O Centre Pompidou está fechado desde final de novembro. O Louvre, Versailles e Orsay fecharam estes últimos dias. Não se trata de um movimento organizado, com datas previstas. Ele está com as características de uma bola de neve. O Pompidou começou e agora todos estão entrando na dança. Dei uma olhada nos sites dos principais museus e não há nada de definitivo. A direção de cada um deles pede desculpas ao público e avisa que é impossível prever os dias e horários em que o museu estará aberto novamente.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
36 Comentários
Sueli
Ah… estou planejando minha primeira vez a Paris… não acredito q terei todo este azar…
Alexandre
Musées franciliens : réouverture partielle malgré la grève
05.12.2009, 13h00 | Mise à jour : 13h37
http://www.leparisien.fr/loisirs-et-spectacles/musees-franciliens-reouverture-partielle-malgre-la-greve-05-12-2009-734375.php
Alors que le musée d’Orsay et Beaubourg sont totalement fermés au public pour cause de mouvement social, le château de Versailles, fermé vendredi en raison de la grève, est ouvert, a annoncé samedi le service de presse de cet établissement.
Perturbé depuis mercredi, le musée du Louvre a rouvert au public «à 70%», selon le service de presse de l’établissement public.
Les visiteurs ont pu entrer à partir de 11h30, à l’issue de l’assemblée générale quotidienne des personnels. La grève a été reconduite mais des salles et les expositions temporaires ont pu rouvrir. La direction a constaté que les grévistes laissaient entrer le public, alors que ce n’était pas le cas jeudi, selon elle.
Depuis mercredi, un mouvement de grève à l’appel de l’intersyndicale (FO-CGT-Sud-Unsa) du ministère de la Culture, destiné à protester contre les suppressions d’emplois à venir, affecte certains musées et monuments nationaux.
Les musées municipaux tels que le musée Carnavalet, le musée d’Art moderne de la ville de Paris, le musée Cernushi, ne suivent pas ce mouvement national. Il semble qu’ils profitent même du mouvement social en accueillant des visiteurs frustrés de culture.
Beth
Claudia
Eu vi a exposição pela Globo News e achei muito interessante. Inclusive não sabia que o Saint-Exupèry tinha sofrido 5 desastres de avião…
Por outro lado, já sofri várias decepções em Paris, o que dá mais vontade de voltar… Meu único medo é de atentados terroristas, mas fazer o que?
Tem mais é que ir em frente e usar “figa”, risos. Eu já passei por muitos sustos em viagens, mas continuo insistindo…
Abs.
Beth
Eymard
Eu estou achando uma pena, mas não é a 1a. vez que acontece. Esses “aluguéis” das principais obras dos museus rendem muita grana e o d’Orsay vai passar mais de ano em obras. Mas estava precisando! Por outro lado, tem tanta coisa mais para ver e fazer em Paris que dá para compensar. Eu nunca consigo fazer tudo que planejei para uma viagem, risos. Desta vez eu estou planejando explorar áreas diferentes da cidade, para variar… Além de rever o de sempre, risos..
Abs.
Cláudia Oiticica
Ontem fui ver a exposição do Pequeno Príncipe e estava tudo fechado devido as chuvas que alagaram algumas partes na Oca e já fiquei decepcionada, imagina chegar em Paris e não poder ver os museus que se quer.
EYMARD
A Adriana tem razao! Greve ‘e mesmo uma instituicao parisiense (ate o nome vem de la. Da famosa praca!!!). Nao sao como algumas greves que acontecem por aqui (que duram meses….). Sao inesperadas e rapidas. As vezes abrem e voltam a fechar. Portanto, quem estiver la, tem que ir acompanhando. Pior, como disse a Beth, ‘e quando algumas obras principais viajam. Dai nao tem jeito. Tem que reprogramar!!!
Beth
Jorge
Eu viajo no fim do mês, não vejo a hora, risos. Mas estou preocupada com o clima, está quente demais e consequentemente chovendo muito….
Estou achando uma pena essa turnê dos impressionistas do d’Orsay. Eu também já peguei greve de tudo em Paris, sem falar em inundação do Sena que também para o metro… Uma vez nós voltamos da Normandie na madrugada e eu pequei aquela pista baixa ao lado do Sena e achei os barcos ancorados na margem MUITO altos, risos. Não deu outra, era o começo da inundação… Até o bateau mouche para.
Abs
jorge fortunato
Beth
Lembro que em 2007 voltando de Praga cheguei em Paris e estava aquele clima da greve. Peguei o trem para ir até Saint Michel, mas só seguiu até a Gare du Nord. De lá peguei o metrô, um pequeno transtorno. Por sorte os trens da SNCF não pararam. E vc viaja quando?
Beth
Jorge
Greve de transportes é muito pior. Para tudo!
Abs.
jorge fortunato
É para desanimar qualquer um, principalamente para quem vai pela primeira vez ou vai ficar poucos dias. De todas as vezes que visitei Paris nunca teve greve de museus. Em 2007 teve uma greve de trens/metrô e eu fiquei preocupado, mas não tive nenhum problema e tudo transcorreu super bem. Boa sorte para quem está viajando.