Nesse final de semana muitos leitores nos perguntaram se é verdade que acontecerá uma super greve nos transportes em Paris em abril. Ao que tudo indica, sim.
Os ferroviários da empresa pública SNCF estão muito preocupados com as reformas propostas por seus dirigentes e pelo governo. Entre elas estão a mudança de estatuto da empresa – que passaria a ser uma sociedade anônima – e o fim do estatuto cheminot para os novos funcionários – que passariam a ser admitidos dentro do contrato privado de trabalho. O estatuto cheminot – o 1° data de 1920 – é uma conjunto de direitos, garantias e benefícios conseguidos pelos funcionários da SNCF ao longo dos anos.
O governo francês e a direção da SNCF já garantiram que somente os novos funcionários entrarão no novo estatuto. Os antigos manterão seus direitos, garantias e benefícios arduamente alcançados. Mas, como gato escaldado tem medo de água fria, os funcionários estão receosos. A ministra dos transportes Elisabeth Borne está disposta a negociar com os sindicatos dia a noite até chegar a um acordo que impeça a greve, marcada para começar no dia 03 de abril.
Caso a greve aconteça
Caso aconteça, a greve deverá afetar todo o conjunto administrado pela empresa SNCF: os trens RER (ligam Paris às cidades próximas e aos aeroportos – RER B, à Disney- RER A, ao castelo de Versailles – RER C etc); os trens comuns Transilien, TER e Intercités (que ligam Paris às cidades próximas e ao interior da França) e os trens de alta velocidade TGV. Geralmente as 14 linhas do metrô parisiense, por serem administradas por outra empresa, a RATP, costumam funcionar durante as greves dos funcionário da SNCF, mas nada ainda foi divulgado.
Essa promete ser a maior greve do setor na França (comparável a de 1995). Serão ao todo 36 dias de greve distribuídos em 3 meses (abril, maio e junho). Ela começa no dia 03/04, logo após o feriado de Páscoa, e vai até o dia 28/06, pegando também as férias de primavera. A cada 2 dias de greve, haverá 3 dias sem greve, veja abaixo o calendário:
Em greves anteriores houve redução de 20 a 66% no número de trens RER em circulação (4 trens em 5 circulam; 2 em 3 ou 1 em 3, dependendo da linha); redução de 60% (2 trens em 5 circulam) no número de trens comuns e redução de cerca de 33% (2 trens em 3 circulam) no número de TGVs.
As informações relativas à circulação dos trens estarão disponíveis a partir das 17:00 (horário da França) do dia anterior ao da viagem. Mesmo que haja greve não quer dizer que todos os trens serão cancelados.
Você encontraessas informações sobre os trens TGV e Intercités no site da SNCF (clique aqui para acessar a página com informações sobre a greve) ou da OUI.sncf (clique aqui). É possível também verificar se o seu trem circulará nessa página, clique aqui.
Informações atualizadas sobre a greve dos trens RER clique aqui.
Se você comprou passagens OUIGO, clique aqui.
Informações sobre reembolsos clique aqui.
Outras alternativas
Se você chega ou sai de Paris no dias marcados em vermelho no calendário acima se prepare e tenha muito paciência. Saia do hotel com bastante antecedência. Existem outros meios de transportes ligando Paris aos aeroportos e vice-versa: os ônibus Roissybus (para o Charles de Gaulle) e Orlybus (para Orly), os ônibus Bus Direct da Air France, os táxis e transfers particulares. Leia sobre todas essas opções aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
142 Comentários
Ana Guimarães
Oi. Vcs indicam algum transfer de confiança? Qual o valor, por favor. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Ana, iremos entrar em contato com você por email.
Marcelo Ramos
Boa tarde,
Tenho dois clientes, que tem tkt do TVG de Paris para Boudeaux, no dia 22MAR. Pode me confirmar se o TVG também vai parar com a greve?
Rodrigo Lavalle
Marcelo, os trens, inclusive os TGVs serão afetados. Não sei lhe dizer se não haverá nenhum TGV para Bordeaux ou se haverá menos trens. Nem a própria SNCF sabe. O conselho da empresa é que os viajantes acompanhem as notícias pelo site. Clique aqui e acompanhe as informações no site de vendas de passagem da SNCF.
Célio Fonseca
Valeu o alerta, obrigado. Estarei na França em maio próximo, dos dias assinalados acima, tem um trecho de Luxemburgo a Estrasburgo no dia 09/05.
Sendo um trecho com saída em outro país existe a possibilidade de ser cancelado? Agradeço a ajuda.
Rodrigo Lavalle
Célio, sim, existe. Em greves passadas os trens indo e vindo de Londres, Bélgica e Alemanha não sofreram perturbação. De qualquer forma é preciso esperar o início da greve para saber com certeza quais linhas e serviços serão afetados e quais serão as alternativas de transporte propostas pelo governo. De qualquer forma, clique aqui e acompanhe as informações no site de vendas de passagem da SNCF.
Luciana
Sabe dizer se quem compra o navigo de uma semana tem o bilhete expendido caso pegue a greve?
Cauana
Ola!
Qual a melhor alternativa para visitar Versailles sem RER? Seria o ônibus 171 indicado em https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/18/quando-e-como-visitar-versailles/ ?
Quanto tempo leva a ida de ônibus?
O trem N estará em greve também?
Estaremos hospedados próximo ao Metrô Alesia e teremos o Navigo Decouverte.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Cauana, sim, caso realmente a greve aconteça, a melhor alternativa seria o ônibus 171 (geralmente os ônibus e o metrô não participam das greves da SNCF). O trem N participa da greve. De qualquer forma é preciso esperar o início da greve para saber com certeza quais linhas e serviços serão afetados e quais serão as alternativas de transporte propostas pelo governo.
Rosa Buscacio
Boa tarde! Os trens Eurostar tb participarão da greve?
Rodrigo Lavalle
Rosa, em outras greves o Eurostar não foi afetado. É preciso esperar a greve começar para ter certeza.
Carolina Leal
Eita, tenho passagem comprada de trem (aéreo desmembrado) de Bruxelas para Paris no dia 03/05. O q eu faço? Rodrigo/Lina, também queria uma dica de algum parceiro de vocês (acho q tinha no passado) q resida na Bélgica, blogueiro de viagem ou página assim como a de vocês.
Rodrigo Lavalle
Carolina, na greve de 2016 o TGV que faz Paris-Bruxelas-Paris não foi afetado. É preciso esperar o início da greve para saber quais trajetos serão afetados e em qual proporção.
Tente o ‘Uma Brasileira na Bélgica’, clique aqui.
Alyson
Olá, obrigado pelo alerta.
Minha esposa e eu temos passagens de TGV comprada para o dia 13/04/2018 de Paris a Genebra, e esse dia está incluso no calendário da greve.
Supondo que nosso trem seja afetado pelo grevistas e não saia da estação, nossos bilhetes serão aceitos no próximo horário para o mesmo destino?
Rodrigo Lavalle
Alyson, geralmente sim mas sem garantia dos assentos. Em greves anteriores era possível até mesmo pegar um outro TGV qualquer que parasse no destino do viajante, clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto.
Ana Guimarães
Estarei chegando dia 4, espero que essa greve não engarrafe mais ainda a cidade.
Vitória
Olá.
O SNCF opera o Eurostar de Paris a Londres? Comprei passagens de Paris a Londres por ele, para um dos dias da greve.
Rodrigo Lavalle
Vitória, sim, opera, mas na última greve, em 2016, o Eurostar (trem TGV que liga Paris a Londres) não foi afetado. Fique atenta à página da empresa (clique aqui) para saber como ficará a situação após iniciada a greve. Nós também postaremos artigos sobre o assunto.