Os franceses tem uma contagem do ano diferente da nossa. O início do ano escolar e o início da temporada cultural é no mês de setembro. O ano escolar termina no final de junho, julho e agosto as grandes férias de verão e setembro tudo recomeça.
O grande evento do ano cultural 2008/2009 será a exposição do artista Jeff Koons no castelo de Versailles.
Jeff Koons, americano, 53 anos, enfant terrible da arte contemporânea, papa do neo-pop, vai expor suas obras nos aposentos de Versailles, castelo considerado como o chef d’oeuvre da arte barroca. Na foto acima o famoso cachorro balão de Koons no Palazzo Grassi em Veneza.
Rabbit, o coelho imenso de Koons flutuando na Broadway, em New York, na festa de Thanksgiving 2008.
Desde agora grandes discussões em torno desta exposição. Aqueles que são contra consideram que a presença deste artista contemporâneo no centro de um conjunto arquitetônico e artístico de grande homogeneidade será um erro. A turma a favor considera que a barroca Versailles e as obras de Koons tem alguns ponto em comum como o gigantismo, o exagero, o lado brilhante, a importância dada ao aspecto visual. Louis XIV, o roi soleil, gostava de festas divertidas, de bailes a fantasia, das exageradas decorações barrocas. Talvez ele fosse adorar Jeff Koons.
foto: Sérgio T. Gonçalves
Fico imaginando as obras de Koons suspensas, entre os lustres, na Galerie des Glaces do castelo. Será que eu vou gostar?
Castelo de Versailles – do dia 19 de setembro 2008 até 14 de dezembro/2008.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
Laura_Diz
Pois é, eu vi e não gostei 🙂
Erica
Tive a oportunidade de ver a exposição e achei realmente intrigante! Acabou quebrando um pouco a seriedade do castelo….e o coração é fofíssimo!
angela gurgel valente
PODERIA TER FEITO NO JARDIM.. PORQUE DO JEITO QUE ESTÁ EM VERSAILLES.. TAMPADO COM UM PANO, ATRAPALHANDO O VISUAL DE QUEM ESTÁ INDO VER O PALÁCIO.. O ÚNICO DESCOBERTO É NA ESCADA DA SAÍDA QUE É UM GRANDE CORAÇÃO… ACHO QUE NOS JARDINS FICARIAM ÓTIMAS… JUNTO COM O FESTIVAL DAS ÁGUAS… AS #ESCULTURAS# DANÇANDO MÚSICA CLÁSSICA.. INUSITADO.. BEIJOS…
Matheus Ribeiro
Masterpieces de épocas diferentes lado a lado.
Barroco e neopop, quem for vai ver quem tem mais apelo…
Neobarrocopop
Claudia Pimenta
oi lina! voltei aqui para avisar que vc está citada lá no blog… um simples agradecimento pela indicação aqui no seu site. E junto com Versailles… tb em homenagem a vc! bj gde!!!
conexaoparis
Sheilinha
Isto mesmo, só funciona com cartão de crédito com chip.
Sheilinha
Vou ao castelo de versailles durante a exposição, gostaria de ver o castelo sem a exposição mas talvez eu goste 😉
Lina, um amigo me disse que eu só consigo alugar bicicleta se for com cartão de crédito com chip, isso é verdade???
Beijinhos
Laura
Sei lá, pode ser que o contraste fique divertido, mas…não gosto destas peças, só pelo fator inquietante, do que provoca- ai sim.
merci pelas notícias dai. Vouem setembro, chegarei em boa hora.
Abs, Laura
Claudia Pimenta
oi lina! hum, vai ser bastante inusitado ver koons em versailles, mas tb é inusitado ver sua obra em veneza… acho que a semelhança ou o contraste entre diferentes formas de arte é sempre instigante… vale lembrar quando pei criou a pirâmide do louvre, ou ainda mais antigamente, a própria tour eiffel quando foi feita p/a exposição universal. acho que esta aparente incompatibilidade pode gerar grandes encontros! eu quero muito ver… bjs!!!
Patrícia
Eu sou mais da turma a favor, acho que o exagero combina muito bem com Versailles! Adoro essas intervenções inusitadas no espaço, o conceito de arte hoje é bem flexível, não?