Eles são cinco policiais e são chamados de caçadores de graffiti vandales. Eles formam uma equipe anti-tag e pertencem ao grupo de repressão do graffiti dentro do metrô e das vias férreas de Paris e cidades vizinhas.
O prejuízo da SNCF e da RATP chega a 3 milhões de euros todos os anos. Os tags estragam o sistema que abre e fecha as portas dos vagões e criam no usuário um sentimento de insegurança.
Os policiais trabalham em civil e não revelam a identidade pois o meio dos tagueurs pode ser violento.
O trabalho deles é parecido com a grafologia. Eles analisam a assinatura – o pseudônimo – deixada pelo tagueur e, através de pesquisas, chegam ao autor/artista/tagueur. Neste momento eles apresentam a conta das degradações e algumas chegam a 700.000 euros. Além dos sete anos de prisão previstos pela lei.
Quando um tagueur é convocado, normalmente ele para a sua atividade. Também, com o preço da multa!
De acordo com os policiais, entre os tagueurs tem de tudo. Uma vez eles prenderam um pai de família, engenheiro na indústria automobilística, que descia todas as noites taguer os metrôs. Muitos são bem inseridos na sociedade e usam terno durante o dia.
Qual a motivação deste povo? A adrenalina! Eles vivem a atividade como se fosse um esporte extremo. Mas os policiais encontram também elementos violentos, armados, com mapas detalhados do subsolo de Paris. Estes são os bandidos do graffiti.
Arte ou vandalismo?
Resumo de artigo publicado pelo jornal Le Monde.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
19 Comentários
Jacqueline
Bolor preconceituoso e reacionário…mentes menos ventiladas…Isso é forte demais. Eu não consigo aceitar essa história de expressão de arte numa parede recém pintada em propriedade privada ou espaço público. Uma coisa é arte, outra é a falta de respeito e de limites. Se os pixadores estão sendo aprendizes de grafiteiros que vão aprender nas paredes de seus quartos, não na minha parede.
Sil
Eu acho difícil dizer o que é arte em qualquer suporte, não só nos muros públicos e/ou alheios. Recentemente um tal Romero Brito se comparou a Picasso e vem gerando gargalhadas Brasil afora…. Entre um Brito na minha parede e um belo grafiti na minha porta, não tenho dúvidas.
Tem gente com posses que chama pixadores/grafiteiros famosos pra “decorar” a parede do quarto da filha… e tem uma galeria em São Paulo que ajudou muitos a fazerem a transição de pixador a artista, com alguns resultados interessantes.
Ou seja, é difícil mesmo, e ainda bem que a RATP e o SNCF fazem sua parte devolvendo a cidade limpa pros cidadãos.
E vamos torcer pra em meio a tantas garatujas, de vez em quando aparecer um Banky, uns Gêmeos, um Basquiat.
Obrigada, Marcos pelo link para o dowload do livro sobre o grafiti paulistano.
Madá
Concordo com a Tania. Não dá para misturar vandalismo com arte de rua. Um exemplo bacana é o trabalho de “Osgemeos” que virou até luxo…
Marcos
Àqueles, livres do bolor preconceituoso e reacionário que se deposita nas mentes menos ventiladas, que se permitirem um olhar não convencional sobre o assunto, recomendo o livro “a grande arte da pixação em são paulo, brasil”, lançado pela Editora do Bispo, organizado pelo Daniel Boleta, ele próprio um pichador/grafiteiro paulistano, com textos de Xico Sá, João e Pinky Wainer, além de muitas fotos, disponibilizado (em formato PDF) para “download” gratuito na página da editora:
http://goo.gl/3ZR66
solange
Grafitti em muro alheio, é arte. Já no seu muro domestico, recém pintado…..
Dá pena ver os rabiscos detonando espaços públicos recém inaugurados, obras de arte, estátuas….
Ale
O exemplo da foto acima não pode ser chamada de arte!! Isso é vandalismo!! Não acrescenta nenhuma beleza à paisagem…
Marcos
Toda Arte é transgressão.
Tania Baiao
Assunto muito polêmico.
Todos os grandes e famosos artistas grafiteiros começaram sua história transgredindo.
Muitas prefeituras e casas particulares tem deixado espaço para que eles expressem suas ideias.
Claro que, no meio deles, como em tudo na sociedade, existem os vândalos, cujo objetivo é destruir tudo, inclusive o trabalho dos verdadeiros grafiteiros.
Jacqueline
Nem toda transgressão é arte. Essas pessoas, incapazes de produzir algo relevante, sujam os espaços públicos e o patrimônio alheio para deixar sua (triste) marca. Como essas tintas não são baratas, é lógico que eles tem que ter algum meio de subsistência. Deveriam usar esse dinheiro para um tratamento psiquiátrico.
Já o grafite em espaços reservados é um nível mais elevado, sendo alguns verdadeiras obras de arte. Prédios e muros grafitados por artistas talentosos ganharam vida e enfeitam áreas antes abandonadas. O que os grafiteiros acham dos pichadores? Eu penso é que talvez os pichadores, estes sim, se considerem aprendizes de grafiteiros. Só assim para perdoarem a si mesmos pela sujeira que fazem. Ou serão bandidos satisfeitos pela agressão ao visual de toda a sociedade?
Nick
Acho super legal se manifestar artisticamente através do spray, desde que seja em um espaço reservado para isso. Agora depredar espaços públicos, pra mim não tem outro nome: é vandalismo !!! Mas a questão é bastante polêmica, e muitos acham que o própria ato da transgressão é uma forma de arte….Sei não !!!