Para mim ele é um dos monumentos mais bonitos de Paris. Ele foi construido na mesma época que a torre Eiffel e representa uma proesa arquitetural. A sua verrière se encontra a 47 metros de altura, o equivalente a um imóvel de quinze andares.
Google filmou o Grand Palais utilizando a tecnologia street view. Um grande desafio para seus engenheiros. O vídeo abaixo nos permite a visita do interior da Grande Nef do monumento, um passeio pelo telhado com a maravilhosa vista de Paris e nos mostra os recursos utilizados pelos engenheiros do Google. Para a tomada de imagens a equipe trabalhou com alpinistas experimentados.
História
A história da sua construção é interessante. Em 1892, o presidente Sadi Carnot decide organizar, em Paris, a Exposição Universal de 1900. Ocasião para corrigir os erros da precedente (1899) marcada pela dificultada de circulação entre as duas margens do Sena e pela ausência de lugares prestigiosos.
Decidiu-se então construir, diante dos Invalides e do outro lado do rio, um novo bairro com uma ponte ligando as duas margens. Este novo bairro teria uma larga avenida e dois palácios situados em face a face: o Petit e o Grand Palais.
Após o concurso, o juri formado para a escolha do melhor projeto para o Grand Palais tomou uma decisão inusitada. Os projetos apresentados não agradaram plenamente e a solução encontrada foi uma síntese dos três primeiros classificados.
O Grand Palais é uma obra coletiva com três arquitetos assinando partes diferentes do monumento. Este novo bairro foi dedicado à amizade franco-russa e a primeira pedra da ponte Alexandre III foi colocada na presença do tsar Nicolas II.
Após a exposição, o Grand Palais será propriedade do Estado francês. E o Petit Palais, oferto à cidade de Paris, se tornará em 1903 museu municipal da cidade.
Grand Palais: 3 avenue du Général Eisenhower, 75008. Metrô linhas 1 e 13, estação Champs Élysées – Clemenceau.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
20 Comentários
Patricia
Prezados,
Andei meio afastada do blog. Como não estou com viagem programada para Paris, acabei deixando de lado minhas visitas semanais. Mas esses posts com história sempre encantam e fazem com que eu volte ao conexão. Parabéns!
Lena Ranghetti
O Grand Palais, além da sua beleza, é um marco geográfico em Paris. Fica perto da Place de la Concorde, do início da Avenue Champs-Élysées e quase às margens do Sena, justamente na ponte tida como a mais bonita de Paris, a Alexandre III, que atravessando e caminhando mais um pouco vai dar nos Invalides, Musée de Grand-Armée e logo adiante há o Musée Rodin. Isto sem contar que em frente fica o Petit-Palais e por perto, o Arco do Triunfo e o Palácio do Governo da França. E dentro do Grand-Palais há um dos restaurantes mais agradáveis de Paris, o Minipalais. Quem se organizar pode fazer este roteiro num dia e conhecer estes lugares emblemáticos de Paris!
mara
Adorei o post!
Ana
Olá, gostaria de uma indicação de restaurante ou local para ouvir músicas francesas da Edith Piaf e no acordéon bem típicas e românticas. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Ana, por incrível que pareça não conhecemos nenhum local assim. Talvez nos clubes de jazz, dependendo da programação você consiga ouvir músicas francesas. Leia o nosso artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/11/jazz-em-paris-veja-os-enderecos/.
Abraços.
Cristiane Pereira
O homem é capaz de fazer coisas maravilhosas – seja construindo uma obra-prima da arquitetura e engenharia como o Grand Palais, seja usando a tecnologia para compartilhar conhecimento e beleza. Lindo post!
Eneida
Oi, pessoal.
A construção da torre Eiffel foi feita para a exposição de 1889. Jà o grand palais para a de 1900. Não foram construídos na mesma epoca, a não ser que se queira dizer com um intervalo de pouco mais de 10 anos entre os dois, o que é de fato pouco tempo.
Rodrigo Lavalle
Eneida, a direção do Grand Palais se exprime desta maneira. Em termos históricos, eles datam da mesma época.
Abraços.
Maísa
Rodrigo, maravilhoso post. Estarei em eurotur em junho, e em Paris de 12 a 15, sendo o dia 14 um domingo. Você acha que fazer o Louvre pela manhã, Marais à tarde e passeio no senna ao pôr do sol dá tempo? A viagem foi surpresa e estou meio aflita. O seu blog está sendo minha melhor ferramenta! Mil vezes obrigada. 🙂
Rodrigo Lavalle
Maísa, dá tempo sim! Chegue ao Louvre 9:00 da manhã e fique por volta de 4 horas. Depois vá ao Marais. O sol está se pondo por volta de 22:00.
Abraços.
Solange Campos
Que post inspirado! obrigada por este momento de beleza.
Beth Lima
Obra de engenharia maravilhosa!
Através do Google foi possível fazer a visita virtual. Tinha curiosidade em conhecer o Grand Palais por dentro. Já chegamos a tentar mas não era época de exposição. Ficaremos atentos.
Maurício Christovão
O Grand Palais é uma obra espetacular, por sua beleza e ousadia estrutural, que é moderna até hoje.