Herbert Fernandes, leitor do Conexão Paris, viu no canal W9, programa Enquête d’Action, uma reportagem sobre golpes aplicados nas estações ferroviárias de Paris.
Os malandros agem sobretudo na Gare du Nord, a estação do trem Eurostar Paris/Londres.
Os espertos compram tickets de metro para crianças, e que custam 0.85 centavos, e em seguida os revendem por 1.50 euros para os turistas que estão nas enormes filas dos guichês ou dos distribuidores automáticos. Os estrangeiros pensam que estão fazendo economia de tempo e de 20 centavos pois o preço adulto é 1.70 euros.
Se o turista for controlado e apresentar o ticket infantil pagará 35 euros de multa.
Quando entro no metro, guardo o ticket usado nos bolsos. Um dia, ao pegar um lenço, deixei cair o ticket com o qual tinha acabado de entrar. Imediatamente um malandrinho o pegou e saiu correndo. Foi a rapidez da ação que me intrigou. Fiquei com a impressão que estes garotos possuem o dom da ubiquidade, estão de tocaia, invisíveis e no menor descuido entram em ação.
Preferi correr o risco de pagar multa, se sofresse controle, do que entrar em relação com a figura para recuperar o meu ticket.
Fiquem atentos, não aceitem ajuda, não comprem nada nas mãos de quem quer que seja. Fiquem com o ticket usado até a saída e segurem as bolsas.
A foto acima foi tirada em outubro 2013. Eu estava nos Tuileries e assisti a cena. No parapeito podemos ver alguns celulares retirados dos bolsos dos jovens romenos, os mesmos que estão nas estações de trem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Helena Bauerlein
Isso me entristece tanto!
Dei então muita sorte: passei 40 dias por lá agora e não sofri nenhum desses golpes. Mas confesso que estava muito alerta e atenta e agarrada à minha bolsa estilo carteiro, na frente do corpo!
Aliás aconselho as mulheres a optarem por esse modelo de bolsa. Elas são mais seguras e difíceis de serem abertas sem que percebamos!
Herbert
Resolvi sugeri esta pauta ao blog porque achei um absurdo o que está acontecendo aqui em Paris com esses golpes em grandes estações e a polícia, apesar de trabalhar, não esta dando conta. Nada comparado ao Brasil, mas que pode causar estresse nas férias… Pior que tem turista que compra o tiket sem más intenções e corre o risco de ser pego pelo controle, passar constrangimento e pagar ainda 35 euros de multa (geralmente o controle pega sempre quem faz engano ou cai em golpes, quem pula a catraca e não paga – não pagar metrô e onibus é quase um esporte parisiense…). Enfim, é bom ficar atento. Ah! Fiquem atentos também no trem RER, pois eles não param em todas as estações. Caso vc pegue um por engano que não pare em todas as estações e que este trem saia da zona a qual vc pagou a passagem, se houver um controle, vc tbm paga multa. Já aconteceu cmg e na época meu francês era ruimmmmm… Foi bem desagradável, um engano e eu tive que pagar, enquanto um monte de gente que pulou a catraca neste dia, que estavam no mesmo trem que eu não foram pegos, sequer controlados…
Sandra Holanda
O golpe da aliança , elas vieram dar pra mim uma aliaça eu disse quero não , ai ela disse pra mim manger, manger eu dei uma moeda pra ela aí ela saiu . Eu sai pela rua de ANGERS e ela foi embora. Elas conhecem quando é turista pela maneira de falar aí vão em cima ,só que eu estava ciente sabendo dos golpes .
Ana Paula Cardoso
O golpe do anel, mencionado pelo marcelo, eu quase caí. Foi na Ponte Des Arts. Uma moça com cara mesmo de romena abordou a mim e minha mãe e, mostrando uma aliança grossa, perguntou se não era nossa. Dissemos, não e íamos seguir quando ela disse “ah, mas não tem mais ninguém aqui, fique com vocês, eu não usos jóias, minha religião não permite”. Querendo me livrar dela peguei o anel e disse “Ok, obrigada”. E quando eu ía seguir, ela segurou em meu braço e pediu um dinheiro, afinal, aquela aliança de ouro deveria valer muito. Como eu estava com uma moeda de dois euros no bolso, entreguei a ela e a moça começou a tentar argumentar que, poxa, precisava de mais, a aliança é de ouro, aí percebemos que trata-ve de um golpe , afinal, somos do Rio. Eu lhe disse “Olha, é o que eu tenho”, aí ela pediu pra devolver a aliança e eu não devolvi, justamente por perceber que ela iria fazer outro de trouxa. Abri um sorriso e lhe disse: “Ué? MAs agora sua religião permite que você use jóia?”. Ela não teve como argumentar e eu e minha mãe seguimos. Mas é claro que eu percebi que a ponte estava relativamente movimentada, o que me deu mais coragem. A gente que é do Brasil, especialmente do Rio, deve manter a atenção em todos os lugares do mundo. A humanidade é composta de gente boa e ruim. Em todo lugar do planeta. Ah! Guardo a aliança em uma estante cheia de lembrança de viagens rsrsrs…fui a um ourives e claro que não é de ouro, minha gente. Bjs e adoro esse blog.
Eliana Barbosa
Esse ano na Gare du Nord, fui abordada por um sujeito querendo vender tais tickets. Já tinha me dado conta do golpe quando uma senhorinha francesa à minha frente na fila saiu em minha defesa e deu um esculacho no dito cujo que saiu de fininho…
Nesses poucos anos de retornos à Paris, já vi todos os tipos de golpes, mas estava sempre alerta, especialmente por ser uma frequentadora assídua desse Blog!
Jacqueline
Voltei no fim de outubro depois de um mês em Paris em apê em frente a Sacre Cœur. Segunda vez na mesma área e em nenhuma das duas ocorreu qualquer coisa desagradavel. Não vi romenas, golpes, listas, fitinhas, anéis e africanos só os que vendiam suas quinquilharias. Um rapaz me disse que eu parecia européia. Talvez tenha sido isso que afastou os golpes reservados aos turistas. Um africano amarrava já uma fitinha no pulso da minha amiga quando eu vi e gritei um não e ele saiu correndo com cara assustada. Foi o mais próximo de golpe a que assisti. E saiamos muito pelo bairro, inclusive à noite. Também de metro bem tarde nas andanças para e do aeroporto nas vezes em que saímos de Paris. Sorte? Estava misturada com o povo? Não sei. No final da festa de Montmartre fiquei sozinha sentada numa esquina mais ou menos pela uma da manhã, enquanto minhas amigas subiram escadarias e não quis acompanhá-las. Quisera me sentir tranqüila e segura assim em minha cidade. Amo Paris cada vez mais.
Marcia
Vivi em Paris nos anos 90 e tive meu studio arrombado. Ao retornar, verifiquei o roubo de eletrodomésticos, roupas, aparelho de fotografia e até um violão! Foi um choque, pois havia chegado a pouco tempo. Ficava muito atenta nas ruas e no métro, mas só tive esta experiência ruim, fora a antipatia habitual do parisience. Em Barcelona, presenciei vários roubos nas ramblas e até em lojas. Sendo carioca e escolada, procurava me manter em alerta e prevenida. Acontece em qualquer lugar do mundo.
Bianca
Uma pena… mas por outro lado existe também o turista que por estar na Europa não se atenta para nada. Faz muito tempo que fui abordada pelas mulheres oferecendo anéis e de lá para cá o problema vem aumentando. Não consigo entender como uma pessoa não procura informações para cidade para a qual vai viajar!! Já fui algumas vezes para Paris e não canso de olhar e pesquisar cada vez mais!
Luiz Alberto Medrado
Lina, estive em Paris em junho/2013 e estava preocupado acerca do táxi para o aeroporto, na volta, pois estava por conta própria após um excursão por uma agência de viagem. Graças a Deus e a você deu tudo certo. O valor do táxi, o tempo gasto entre o hotel e o aeroporto, tudo. Muito obrigado. Seu site é perfeito e sua generosidade é enorme.
Carmen Jubé
Fui a Paris a primeira vez em 2008. Com o tempo tenho percebido o aumento do número de pedintes e desses golpistas mencionados na matéria. Isso me entristece muito, pois adoro Paris, gosto de andar por suas ruas calmamente, apreciar a paisagem e se continuar assim, em breve, turistas como eu não poderão desfrutar da cidade luz com segurança. É uma pena. O poder público tem que agir rápido.