Herbert Fernandes, leitor do Conexão Paris, viu no canal W9, programa Enquête d’Action, uma reportagem sobre golpes aplicados nas estações ferroviárias de Paris.
Os malandros agem sobretudo na Gare du Nord, a estação do trem Eurostar Paris/Londres.
Os espertos compram tickets de metro para crianças, e que custam 0.85 centavos, e em seguida os revendem por 1.50 euros para os turistas que estão nas enormes filas dos guichês ou dos distribuidores automáticos. Os estrangeiros pensam que estão fazendo economia de tempo e de 20 centavos pois o preço adulto é 1.70 euros.
Se o turista for controlado e apresentar o ticket infantil pagará 35 euros de multa.
Quando entro no metro, guardo o ticket usado nos bolsos. Um dia, ao pegar um lenço, deixei cair o ticket com o qual tinha acabado de entrar. Imediatamente um malandrinho o pegou e saiu correndo. Foi a rapidez da ação que me intrigou. Fiquei com a impressão que estes garotos possuem o dom da ubiquidade, estão de tocaia, invisíveis e no menor descuido entram em ação.
Preferi correr o risco de pagar multa, se sofresse controle, do que entrar em relação com a figura para recuperar o meu ticket.
Fiquem atentos, não aceitem ajuda, não comprem nada nas mãos de quem quer que seja. Fiquem com o ticket usado até a saída e segurem as bolsas.
A foto acima foi tirada em outubro 2013. Eu estava nos Tuileries e assisti a cena. No parapeito podemos ver alguns celulares retirados dos bolsos dos jovens romenos, os mesmos que estão nas estações de trem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
eduardo AGUILAR
ulalá ! também fui abordado para ser golpeado em Paris !! Mais um para as estatísticas. Vejam a audácia: estava esperando na calçada por minha mulher que estava comprando, perto do arco do triunfo. Domingo de manhã, pouco movimento. O sujeito parou o carro em frente, baixou o vidro e sem descer do carro ,tentou ver de onde eu era e em italiano todo alegre disse que estava em paris para participar de uma feira de moda , vindo de milão e seu carro deu problema. Ele me ofereceu então os ternos Armani (hahahah) que trouxe. Se eu comprasse poderia juntar grana pra consertar o seu carro ! Dei as costas e ciao ! haaaa , e se os ternos fossem legítimos ? abraço em todos, fechem as carteiras e abram os olhos.
Katharina
Olá Lina,
estou preparando minha primeira viagem a Paris e, por questões pessoais quero visitar duas cidadezinhas próximas, Saint-Maur-des-Fossés e Jouy-en-Josas. Acho que no caso das duas, mas especialmente no da primeira, me parece que terei que pegar o RER. É seguro viajar nele? Há problema, por exemplo, em ir bem cedo e voltar já no início da noite? Meu receio é porque já me disseram que em St Maur, por exemplo, os banheiros públicos dão a impressão de serem locais de grande uso de drogas injetáveis (a contar pelo número de seringas deixadas neles), então, fiquei com receio de ser um local mais perigoso de se passear.
E quanto ao Bois de Bologne? Continua sendo um lugar onde se pode passear sem sustos?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Katharina, não conhecemos essas cidades então não podemos dizer se seria perigoso ou não. O conselho que damos aos leitores é evitar o RER depois das 20:00.
Abraços.
maria esther
Olá para todos
Não cai em nenhuma esparrela parisiense, primeiro porque li vários blogs – incluindo o meu preferido Conexão Paris – e como carioca e moradora deste inferno, que é o RJ, considerei inadmissível ser vítima de um golpe. Aconteceu com uma amiga uma tentativa de golpe do anel na ponte dos cadeados. Ela só não caiu porque eu reconheci o golpe e falei com ela em português : – Cuidado ! Golpe!
E segurei minha bolsa. A tal mocinha saiu “batida” !
Em Montmartre um negro segurou meu braço por trás – na escadaria da igreja Sacre Coeur – dei um grito e ele soltou. Fiquei estressada e não quero mais voltar a Montmartre. Bolsa na frente, cruzada e valores dentro da roupa. Mas o metrô em Paris achei meio esquisito, viu !!!
Mauricio Christovao
Numa caminhada da Place de la Concorde ao Musée D’Orsay fomos abordados CINCO vezes com o golpe do anel. Na última vez. na Ponte Leopold Senghor, me deu a louca e soltei a minha risada de filme de terror e a mulher saiu correndo…
Tania Ziert Baião
Meu relato aqui é positivo. Estávamos dois anos sem ir a Paris. O que percebi nessa estada (foram 36 dias) é que diminuíram muito os pedintes nas ruas, os bandos de romenas se fazendo de surdas, e as tentativas de golpes. a policia deve estar atuando melhor… A cidade estava significativamente mais limpa.
Letícia
Estivemos em Paris no mês de setembro. Foi uma viagem maravilhosa. Porém, realmente essas meninas golpistas estão espalhadas em todos os lugares. Já no primeiro dia fomos abordados quando chegávamos a Torre Eiffel. Elas mandam beijinhos,, são simpáticas e tudo mais… Como já sabiamos dos golpes foi mais fácil
Eu fiz o seguinte: comprei uma pochete daquelas de usar por baixo da roupa e ali deixei passaporte e dinheiro. Na bolsa ficaram apenas mapas, alimentos e coisas de pouco valor!
Paris é demais!!!!!!!
claudia
O ocorrido comigo não foi em Paris, e sim em Barcelona, mas serve de alerta para qualquer lugar do mundo. Sempre estou bem alerta nos cuidados de bolsa, etc. quando viajo. Estávamos bebendo champanhe num restaurante com mesas na calçada em Barcelona, eu estava com o meu celular na mão e mostrando para o meu marido como enviar uma foto para um amigo. A minha bolsa estava no meu colo e coloquei o meu celular na mesa para ajudá-lo. Por trás de mim apareceu um sujeito com uma boina branca, se fazendo de surdo mudo e colocou um papel na minha frente pedindo ajuda. Eu levei um susto e logo disse não. Ele pegou o telefone por debaixo do papel. Logo vi que o zíper da minha bolsa estava aberto e conferi a carteira, que estava lá, e então me dei conta do celular e ainda corri atrás dele, mas já havia sumido. Tirei satisfação com o garçom, este disse que isso vive ocorrendo. Se vive ocorrendo não é o caso do garçom alertar quando vê os clientes com celular na mão dentro do estabelecimento ? O nome do restaurante é MAS Q MENOS e fica na C.C. Las Arenas. Fica o alerta!!
Camille B.
Apesar da polícia francesa estar bem presente, ela não pode fazer muita coisa contra esses “roms”. Eles se dizem menores de idade e não têm documentos para provar e como, de uma maneira geral, são pessoas “pequenas”, dá pra passarem como menores. A única maneira de determinar cientificamente, é fazendo um exame dos ossos. Mas o tal exame precisa ser feito com consentimento. E como eles não vão autorizar a fazer provas contra si mesmo… Fica nisso !
CRISTINA NEMER
Quase caímos neste golpe no ano passado, eu meu marido e um casal de amigos, quando chegamos de Amsterdã na Gare du Nort e estávamos na fila para comprar o ticket para Orly .Fomos abordados por uns garotos oferecendo ajuda e desconfiamos. Depois percebemos vários grupinhos espalhados pela estação abordando os turistas. Confesso que fiquei muito amedrontada com o clima ao redor.
Vera Duarte
Voltei de Paris no dia 8 de novembro. Fiquei com meu marido por 10 dias e foram dias maravilhosos.
A proposito do assunto do golpe do anel de ouro, tivemos a experiência em dois dias diferentes. Uma vez foi na Champs Elyseese na outra perto da Opera Garnier. Claro que na segunda vez eu já rejeitei direto o contato da moca que pegou o anel do chão bem na minha frente. De um modo geral não tivemos nenhuma preocupação com a segurança na cidade.