http://youtu.be/Up_SYCWSWLU?list=PLm4Uf60qaQKHySByzj6GzXedXmxxKkYX6
Dia 19 de março 2015, mais de 1300 chefs espalhados pelo mundo celebrarão a gastronomia francesa. Um evento festivo chamado Goût de France, Good France que terá a forma de um jantar homenagem à excelência da cozinha francesa.
O evento conta com o apoio do ministro des affaires étrangères et du développement international, Laurent Fabius e é organizado por Alain Ducasse.
Good France tem por objetivo mostrar o potencial considerável da cozinha deste país, sua vitalidade e sua capacidade de inovação.
O evento espera ter uma visibilidade mundial e ser uma vitrine onde os valores positivos da França serão associados aos prazeres da mesa.
No site do evento, encontramos os restaurantes e bistrôs que participarão classificados por país e por cidade.
Todos eles devem seguir um menu com duas entradas e dois pratos: champagne como aperitivo, entrada fria, entrada quente, peixe ou crustáceo, carne, seleção de queijos franceses e sobremesa a base de chocolate. Acompanhada por vinhos franceses e digestivo francês.
Este menu deve ser o testemunho de uma cozinha do bien manger, com redução de gorduras, de açúcar e de sal. O preço será estabelecido por cada chef e 5% das vendas será transferida à uma ONG local ligada à área da saúde.
Gostei da seleção dos quarenta e cinco restaurantes parisienses. Muitos já publicaram, no site, o menu e o preço que, por enquanto, oscila entre 55 e 380 euros. No Alain Ducasse no Plaza Athénée, o menu deste jantar custa 380 euros com lentilhas e caviar na primeira entrada. O bistrô Les Tables de la Fontaine, perto da torre Eiffel apresenta um menu, tentador, por 90 euros. E o bistrô Pierre Sang in Oberkamf, já citado aqui no Conexão Paris, propõe o menu a 55 euros com foie gras.
Como estou afastada do Brasil há anos, conto com vocês para uma avaliação dos restaurantes brasileiros presentes na lista abaixo.
Consulte o site oficial do evento para ver a lista dos países e restaurantes que participam. Clique aqui.
O vídeo acima mostra o lado obsessivamente amoroso dos chefs em ação.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
eymard
De fato, Daniel é a frança perto de nós. Para matar saudades. Achei interessante o Aquavit participar em Brasilia. Tinha a informação de que ele havia fechado. A conferir. Gosto do Simon Lau, embora a culinária dele não seja, exatamente, francesa. Vamos conferir.
Madá
Aqui no Rio também acho que o Troigros e seus CT Brasserie e Olympe são ótimos representantes da França com tempero brasileiro.
RUSKAYA
Daqui de Brasília eu posso dizer, sem medo de errar, que o Daniel Briand é a embaixada da França no cerrado.
Sem dúvidas o festival será muito bem representado por ele.