Com a presença em Grasse de Chanel, Dior e Vuitton, as flores plantadas para a indústria do perfume de luxo possui agora visibilidade internacional.

Há dez anos atrás, a sonolenta cidade de Grasse atraía pela sua história e pelas suas três indústrias de perfumes Fragonard, Gallimard, Molinard.

Em 2016, Grasse muda de registro com a chegada de famosas marcas atraídas por um savoir faire ancestral e se transforma em centro das atenções da mídia francesa e internacional.

As plantações de rosas da Chanel em Grasse. Foto Natalie Portman © Christian Dior Parfums publicado pela revista Elle/juin, 2016

As plantações de rosas da Chanel em Grasse. Foto Natalie Portman © Christian Dior Parfums, revista Elle/juin, 2016

Na verdade, a presença da Chanel na região é bem antiga graças à uma parceria com a tradicional família Mul, produtores exclusivos de flores para os perfumes da marca. São eles os responsáveis pelas plantações de jasmim, presentes na fórmula original do N° 5, e das rosas que Chanel utiliza para o Extrato N° 5, a versão mais chic do mítico perfume.

La Colle Noire, da Dior em Grasse

La Colle Noire, da Dior em Grasse

Dior também já esteve instalada na região, na época áurea da cidade. Para a marca, trata-se agora de um retorno com a re-inauguração do Castelo Colle Noire, antiga residência do estilista, e com a assinatura de novas parcerias com novos produtores de flores.

Sede do laboratório da Vuitton

Sede do laboratório da Vuitton

Quanto à griffe Vuitton,  ela acabou de inaugurar o domínio chamado Fontaines Parfumées, propriedade do groupe LVMH. O local é a sede do novo laboratório dos perfumes Louis Vuitton, que retoma assim a fabricação de perfumes interrompida durante os anos 1920. Ao escolherem Grasse, Vuitton e Dior ajudam a redourar o brasão desta cidade histórica e ficam próximos às suas extraordinárias plantações de flores.

No anos 1990, Grasse correu o risco de perder sua identidade com o lento desaparecimento da cultura de plantas para perfumes. Neste momento, enquanto a especulação imobiliária substituía as colinas e suas flores magníficas por imóveis, as plantações eram relocadas para países como Marrocos, Turquia, Egito.

Graças aos grupos do luxo, e suas políticas de proteção do artesanato e de retorno às fontes históricas, nestes últimos anos a cidade saiu da sua letargia e se tornou de novo dinâmica. Ela atraiu jovens biólogos que se lançarem na plantação de flores e, em torno deles, foi criada a associação Les Fleurs d’Exception du Pays de Grasse com o objetivo de dinamizar a vocação original da cidade.

Plantação de rosas da família para Chanel

Plantação de rosas da família Mul para Chanel

A nova Grasse voltou a ser o centro mundial de matérias primas caríssimas e excepcionais, produzidas em pequena quantidade e reservadas às indústrias do luxo. As rosas de Grasse, sobretudo as das plantações reservadas à Chanel, servem de medida para todas as outras produções mundiais e são de 10 a 20 vezes mais caras que as outras.

De todas as flores de Grasse a mais emblemática é a rosa chamada Centifolia, cem folhas. Ela é excepcional pelo seu tamanho e pelo seu perfume. Ela é também frágil e sua colheita deve ser feita imperativamente no dia da sua eclosão, senão ela se torna inutilizável. Ela é colhida todos os dias, no mês de maio, daí seu apelido, a Rosa de Maio.

O prefeito de Grasse já prepara um dossier para que a cidade seja classificada na lista do pratrimônio cultural imaterial da Unesco pelo seu savoir faire ligado aos perfumes.

Os jardins de Grasse

Os jardins de Grasse

Para terminar, uma dica: quando estiver na Côte d’Azur e visitar Grasse não deixe de conhecer os jardins da Villa Noailles e a plantação de flores chamada Le domaine du Mas de l’Olivine.

Como chegar em Grasse

Saindo de Paris temos quatro opções, de ônibus, de carro, de trem TGV ou de avião.

. De trem. Dependendo da data da viagem e horário, é possível fazer o percurso de trem entre 6h20 e 7h, saindo de Paris Gare de Lyon. Os preços também variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. Além disso, fique de olho nas baldeações que normalmente são feitas nas cidades de Cannes ou Marseille. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. Paris/Nice e em seguida de carro ou trem até Grasse. A viagem de avião entre Paris e Nice dura 1h30. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Nice ou Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. A viagem de Paris pode durar em média 8h30. Passando pela charmosa cidade de Beaune e pela também encantadora Lyon. Se preferir, alugue um carro em Cannes ou Nice, a viagem é rápida. De Cannes é possível fazer o trajeto em meia hora, de Nice, 50 minutos. Aproveite e dê uma passada em Mougins, um lindo vilarejo medieval, típico da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui. 

. De ônibus. É possível ir até Nice de ônibus, esta é a opção mais barata com preços em torno de 44 euros (dependendo da época da viagem). O ônibus sai da estação Paris Bercy e o tempo de trajeto é longo, 15h30 horas, com uma parada na cidade de Lyon. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).


grasse

Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incrí­veis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.

 

 

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris