
Paris e linda, nao vi nada que me chamasse atencao em relacao a sujeiras nas ruas, achei bem mais limpa que Sao Paulo.
Gostei tanto que estou voltando.
Lina obrigada pelas grandes dicas.
josé rodrigues
corrigindo “parecia que tinham lido o artigo” (vamos poupar o trabalho de uns desocupados que vigiam os textos alheios).
Há sim, o Bom Marchê é muito bom mesmo e peguei uns descontos ótimos em roupas da Ralph Lauren.
josé rodrigues
Gente acho que esqueçem uma coisa, mulher bonita e com um corpaço fica bem com quase tudo, o mais difícil é ficar feia.
Algumas se esforçam e conseguem rs.
Observando as parisienses vi algumas muito elegantes e outras que não dava para acreditar.
As peças que o Rodrigo indicou nos 2 artigos são de muito bom gosto e clássicas o que deixa mesmo muito elegantes, o problema é que tinha muita mulher que usava umas misturas que não dava para entender, vai ver porque não gosto do estilo hippie/brega/cigana/alternativa/militar.
Voltei agora de NY e peguei o fim do inverno e início da primavera e achei a mulherada de manhatan muito elegante com roupas sóbrias e clássicas que são o meu estilo, parecia que tinha lido o artigo.
Roupas bonitas, de bom gosto e bem combinadas, fora que é lotado de mulher bonita, tem para todo o gosto e estilo, haja mistura de raças e turistas de todo o mundo.
Acho que foi a única coisa que gostei mais em NY do que em Paris que, no resto, humilha.
Claro, é minha opinião baseada no meu gosto pessoal.
Não consigo achar uma mulher que parece que fugiu de show punk, da pista de skate, de woodstock (o original) ou que queria viver na sociedade alternativa como sendo elegante, mesmo que seja francesa e vi muito disso em Paris.
Parabéns ao Rodrigo que escolheu muito bem as peças indicadas.