Nesse final de semana muitos leitores nos perguntaram se é verdade que acontecerá uma super greve nos transportes em Paris em abril. Ao que tudo indica, sim.
Os ferroviários da empresa pública SNCF estão muito preocupados com as reformas propostas por seus dirigentes e pelo governo. Entre elas estão a mudança de estatuto da empresa – que passaria a ser uma sociedade anônima – e o fim do estatuto cheminot para os novos funcionários – que passariam a ser admitidos dentro do contrato privado de trabalho. O estatuto cheminot – o 1° data de 1920 – é uma conjunto de direitos, garantias e benefícios conseguidos pelos funcionários da SNCF ao longo dos anos.
O governo francês e a direção da SNCF já garantiram que somente os novos funcionários entrarão no novo estatuto. Os antigos manterão seus direitos, garantias e benefícios arduamente alcançados. Mas, como gato escaldado tem medo de água fria, os funcionários estão receosos. A ministra dos transportes Elisabeth Borne está disposta a negociar com os sindicatos dia a noite até chegar a um acordo que impeça a greve, marcada para começar no dia 03 de abril.
Caso a greve aconteça
Caso aconteça, a greve deverá afetar todo o conjunto administrado pela empresa SNCF: os trens RER (ligam Paris às cidades próximas e aos aeroportos – RER B, à Disney- RER A, ao castelo de Versailles – RER C etc); os trens comuns Transilien, TER e Intercités (que ligam Paris às cidades próximas e ao interior da França) e os trens de alta velocidade TGV. Geralmente as 14 linhas do metrô parisiense, por serem administradas por outra empresa, a RATP, costumam funcionar durante as greves dos funcionário da SNCF, mas nada ainda foi divulgado.
Essa promete ser a maior greve do setor na França (comparável a de 1995). Serão ao todo 36 dias de greve distribuídos em 3 meses (abril, maio e junho). Ela começa no dia 03/04, logo após o feriado de Páscoa, e vai até o dia 28/06, pegando também as férias de primavera. A cada 2 dias de greve, haverá 3 dias sem greve, veja abaixo o calendário:
Em greves anteriores houve redução de 20 a 66% no número de trens RER em circulação (4 trens em 5 circulam; 2 em 3 ou 1 em 3, dependendo da linha); redução de 60% (2 trens em 5 circulam) no número de trens comuns e redução de cerca de 33% (2 trens em 3 circulam) no número de TGVs.
As informações relativas à circulação dos trens estarão disponíveis a partir das 17:00 (horário da França) do dia anterior ao da viagem. Mesmo que haja greve não quer dizer que todos os trens serão cancelados.
Você encontraessas informações sobre os trens TGV e Intercités no site da SNCF (clique aqui para acessar a página com informações sobre a greve) ou da OUI.sncf (clique aqui). É possível também verificar se o seu trem circulará nessa página, clique aqui.
Informações atualizadas sobre a greve dos trens RER clique aqui.
Se você comprou passagens OUIGO, clique aqui.
Informações sobre reembolsos clique aqui.
Outras alternativas
Se você chega ou sai de Paris no dias marcados em vermelho no calendário acima se prepare e tenha muito paciência. Saia do hotel com bastante antecedência. Existem outros meios de transportes ligando Paris aos aeroportos e vice-versa: os ônibus Roissybus (para o Charles de Gaulle) e Orlybus (para Orly), os ônibus Bus Direct da Air France, os táxis e transfers particulares. Leia sobre todas essas opções aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
142 Comentários
Venina
Boa tarde. Nos dias não marcados de vermelho os trens funcionam normalmente ou há alguma redução?
Rodrigo Lavalle
Venina, geralmente a greve começa às 19:00 do dia anterior ao 1° dia da greve e vai até às 08:00 do dia seguinte ao 2° dia de greve.
maira boari
rodrigo, olhei nos links que vc indicou, mas fiquei com uma dúvida; a paralisação de alguns trens é total ou eles funcionariam em alguns períodos, saberia me informar?
Rodrigo Lavalle
Maira, a paralisação não é total. Alguns horários são cancelados ou há a diminuição do número de trens que fazem determinado trajeto.
Wanessa
Rodrigo, tenho trem noturno agendado pela Trenitália para o dia 14/5 (um dos dias programados para a greve) saindo de Paris para Milão. Fiz uma busca e não encontrei informações sobre paralisação da Trenitalia. Sabe me dizer se tá rolando tb?
eliane
Rodrigo, boa tarde!! Como faço para ir de Paris para Bruxelas/Bruges? Essa linha também entrará em greve dia 18/04? Grata,
Rodrigo Lavalle
Eliane, o trem TGV (trem de alta velocidade) para Bruxelas sai de Paris da Gare du Nord. Geralmente trem para a Bélgica (Thalys) não é afetado pela greve mas só saberemos com certeza no dia anterior a partir das 17:00.
Ana Paula
Bom dia Rodrigo,
Vou viajar dia 18/06 de Paris para Londres e verifiquei que nesse dia tera greve, nao comprei o ticket de trem, posso comprar?
Dia 23/06 vou de Londres para Bruxelas tb consta greve, esta linha esta sendo afetada?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana, na greve que aconteceu nos dia 8 e 9 de abril cerca de 25% dos trens ligando Paris a Londres foram cancelados. Compre sabendo que o seu trem poderá ser afetado, isso você só ficará sabendo a partir das 17:00 do dia anterior (clique aqui).
Robinson
Bom dia Rodrigo, tenho passagem eurostar pra Londres dia 19/04/2018, parece que haverá greve neste dia será que vai funcionar?! Você disse que em greves anteriores funcionou normal!?
Em caso de não funcionar sabe dizer como ficam as passagens compradas? Fazem Estorno dos Valores ou podemos utilizar as passagens no dia seguinte?! Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Robinson, a greve dos dias 8 e 9 de abril paralisou cerca de 25% dos Eurostars. O site da empresa de trens, a SNCF, diz que todas as informações relativas à circulação dos trens estarão disponíveis no dia anterior ao da viagem, a partir das 17h (horário da França). Você poderá verificar se o seu trem circulará nessa página, clique aqui.
Você pode também verificar no site da Eurostar, clique aqui. Segundo o site você pode remarcar a sua passagem ou pedir um reembolso, clique aqui para mais informações.
Tatianna Trujillo
Olá! Estou um pouco preocupada pois estava programando a Disney para dia 18 e no dia 19 irei de Air France para a Itália. Saberia dizer como está a situação atual do trem RER A que vai para Disney e também da Air France? Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Tatianna, nos dois dias em que a greve já aconteceu, 03 e 04 de abril, o ramo do trem RER A que liga Paris à Disney funcionou quase normal. É preciso esperar até 17:00 do dia anterior para saber com certeza se ele será afetado na greve dos dias 18 e 19.
Com relação à Air France os dias de greve serão 7, 10, 11, 17, 18 23 e 24 de abril. O site oficial da empresa diz que informará aos clientes por SMS ou email a situação dos voos. Você pode também verificar em “Minhas Reservas” no site da Air France.
silvio
bom dia
Estarei de ferias em paris no período de 27 de abril até 01 de maio .Estarei vindo de bruxelas de trem e dia 01 de maio saindo de paris pelo aeroporto charles degaule.Com relação ao metro e onibus ; vão estar funcionando normalmente .Sábado ou domingo de abril ( 28 e 29 ) estou pretendendo visitar o palacio de versailes e nestes dias está prevista a greve da SNCF ; como ir para o versailes sem utilizar o RER .
Obrigado pela atenção aguardo retorno
Rodrigo Lavalle
Silvio, em Paris pegue o metrô linha 9 e vá até a estação Pont de Sèvres. No exterior dessa estação pegue o ônibus comum n°171 até o castelo de Versailles.
maria
Vou para França em junho e já tenho a passagem aérea SP- Paris e do trem de Paris para Lyon , meu destino final.
O dia que chego ai, 23/6 é um dos dias de greve. Se o trem de meu horario não circular perco a passagem ou no mesmo dia é possível remarcar?
Rodrigo Lavalle
Maria, você pode pegar o trem seguinte com direção a Lyon ou outro trem que pare em Lyon. Clique aqui e verifique, a partir das 17:00 do dia 22/06, se o seu trem será afetado pela greve.
Carolina Leal
Oi, Rodrigo, tudo bem? Vocês vão atualizar o post com as primeiras impressões sobre a greve? Estou muito sem saber o que fazer para voltar de Bruxelas no dia 03/05.
Rodrigo Lavalle
Carolina, a greve que aconteceu nos dias 3 e 4 de abril afetou muito pouco os TGVs Thallys (eles fazem o trajeto França-Bélgica). Como o seu trem sai de Bruxelas em direção a Paris você não precisa se preocupar.