Quentinho, cremoso, ligeramente crocante… O Gratin Dauphinois, ou o nosso gratinado de batata, vive na memória de qualquer francês.
Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris
O Gratin Dauphinois é um prato reconfortante que agrada crianças e adultos, remete a infância e não é nada difícil de fazer. Quem diz não gostar, nunca provou um verdadeiro!
Nesse artigo, além da receita original de gratin dauphinois, vamos ensinar também alguns segredos e truques para chegar a perfeição.
Os ingredientes
Batata: tem que ser do tipo firme, de preferência a Charlotte ou a Roseval.
Alho: esfregue no prato para um sabor leve ou o pressione direto no creme de leite, para um sabor marcante.
A receita original era feita só com creme de leite, mas os tempos mudaram e se você quiser uma receita mais leve vale colocar metade creme e metade leite. Não use leite desnatado!
Queijo: a receita original é sem queijo… Mas um gruyère ralado (emmental, não!) nunca fez mal a ninguém.
Preparo
Há muitas maneiras de fazer o gratin dauphinois. Tudo depende do tempo disponível e a textura que você prefere.
Na receita tradicional (veja mais abaixo) as batatas são imersas no creme de leite e cozidas a 150 graus por 1h30 a 2h. Os puristas cozinham a 120 graus por 2h30 -3h! Cozinhar longa e lentamente é melhor para o sabor e a consistência das batatas. Apenas tome cuidado para que não sequem.
Pré-cozidas: você também pode cozinhar as batatas cortadas em uma panela grande com leite e depois seguir a receita original. Levará menos tempo.
O sommelier brasileiro Luiz Batistello está oferecendo um curso online onde você vai aprender sobre os melhores vinhos e queijos franceses e como fazer uma harmonização perfeita entre eles.
Dia 12/11 às 20h de Brasília via Zoom.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES
Gratin Dauphinois: a receita original
Ingredientes para 6 pessoas:
- 1,6 kg de batatas
- 1,5 litros de creme de leite
- 1 ou 2 dente de alho
- sal e pimenta
- manteiga
Modo de preparo:
Descasque e corte as batatas em rodelas. Esfregue um prato com o alho, esmagando um pouco. Disponha as batatas no prato em camadas regulares, cada camada com sal e pimenta. Cubra tudo com o creme de leite e agite ligeiramente o prato para distribuir bem. Coloque alguns pedaços de manteiga por cima, sal e pimenta.
Asse cerca de 2h30 a 120 graus. As batatas vão absorver o creme de leite, o creme deve ficar levemente dourado e as batatas derretendo. Se quiser, no final, aumente o forno para 200 graus por cinco minutos para aumentar o dourado da crosta.
O gratin dauphinois acompanha lindamente carne de boi, carne de porco, vitela, cordeiro. Fica divino servido com uma salada verde como prato principal. Pode ser preparada antecipadamente. Neste caso, cozinhe menos 30 minutos e esquente por 30 minutos na mesma temperatura.
Variantes
Gratinado de batata com legumes: substituição total ou parcial das batatas por cenouras, batata doce e outros legumes que suportam serem cozidos por muito tempo. Não escolha legumes “soft” pois podem se transformar em puré .
Bon appétit!
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
maria helena nascimento
vou fazer logo logo com a sugestão de colocar leite e nós moscada ,mas vou testar primeiro a original. obrigada. maria helena nascimento
Rodrigo Lavalle
Maria Helena, obrigado pela sugestão.
Cristine
Receita com sabor de infância. Creme de leite bem gordo e emental em lascas para aquela gratinada final.
Sonia Maria Mouta Pereira
Acompanho o Conexão Paris desde seu início…Amo e recomendo!
Jean Pierre
e uma receita maravilhosa,mas gosto ainda mais se for feita com refugado
Vera Roma
batatas sāo deliciosas , eu gosto até de puré….
costumo fazer essa receita , mas nunca cozinhando no c. de leite….hummmmm e com queijo gruyere deve fazer a diferença ….
TESTANDO AMANHĀ
VERA SELVAGGIO
adorei ja fiz algumas vezes qdo o David era vivo como lembrança vou fazer esta semana
Sonia W. Goldman
Adorei a receita vou fazer !!!
Marcos
Do meu humilde (e gourmand!) ponto de vista a receita ideal levaria legumes, como sugeriu a Karen, o queijo da Vivian Mara Côrtes Camargo, a cebola da “tartiflette” da Sophia e a noz-moscada da Lívia.
Madá
Essa receita é maravilhosa, como disse a Francy, assim que refrescar vale muito fazer. Para acelerar um pouco o tempo de cozimento e ter mais camadas, eu corto essas rodelas da batata bem fininhas e às vezes monto em ramekins . Gostei das variantes de legumes!
Rose Colling
Estou tentando fazer o pin da receita e não consigo pq ao marcar não aparece a foto.
Rodrigo Lavalle
Rose, a foto do artigo não aparece para você?
Abraços.