Os itens que estão sempre presentes no guarda-roupa e no dia-a-dia da parisiense. Continuação do primeiro artigo, leia aqui.
01 – Vestidinho preto (la petite robe noire): não tão usado no dia-a-dia mas bastante usado nas soirées, o vestidinho preto continua sendo sinônimo de chique e elegante. É a aposta certa e segura. O brechó de luxo Didier Ludot (24 Galerie Montpensier – Jardin du Palais Royal) é especializado em antigos vestidos pretos de alta costura e lança também uma pequena coleção anual com alguns modelos. É o próprio Didier Ludot quem diz: “O vestidinho preto é mágico pois ele esconde os defeitos de uma mulher enquanto valoriza suas qualidades. C’est la quintessence du chic parisien.”
02 – Meia-calça preta: usada na primavera (e também no outono) enquanto as temperaturas ainda não permitem sair só de vestido ou saia ou short. A marca austríaca Wolford (66 rue Rennes ou 45 rue Vieille du Temple) vende os mais variados tipos de meias-calça.
03 – Cardigã: o cardigã de cashmere tem mais durabilidade, é mais macio e quente que os cardigãs de merino ou semelhantes. Com exceção do verão, pode-se usar um cardigã praticamente o ano inteiro. A marca francesa Eric Bompard (26 rue Vavin ou 14 rue de Sévigné) é especializada em cashmere.
04 – Suéter longo: de lã mais grossa que parecem um abraço bem dado de tão confortáveis e gostosos.
O toque final, cabelos naturais. O cabelo curto à la Inès de la Fressange não é o corte mais popular entre as parisienses como a gente costuma pensar. Assim como as brasileiras, elas amam usar os cabelos compridos. A grande diferença é que as parisienses saem de casa com os cabelos meio desarrumados, meio bagunçados. Às vezes um coque desabando e pronto!
E, pra finalizar, como disse a supracitada Inès de la Fressange em uma entrevista: “A mulher francesa tem uma certa arrogância, como quem diz: eu ignoro a moda, eu faço do meu jeito”.
Falou e disse.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
88 Comentários
LUÍS HENRIQUE
MARIA LINA
COMPREI O GUIA Nº 1. PARABÉNS.
ESTÁ EXCELENTE.
NELE V. DIZ QUE O PRÓXIMO GUIA SERIA “CONSUMO EM PARIS: O QUE AS PARISIENSES COMPRAM, ONDE E QUANDO”.
AINDA VAI SAIR??
OBRIGADO.
L.H.
conexaoparis
Luís
Claro, dentro em breve vamos lançar o guia compras.
Pati Venturini
Quando se fala no estilo da mulher francesa, sempre me lembro de Julie Delpy no filme Antes do Por-do-Sol (que eu adoro). Peças básicas, cabelos desarrumados e ainda assim muito charmosa… Claro que a linha entre o visual meio desarrumado e o desleixo é tênue, mas acredito que seja uma questão de atitude, personalidade.
Mulher mal arrumada, infelizmente, existe em qualquer lugar. Aqui no Brasil vemos muitas que não sabem coordenar peças, usam as abomináveis minis (saia, blusa), excesso de decote e, o pior, roupas que não favorecem o seu estilo. Aí não tem beleza que segure!
Cecilia, eu estou lendo “A Parisiense” e vale muito a pena, especialmente se você está com viagem marcada, pois além de dicas de estilo há muitas dicas de lojas em Paris!
Maria
Eu acho que parte da elegancia se deve ao manequim 40, que elas mantem ate a velhice. Fica dificil ser elegante com uma pancinha. Pelo menos, no conceito de elegancia europeu. Alem disso, falam baixo, nao usam tenis branco de ginastica (apenas na academia), bolsas com megalogos dourados, combinam cores sobrias bege, marinho, bordeaux, gris, preto. Desenvolveram uma boa nocao estetica (mais facil com o museu rodin ali do lado) . Cada povo com a sua elegancia e viva a diversidade.
BETHANIA VILLELA
Oi, Lina
Há tempos que não escrevo. Assim como Alain Delon, fiz uma cirurgia cardíaca há 15 dias e estou em casa me recuperando. Nada de de muito grave. Na verdade é a 3a cirurgia em 2 anos, para tentar corrigir um defeito de fabricação. Mas ainda não foi dessa vez!!!
Te mandei meu roteiro prá viagem de julho, mas nem cheguei a dar continuidade por causa da cirurgia. Agora estou retomando e, logo lhe peço alguma sugestão.
Você pretende fazer algum artigo sobre como se vestem as francesas elegantes no verão? Eu, que vivo no Rio e sou do tipo calorenta, tenho uma dificuldade enorme para conseguir unir ELEGÂNCIA e VERÃO. As duas coisas não me parecem combinar em nada, mas, quem sabe, as francesas tem um jeitinho prá isso.rsrs
Tenho um post que queria fazer, mas preciso buscar o local ideal aqui no seu site.
Bjsss
Bethania Villela
conexaoparis
Bethania
As regras para o verão são as mesmas da primavera. Olhe na categoria Colunistas Rodrigo Lavalle, os artigos sobre como se vestir na primavera.
Agora estou curiosa, qual artigo gostaria de escrever?
Teresa Queiroz
Normalmente as liquidaçoes são em fevereiro e junho. E realmente, são uma loucura como caem os preços…
Tem uma marca q gosto mt q e a Zadig Voltaire…
O Outlet é bem legal, fica 1 estação antes da Eurodisney.
Um lugar interessante p/ ir, se vc nao tem mts dias em Paris e o Le Bon Marche, pois la vc encontra de tudo… Da comida a roupa de cama…. E de quebra vc ainda passa na Igreja da Medalha Milagrosa…
bjs
Vil Muniz
Uhuuuuu Rodrigo,falou e disse!! Existe uma coisa que já nasce com as francesas, o charme, além disso elas têm o privilégio de estarem no berço da moda… isso as favorece e muito, depois, vem o bom gosto e o glamour de está em Parissssss!!!!!
beijocas!!
Rosângela
Caro Rodrigo
Sei bem que seu texto não fala em meias rasgadas… apenas citei o que vejo nas ruas de Paris…
Abraço
Rodrigo Lavalle
Rosângela, tudo bem?
Meu texto não fala em meia-calça RASGADA. Ele fala em meia-calça.
Abs,
Rodrigo Lavalle
Rosângela
Excusez moi, mais… esses cabelos “propositadamente despenteados” (quase que obrigatórios aqui em Paris) são um horror! Eu já vi algumas mães descabeladas levando suas filhas – igualmente descabeladas – à escola! E meias rasgadas, então? São sinônimo de “bem vestir” por aqui? Sério! Uma sainha, uma botinha e uma meia fina com aquele fio mega puxado… sinceramente, acho que a arrogância de algumas francesas é por ignorar o espelho e não a moda!
Jussara Piola
Estive em Paris no final de julho de 2011 e tb curti as liquidações. Achei a H&M e a Mango mais interessantes que a Zara.