Com a presença em Grasse de Chanel, Dior e Vuitton, as flores plantadas para a indústria do perfume de luxo possui agora visibilidade internacional.
Há dez anos atrás, a sonolenta cidade de Grasse atraía pela sua história e pelas suas três indústrias de perfumes Fragonard, Gallimard, Molinard.
Em 2016, Grasse muda de registro com a chegada de famosas marcas atraídas por um savoir faire ancestral e se transforma em centro das atenções da mídia francesa e internacional.
Na verdade, a presença da Chanel na região é bem antiga graças à uma parceria com a tradicional família Mul, produtores exclusivos de flores para os perfumes da marca. São eles os responsáveis pelas plantações de jasmim, presentes na fórmula original do N° 5, e das rosas que Chanel utiliza para o Extrato N° 5, a versão mais chic do mítico perfume.
Dior também já esteve instalada na região, na época áurea da cidade. Para a marca, trata-se agora de um retorno com a re-inauguração do Castelo Colle Noire, antiga residência do estilista, e com a assinatura de novas parcerias com novos produtores de flores.
Quanto à griffe Vuitton, ela acabou de inaugurar o domínio chamado Fontaines Parfumées, propriedade do groupe LVMH. O local é a sede do novo laboratório dos perfumes Louis Vuitton, que retoma assim a fabricação de perfumes interrompida durante os anos 1920. Ao escolherem Grasse, Vuitton e Dior ajudam a redourar o brasão desta cidade histórica e ficam próximos às suas extraordinárias plantações de flores.
No anos 1990, Grasse correu o risco de perder sua identidade com o lento desaparecimento da cultura de plantas para perfumes. Neste momento, enquanto a especulação imobiliária substituía as colinas e suas flores magníficas por imóveis, as plantações eram relocadas para países como Marrocos, Turquia, Egito.
Graças aos grupos do luxo, e suas políticas de proteção do artesanato e de retorno às fontes históricas, nestes últimos anos a cidade saiu da sua letargia e se tornou de novo dinâmica. Ela atraiu jovens biólogos que se lançarem na plantação de flores e, em torno deles, foi criada a associação Les Fleurs d’Exception du Pays de Grasse com o objetivo de dinamizar a vocação original da cidade.
A nova Grasse voltou a ser o centro mundial de matérias primas caríssimas e excepcionais, produzidas em pequena quantidade e reservadas às indústrias do luxo. As rosas de Grasse, sobretudo as das plantações reservadas à Chanel, servem de medida para todas as outras produções mundiais e são de 10 a 20 vezes mais caras que as outras.
De todas as flores de Grasse a mais emblemática é a rosa chamada Centifolia, cem folhas. Ela é excepcional pelo seu tamanho e pelo seu perfume. Ela é também frágil e sua colheita deve ser feita imperativamente no dia da sua eclosão, senão ela se torna inutilizável. Ela é colhida todos os dias, no mês de maio, daí seu apelido, a Rosa de Maio.
O prefeito de Grasse já prepara um dossier para que a cidade seja classificada na lista do pratrimônio cultural imaterial da Unesco pelo seu savoir faire ligado aos perfumes.
Para terminar, uma dica: quando estiver na Côte d’Azur e visitar Grasse não deixe de conhecer os jardins da Villa Noailles e a plantação de flores chamada Le domaine du Mas de l’Olivine.
Como chegar em Grasse
Saindo de Paris temos quatro opções, de ônibus, de carro, de trem TGV ou de avião.
. De trem. Dependendo da data da viagem e horário, é possível fazer o percurso de trem entre 6h20 e 7h, saindo de Paris Gare de Lyon. Os preços também variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. Além disso, fique de olho nas baldeações que normalmente são feitas nas cidades de Cannes ou Marseille. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. Paris/Nice e em seguida de carro ou trem até Grasse. A viagem de avião entre Paris e Nice dura 1h30. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Nice ou Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. A viagem de Paris pode durar em média 8h30. Passando pela charmosa cidade de Beaune e pela também encantadora Lyon. Se preferir, alugue um carro em Cannes ou Nice, a viagem é rápida. De Cannes é possível fazer o trajeto em meia hora, de Nice, 50 minutos. Aproveite e dê uma passada em Mougins, um lindo vilarejo medieval, típico da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. É possível ir até Nice de ônibus, esta é a opção mais barata com preços em torno de 44 euros (dependendo da época da viagem). O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é longo, 15h30 horas, com uma parada na cidade de Lyon. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
2 Comentários
Olivia Oliveira
Conheci Grasse e a Fragonnard. Amei