Difícil resumir a situação da evolução da gripe H1N1 na França. As opiniões sobre o perigo deste vírus são contraditórias e os dados publicados sobre a evolução da epidemia, também.
O quadro que se define é o seguinte:
– com o final do verão e o retorno das aulas, o número de pessoas doentes aumenta todos os dias. De acordo com o Institut de Veille Sanitaire, na semana passada foram registrados 6.000 novos casos de gripe. Já os Groupes Régionaux d’Observation de la Grippe anunciam 20.000 novas contaminações por semana.
– Na França Metropolitana somente quatro pessoas morreram por causa da gripe.
– o Governo francês está preparado para dominar a situação no caso de uma violenta epidemia e aconselha à população muita calma. Se a pessoa apresentar sintomas de gripe deve imediatamente parar de trabalhar e de utilizar os transportes comunitários. Deve permanecer em casa, usar máscaras para não contaminar os familiares e tomar analgésicos. Se os sintomas evoluírem e a doença atingir uma fase mais perigosa, com dificuldades para respirar, o doente deverá entrar em contato com seu médico e marcar uma hora especial, fora do horário de atendimento. Isto para não contaminar todos os outros doentes na sala de espera. Se necessário, o médico irá indicar uma internação hospitalar. O governo pede à população para não procurar os hospitais nos primeiros sinais de gripe. Este recurso deve ser usado somente nos casos graves e confirmados previamente por um médico.
– o medicamento antiviral não deve ser tomado nos primeiros sinais de gripe. Somente nos casos graves e confirmados.
As escolas e as empresas devem ser provisoriamente fechadas caso, no período de uma semana, apresentem três ou mais casos de gripe no mesmo setor.
Este é o resumo, hoje, da situação.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
31 Comentários
Joao
Valeu pela resposta =) . É que tô indo pra Paris no dia 9 de outubro com minha mãe, então só umas dúvidas né, normal.
Luciana
Olá pssoal!
Sou de Maringá-Paraná, passamos e ainda estamos passando por um momento muito dificil em relação a essa gripe, morreram crianças, grávidas e os casos de contaminação são de 3.036 pessoas até hoje. A região sul do país sofreu demais devido as temperaturas baixas aí fico pensando no inverno europeu, penso que a coisa vai ser feia. Estive em Paris no final do ano passado e museus, metros ruas, restaurantes estavam cheios e aglomeração de pessoas é ideal para proliferação do vírus.A quem vai viajar para Europa boa sorte.
mariade fátima f.nagle
Obrigada Lina .
Beijos Fátima Nagle
Julia F
Quem acha que é só pedir ao médico que receita tamiflu e botar na mala é melhor desistir mesmo. O tamiflu só está sendo ministrado para pessoas com sintomas fortes de h1n1, como febre,tosse E falta de ar. Mesmo que tem sintomas de gripe, se não tem falta de ar não toma tamiflu simplesmente porque o governo não tem o remédio para todo mundo que tiver uma simples gripe. Olha,vou para Paris há anos no frio e lá nesta época os franceses sempre griparam mais e nunca ninguém ficou alarmado por isso. Esta gripe não mata mais do que a gripe comum.
Vou levar o que sempre levo em minha mala: remédios que combatam os sintomas da gripe, analgésicos,anti-febris,e um antibiótico que combata a bactéria da pneumonia,por exemplo. E claro,já anotei o número que a Lina passou e estou com seguro saúde. Geente,atá parece que aqui no Brasil a coisa está mais calma,nós estamos no país onde mais morreu gente, o máximo que vai acontecer se vc pegar uma gripe é ter que ser medicado e ficar no hotel, mas vai deixar de viajar por conta de uma pequena probabilidade? Alcool gel na bolsa, remédios na mala e pronto! Boa viagem à todos!
conexaoparis
Todos
A vacina ainda nã saiu aqui.
Não se sabe ainda se toda a população será vacinada ou não.
Aqueles que ficarem doentes aqui devem telefonar para o SOS Médecin. Para Paris o telefone é 01 47 07 77 77.
Um médico vai até o endereço indicado e tomará as decisões necessárias.
Amélia
Oiê!Eu e minha filha tivemos a gripe aqui em SP há 10 dias.Sou homeopata e não tomamos o antiviral.Tomamos cuidados básicos:higiene, suspendemos o leite e carnes (aumentam o muco), muita hidratação, inalação com soro fisiológico e cama!Longe dos parentes, amigos, escola e trabalho!Sentimos muita dor no corpo e a tosse vem logo no principio, diferente da gripe comum que vem depois.Estamos bem e já em atividade normal após 5 dias.Meu marido não apresentou nenhum sintoma.Cuidado com os efeitos colaterais do Tamiflu, vomitos, diarréia, mal estar e inclusive sintomas respiratórios!!!!!
Claudia
Ahh aliás, meu Guia chegou hoje, adorei! Quando é que vai ter mais?
Claudia
Eu to indo pra Paris no final de janeiro fazer intercâmbio, dizem que vai piorar a gripe no inverno… Se puder, esclareça por favor a dúvida do João e da Denise, eu também quero saber. Já estou com seguro de saúde e tudo, mas mesmo assim não quero dar bobeira, né?
Denise
LIna,
Boa noite, gostaria de saber se não há nenhuma notícia sobre a vacina. Na Austrália chegaram à ótima conclusão de que será necessário apenas 1 dose da vacina para imunizar e nos EUA a vacinação começará em outubro.
Viajarei para aí em outubro com duas crianças e uma idosa, será que vai ser tranquilo?
Tenho a mesma preocupação do João, como o turista é tratado em caso de gripe? Eu tenho seguro de viagem, tudo direitinho, será que é arriscado pegar uma gripe por aí e não ter como tratar?
Se puder, esclareça-me.
Abs,
Denise
Adriana
Gente, que confusão é essa?
Não deixem de viajar por causa disso. Estou indo em outubro para Paris, e nem passa pela minha cabeça desistir.
Deve-se ter o cuidado que tivemos por aqui neste período mais frio que passamos. Não que eu ache que o HN1 não seja perigoso. Convivo com esse assunto diariamente na minha casa, já que sou esposa de médico, que teve pacientes com a gripe.
E quanto conseguir o Tamiflu, não é uma coisa fácil assim…pedir e por na mala. Existe um protocolo médico que deve ser seguido para adquirí-lo, uma requisição específica dentro de um hospital…etc.
Vou tomar os cuidados que já tomo aqui e pronto!