Nesse final de semana muitos leitores nos perguntaram se é verdade que acontecerá uma super greve nos transportes em Paris em abril. Ao que tudo indica, sim.
Os ferroviários da empresa pública SNCF estão muito preocupados com as reformas propostas por seus dirigentes e pelo governo. Entre elas estão a mudança de estatuto da empresa – que passaria a ser uma sociedade anônima – e o fim do estatuto cheminot para os novos funcionários – que passariam a ser admitidos dentro do contrato privado de trabalho. O estatuto cheminot – o 1° data de 1920 – é uma conjunto de direitos, garantias e benefícios conseguidos pelos funcionários da SNCF ao longo dos anos.
O governo francês e a direção da SNCF já garantiram que somente os novos funcionários entrarão no novo estatuto. Os antigos manterão seus direitos, garantias e benefícios arduamente alcançados. Mas, como gato escaldado tem medo de água fria, os funcionários estão receosos. A ministra dos transportes Elisabeth Borne está disposta a negociar com os sindicatos dia a noite até chegar a um acordo que impeça a greve, marcada para começar no dia 03 de abril.
Caso a greve aconteça
Caso aconteça, a greve deverá afetar todo o conjunto administrado pela empresa SNCF: os trens RER (ligam Paris às cidades próximas e aos aeroportos – RER B, à Disney- RER A, ao castelo de Versailles – RER C etc); os trens comuns Transilien, TER e Intercités (que ligam Paris às cidades próximas e ao interior da França) e os trens de alta velocidade TGV. Geralmente as 14 linhas do metrô parisiense, por serem administradas por outra empresa, a RATP, costumam funcionar durante as greves dos funcionário da SNCF, mas nada ainda foi divulgado.
Essa promete ser a maior greve do setor na França (comparável a de 1995). Serão ao todo 36 dias de greve distribuídos em 3 meses (abril, maio e junho). Ela começa no dia 03/04, logo após o feriado de Páscoa, e vai até o dia 28/06, pegando também as férias de primavera. A cada 2 dias de greve, haverá 3 dias sem greve, veja abaixo o calendário:
Em greves anteriores houve redução de 20 a 66% no número de trens RER em circulação (4 trens em 5 circulam; 2 em 3 ou 1 em 3, dependendo da linha); redução de 60% (2 trens em 5 circulam) no número de trens comuns e redução de cerca de 33% (2 trens em 3 circulam) no número de TGVs.
As informações relativas à circulação dos trens estarão disponíveis a partir das 17:00 (horário da França) do dia anterior ao da viagem. Mesmo que haja greve não quer dizer que todos os trens serão cancelados.
Você encontraessas informações sobre os trens TGV e Intercités no site da SNCF (clique aqui para acessar a página com informações sobre a greve) ou da OUI.sncf (clique aqui). É possível também verificar se o seu trem circulará nessa página, clique aqui.
Informações atualizadas sobre a greve dos trens RER clique aqui.
Se você comprou passagens OUIGO, clique aqui.
Informações sobre reembolsos clique aqui.
Outras alternativas
Se você chega ou sai de Paris no dias marcados em vermelho no calendário acima se prepare e tenha muito paciência. Saia do hotel com bastante antecedência. Existem outros meios de transportes ligando Paris aos aeroportos e vice-versa: os ônibus Roissybus (para o Charles de Gaulle) e Orlybus (para Orly), os ônibus Bus Direct da Air France, os táxis e transfers particulares. Leia sobre todas essas opções aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
142 Comentários
Patrícia
Oi, Rodrigo! Estamos em Saint German (estação Saint Michel Notre Dame) e temos qu ir pro CDG na quinta bem cedo (24/05 dia de greve). O voo é as 10h da manhã. Li em alguma resposta que o RER B só vai até Gare du Nord vindo do aeroporto. De Paris para CDG vale o mesmo? Teríamos que trocar de RER na Gare du Nord? Estamos considerando ir até Opera pegar um RoissyBus. Você acha que será mais tranquilo? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Patrícia, sim, vale o mesmo. Nós dias de greve é preciso trocar de trem RER B na Gare du Nord tanto na ida quanto na volta. Será menos trabalhoso pegar o Roissybus mas cheguem com bastante antecedência, com certeza terão muitas pessoas fazendo o mesmo.
Isabella Moraes
Boa noite! Comprei passagens de trem+ônibus para o Mont Saint Michel no dia 27 de junho e volta dia 28 porque tenho reserva de hotel lá para esta noite. Depois vi o calendário de greve e me desanimei. Não tenho outra opção, não é?
Rodrigo Lavalle
Isabella, em dias de greve nem todos os trens são cancelados, pode ser que o seu faça a viagem no dia. Caso ele seja cancelado você pode pegar o trem seguinte ou algum outro que vá até Rennes (a cidade de onde sai o ônibus para o Mont Saint Michel).
Cauana Campos
Olá,
Estarei em Paris dias 6,7,8, 9 e 10 de Junho (qua a dom) em Paris. Vi que dias 7 e 8 haverá greve, porém vi que o trem que vai até a Disney aparentemente não está sendo afetado pela greve.
Pra vocês qual seria a melhor opção: Visitar Versailles logo no dia 6 (sem greve, mas que imagino que possa estar mais cheio) e Disney no dia 7 (pois o trecho do trem A não está na greve)?
Ou então visitar Versailles dia 7, um dia com greve, de ônibus 171? ( Será que estará mais vazio)?
Estaremos próximos a Nation.
Muito obrigada!
Cauana
Rodrigo Lavalle
Cauana, com o caminhar da greve os trens RER C que ligam Paris à Versailles (estação Versailles Rive Gauche) não estão fortemente afetados. Eles estão passando com intervalos de 15 ou 30 minutos. Veja alguns horários de passagem na estação Saint Michel Notre Dame (a mais central em Paris): 08:11, 08:26, 08:41, 8:56, 09:11, 09:42, 09:58 etc. De qualquer forma eu evitaria os dias de greve. Ir de ônibus 171 seria em último caso pois a viagem é demorada com muitas paradas.
Lucas
Rodrigo, queria saber se trens pra Londres (EuroStar) e pra Amsterdã (Thalys) podem ser afetados pela greve.
Rodrigo Lavalle
Lucas, sim, alguns leitores já tiveram trens para Londres cancelados. Mas a empresa os colocou no trem seguinte.
Danielle
Olá, temos planos de ir à Versailles, mas estamos em dúvida entre ir de ônibus na sexta (18/05) ou no sábado (19/05) – ambos dias com greve programada – ou irmos de trem no domingo (20/05). Na opinião de vocês, qual seria a melhor escolha: ir de ônibus nos dias de greve, ou deixar para ir de trem no domingo, mesmo sendo um dia com maior movimento no palácio? Desde já agradeço pela informação!
Rodrigo Lavalle
Danielle, eu iria em um dia sem greve.
Caroline Lima
Olá, boa tarde, no dia 13 (marcado em vermelho), planejei a ida a Versalhes, qual grau de afetação vocês acham que sofreria o trajeto?No dia 14 precisarei usar um RER pra dentro de Paris, também serão reduzidos? Desde já agradeço.
Rodrigo Lavalle
Caroline, o grau de paralisação só é anunciado no dia anterior ao da greve. Geralmente nos dias de greve o trem RER C que liga Paris à estação Versailles Rive Gauche, está passando com intervalos de 15 e 30 minutos. Clique aqui e, no dia 1é/05, verifique os horários para o dia 13.
monalisa
Comprei uma passagem ontem pela SNCF com destino a Vernon para dia 24/05 listado com um dia de greve. A linha é RER E (Intercité). . Saindo da estação Saint Lazare. Sera afetada? Eles vendem mesmo sabendo que é dia de greve?
Desde já agradeço
Rodrigo Lavalle
Monalisa, o trem que sai de Saint Lazare com destino à Vernon é o trem Intercités da linha J, não teria sido para esse trem que você comprou a passagem?
Nadieg Pacheco
Rodrigo, boa tarde!
Obrigada pela resposta, só não entendi por que terei que descer na Gare du Nord. Meu hotel fica perto da estação Saint Michel Notre Dame. Eu iria descer ali e andar 05 min até o hotel.
Novamente Grata.
Rodrigo Lavalle
Nadieg, nos dias de greve a Gare du Nord é o ponto final do trem RER B vindo do aeroporto CDG. Você terá imperativamente que descer do trem e pegar outro RER B que continuará o caminho.
Nadieg Pacheco
Rodrigo, boa tarde!
Chegarei em Paris dia 13/05. Dia de greve nos trens. Não estou conseguindo achar esse código de trem de 06 digitos para pesquisar como tem se comportado o trem RER B. Você saberia me dizer quais são esses dígitos numéricos?
Grata
Rodrigo Lavalle
Nadieg, trens RER não tem esse código. Isso é somente para trens TGV. Vários leitores nos disseram que mesmo em dias de greve está tranquilo pegar o trem RER B no aeroporto CDG com destino a Paris. Você terá que imperativamente descer na Gare du Nord e lá pegar outro meio de transporte até o seu hotel.
leda
Bom dia. Farei o trajeto Strasbourg-Paris de TGV e Paris-SPaulo de AirFrance no dia 29-05, dia previsto de greve no TGV mas não necessariamente na AirFrance. O que vc me aconselha a fazer? Remarcar as passagens agora mesmo, pagando para remarcar? Arriscar? Não ir para Strasbourg? Super obrigada
Rodrigo Lavalle
Ieda, nos dias de greve que já aconteceram, somente 3 em cada 5 trens TGVs que ligam Paris a região leste da França (onde fica Strasbourg) funcionaram. Eu acho arriscado depender do TGV nesse dia, principalmente se o seu voo de volta para o Brasil é no mesmo dia.