Uma nova greve no transporte ferroviário foi convocada para amanhã e depois, quarta e quinta, dias 18 e 19 de maio. É o 4° “movimento social” desde o dia 9 de março. O motivo é a nova lei do trabalho que propõe várias mudanças, entre elas, na quantidade de horas semanais trabalhadas.
Não atingidos pela greve
Para o turista que está em Paris é importante salientar que o metrô não sofrerá nenhuma perturbação. As 14 linhas continuarão funcionando normalmente.
Foi divulgado que o tráfego também será normal nos TGVs Eurostar (Paris-Londres), Thalys (Paris-Bruxelas/Amsterdã/Colônia) e Alleo (Paris-Stuttgart/Munique/Frankfurt)
Atingidos pela greve
TGVs para outros países: redução de 40% (3 trens em 5 circularão) nos TGVs Elipsos (Paris-Espanha) em circulação e redução de 10% (9 trens em 10 circularão) nos TGVs Lyria (Paris-Suíça).
TGVs com destino às cidades dentro da França: no geral a redução será de 33% (2 trens em 3 circularão).
Trens Intercités (trens comuns) com destino às cidades dentro da França: no geral a redução será de 60% (2 trens em 5 circularão).
Trens RER:
- RER A (Disney e outlet La Vallée Village): redução será de 33% (2 trens em 3 circularão);
- RER B (aeroportos Charles de Gaulle e Orly): redução será de 20% (4 trens em 5 circularão);
- RER C (Versailles): redução será de 33% (2 trens em 3 circularão);
- RER D (Chantilly): redução será de 33% (2 trens em 3 circularão);
- RER E: redução será de 66% (1 trem em 3 circulará).
Para quem irá aos aeroportos nesses dias o conselho é sair do hotel com bastante antecedência. Existem outros meios de transportes ligando Paris aos aeroportos: os ônibus Roissybus (para o Charles de Gaulle) e Orlybus (para Orly), os ônibus da Air France, táxis e os transfers particulares. Leia sobre todas essas opções aqui.
Acompanhe aqui boletins frequentes sobre a situação dos RERs A e B.
Se você já tem passagem comprada para os TGVs ou Intercités que serão afetados pela greve, poderá verificar a situação no site da SNCF, clique aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Juan Thomé
Oi, boa tarde! Eu tenho uma viagem marcada do dia 04 ao dia 12 em Paris e estou com medo da grave complicar os nossos planos. Como está ai em relação a isso?
Rodrigo Lavalle
Juan, as perturbações mudam a cada dia. Hoje o metrô está funcionando normalmente mas o trem que liga os aeroportos a Paris está com perturbações. É preciso consultar o site da empresa todos os dias: http://www.ratp.fr/informer/trafic.
Perla
Olá. Tenho uma viagem programada para Paris, no período de 7 a 15 de junho. Tenho acompanhado os noticiários que a mobilização deve seguir até 14 de junho e que há convocação para uma greve do metrô no dia 10. Sei que nada pode ser previsto com exatidão, mas como moradores de Paris, vocês me aconselham a alterar os planos em alguma medida, ou tem alguma orientação específica para esse período, alguma noção de como a vida do turista pode ser afetada, com o fechamento de monumentos e museus, por exemplo? Desde já agradeço.
Rodrigo Lavalle
Perla, na verdade uma greve dos transportes está convocada para o dia 02/06. Como você disse nada pode ser previsto.
antonio carlos martins macieira
Caros
Estamos visitando o Vale do Loire, a Bretanha e Paris de 24 de maio a 8 de junho. Pernoitaremos em Rennes, Perros Guirec, Percy en Auge, Nantes, tours e Paris. Para a primeira fase alugamos carro e para visitar os castelos e durante nossa estada em Paris pretendemos utilizar o transporte publico. Vocês acham viável esse nosso planejamento face às greves que tem havido aí na França? Aceitamos comentários embora tenhamos comprado passagem aérea do Rio de Janeiro e reservado hotéis e B’airB’s.
Grato
Antonio Macieira e família
Rodrigo Lavalle
Antônio, dependendo do dia que vocês pretendem visitar os castelos pode ser que a greve interfira. Planeje a viagem fora dos dias de greve que, em princípio, serão às quartas e quintas. Na verdade, o ideal é também alugar um carro para a visita aos castelos. É mais prático, confortável e dinâmico.
Os metrôs parisienes não estão sendo afetados pela greve.
Luiz
Rodrigo, agradeço o retorno, esqueci de comentar que vamos de trem TGV de Munique para Paris, no caso de uma greve na França acredito que o trem parte normalmente da Alemanha né?
Estarei acompanhando as notícias, obrigado.
Rodrigo Lavalle
Luiz, sim, o trem parte normalmente da Alemanha.
Luiz
Olá, eu e minha esposa estaremos indo para Paris dia 14 de junho partindo de Munique na Alemanha, ficaremos em Paris até dia 16, li alguma coisa que terá novas paralisações dia 14/06, será que nossa ida para Paris pode ser afetada? Agradeço as informações. Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Luiz, o voo não deve ser afetado. O transporte público do aeroporto até Paris pode sofrer alterações (menos trens disponíveis). Ainda é cedo para saber, as informações só são divulgadas dias antes. De qualquer forma, como dissemos no artigo acima, há várias outras opções para fazer o traslado aeroporto-Paris: os ônibus Roissybus (aeroporto Charles de Gaulle) e Orlybus (aeroporto de Orly), os ônibus da Air France, táxis e os transfers particulares. Leia sobre todas essas opções aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/28/traslado-e-transporte-entre-os-aeroportos-charlles-de-gaulleorly-e-paris.
Sandro Schuster
Sabe se o Castelo de Versailles estará aberto para visitação dia 19/05 pois tenho ingresso comprado e recebi um email confuso se eu gostaria de mudar a data.Obrigado a quem puder informar.
Rodrigo Lavalle
Sandro, o site oficial de Versailles diz que a abertura do castelo na quinta-feira será atrasada e que mais informações serão divulgadas no site na quinta-feira a partir das 10:30: http://en.chateauversailles.fr/homepage.