Os itens que estão sempre presentes no guarda-roupa e no dia-a-dia da parisiense. Continuação do primeiro artigo, leia aqui.
01 – Vestidinho preto (la petite robe noire): não tão usado no dia-a-dia mas bastante usado nas soirées, o vestidinho preto continua sendo sinônimo de chique e elegante. É a aposta certa e segura. O brechó de luxo Didier Ludot (24 Galerie Montpensier – Jardin du Palais Royal) é especializado em antigos vestidos pretos de alta costura e lança também uma pequena coleção anual com alguns modelos. É o próprio Didier Ludot quem diz: “O vestidinho preto é mágico pois ele esconde os defeitos de uma mulher enquanto valoriza suas qualidades. C’est la quintessence du chic parisien.”
02 – Meia-calça preta: usada na primavera (e também no outono) enquanto as temperaturas ainda não permitem sair só de vestido ou saia ou short. A marca austríaca Wolford (66 rue Rennes ou 45 rue Vieille du Temple) vende os mais variados tipos de meias-calça.
03 – Cardigã: o cardigã de cashmere tem mais durabilidade, é mais macio e quente que os cardigãs de merino ou semelhantes. Com exceção do verão, pode-se usar um cardigã praticamente o ano inteiro. A marca francesa Eric Bompard (26 rue Vavin ou 14 rue de Sévigné) é especializada em cashmere.
04 – Suéter longo: de lã mais grossa que parecem um abraço bem dado de tão confortáveis e gostosos.
O toque final, cabelos naturais. O cabelo curto à la Inès de la Fressange não é o corte mais popular entre as parisienses como a gente costuma pensar. Assim como as brasileiras, elas amam usar os cabelos compridos. A grande diferença é que as parisienses saem de casa com os cabelos meio desarrumados, meio bagunçados. Às vezes um coque desabando e pronto!
E, pra finalizar, como disse a supracitada Inès de la Fressange em uma entrevista: “A mulher francesa tem uma certa arrogância, como quem diz: eu ignoro a moda, eu faço do meu jeito”.
Falou e disse.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
88 Comentários
Janaina
Muito obrigado Claudia!
Sandra
Oi Rodrigo Lavalle! Obrigada pelas orientações! Estou muito excitada com minha primeira viagem a Paris! E morrendo de medo também por não falar bem francês e nem inglês. Mas algo me chama para lá, então eu vou!
Cecilia, eu gostei MUITO do livro. Ele é super divertido, super ilustrado, e tem muitas dicas legais. Adorei e vou levá-lo na viagem, pois tem endereços e dicas interessantes!
Jane Curiosa
Geeeentem…
O que são essas pernas longa-metragem,exibindo as meias pretas?
Ou seriam meias pretas exibindo pernas longa~metragem?
Poxa,Rodrigo.Arrasou…comigo.
Jane Curiosa
Maria
Fiquei aqui rindo,é bem por aí mesmo.
Às vêzes penso que,mais do que a roupa, é a atitude que rege a elegância.
Claudia Maria
Sobre ser elegante ou não, as francesas são muito elegantes, esbeltas e passam aquela impressão de “segura em si”. Todas as vezes que vi alguma mulher gorda, mal vestida (tipo havaianas e meia) ou era americana ou alemã (ou de algum pais nórdico)! Ate meus filhos jovens atentos comentaram sobre isso. Se são mal humorados? Alguém já foi em São Paulo?? Rsrsrs Gente sem educação, de mal com a vida tem em qualquer lugar do planeta e confesso que nunca (3 vezes em Paris, sempre ficando no mínimo 1 semana) fui mal atendida, mesmo com meu francês capenga, com mapa na mão e usando muita mímica!
Claudia Maria
Janaína, estivem em julho de 2011 e só usei o cartão travel money sem problema algum, aceito em todos os lugares, ate para comprar passagens!
Janaina
Oi gente!Adorei as dicas fashions, tô ficando louca com tanta informação as vesperas da viagem!
Alguém sabe me informar se o cartão travel money é bem aceito em Paris?Dá pra usar nos restaurantes, macdonalds, metrô,enfim tô na dúvida cruel.
Rogéria
Estou amando!
Marzelena Zamboni
Olá,
Voltei de Paris um pouco desapontada, os prédios são lindos, nessa questão é uma cidade incomparável, mas na questão “pessoas” e limpeza foi um desencanto só, esperava bem mais da cidade, as ruas estavam imundas, com lixo, cocô e xixi de cachorro pra todo lado, vi moradores de rua pelos quatro cantos da cidade, ali perto do Ópera Garnier cheguei a levar umas batatas fritas pra um coitado que estava lá com gato e cachorro e morri de pena dos bichos amarrados perto do homem com cara de fome, sem contar que concordo com quem escreveu que não há charme em mulher fumando e com bafo de cigarro e isso sim é o ponto forte das francesas, que mulherada que fuma….creeedo! Sem contar o mau humor, não vi ninguém sorrindo por lá…vi um turista tentando pedir informações na estação Invalides, fiquei apavorada com a grosseria da mulher com o coitado,sem contar que eu mesmo sofri com inglês sofrível que muitos franceses pensam que falam(funcionários de hotel, restaurantes, gares, lojas) cheguei a pensar, meu Deus emburreci aqui..não consigo entender essa gente, isso que tenho um genro irlandês, foi quando no trem rumo a Giverny quando fiquei papeando todo o trajeto com um escocês, então percebi que o problema não era meu inglês e sim o deles…Quanto as parisienses, sinceramente…sei não… sou gaúcha de Porto Alegre e usei em Paris as roupas de inverno que uso aqui e para minha surpresa várias vezes turistas me abordaram pedindo informações, concluo então que: ou nós gaúchas somo muito elegantes ou as parisienses não são tão glamourosas quanto muita gente pensa que é.
😛
Abraço a todos!
maria celia
Ola Rodrigo, boa tarde.
Adorei seu artigo. Voce descreveu o modo de vestir da parisiense com perfeicao. E eu acho que esse “nao to nem ai pra moda” que elas transmitem, o verdadeiro charme delas.