Herbert Fernandes, leitor do Conexão Paris, viu no canal W9, programa Enquête d’Action, uma reportagem sobre golpes aplicados nas estações ferroviárias de Paris.
Os malandros agem sobretudo na Gare du Nord, a estação do trem Eurostar Paris/Londres.
Os espertos compram tickets de metro para crianças, e que custam 0.85 centavos, e em seguida os revendem por 1.50 euros para os turistas que estão nas enormes filas dos guichês ou dos distribuidores automáticos. Os estrangeiros pensam que estão fazendo economia de tempo e de 20 centavos pois o preço adulto é 1.70 euros.
Se o turista for controlado e apresentar o ticket infantil pagará 35 euros de multa.
Quando entro no metro, guardo o ticket usado nos bolsos. Um dia, ao pegar um lenço, deixei cair o ticket com o qual tinha acabado de entrar. Imediatamente um malandrinho o pegou e saiu correndo. Foi a rapidez da ação que me intrigou. Fiquei com a impressão que estes garotos possuem o dom da ubiquidade, estão de tocaia, invisíveis e no menor descuido entram em ação.
Preferi correr o risco de pagar multa, se sofresse controle, do que entrar em relação com a figura para recuperar o meu ticket.
Fiquem atentos, não aceitem ajuda, não comprem nada nas mãos de quem quer que seja. Fiquem com o ticket usado até a saída e segurem as bolsas.
A foto acima foi tirada em outubro 2013. Eu estava nos Tuileries e assisti a cena. No parapeito podemos ver alguns celulares retirados dos bolsos dos jovens romenos, os mesmos que estão nas estações de trem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
46 Comentários
Elisabete
Voltei agora em 30 de outubro de Paris.Andei no metrô, vim de Londres no Eurostar e felizmente não tive nenhuma ocorrência narrada aqui.abs
Sandra Almeida Santiago
Minha primeira vez em Paris. A preparação foi minuciosa, lí muitas vezes o Conexão Paris,enfim fui preparada para aproveitar, afinal era o sonho de uma vida! Iriamos comemorar o aniversário de casamento na cidade. Fomos de Air France,tudo ótimo,chegamos a noite e resolvemos ir de metro até o hotel.Quando descemos estava uma chuva fina, escuro, inverno ninguém nas ruas,não ví nada de diferente de São Paulo, fiquei naquele momento decepcionada pensei só isto? Bem depois de instalados fomos dormir.Pela manhã depois de um rápido café da manhã, pegamos o metro e fomos andar pela cidade até então muito triste. Quando estava dentro do metro em pé, entra um homem com um instrumento musical, acordeon e começa a tocar la vie en rose e olho pela janela e vejo ELA, a maravilhosa torre Eiffel. Foi mágico,com trilha sonora e tudo,comecei a chorar…inesquecível.Tudo foi perfeito porque segui todas as sua dicas,obrigada Lina.
Enzo Buonfiglio
Nunca tive nenhum tipo de problema em Paris,ao contrário de Roma.Acho a polícia francesa bastante eficaz,presente nos pontos turisticos,mas é sempre bom ficar esperto em toda a Europa,eles reconhecem os turistas de longe,e malandro tem em todo lugar…à espera dos “incautos”!
Juliana
Esse das meninas que se fazem de “agentes” da Unicef é antigo e triste. Uma vez de fato conversei com um voluntário da organização (eles estão sempre uniformizados, é um casaquinho azul) e ele comentou que acaba que várias pessoas não param para ouvir os voluntários de verdade por causa dessas meninas.
Uma vez, perto da Sephora do Champs-Élysées, vi uma moça arrancar a lista de uma delas e rasgar o papel e jogar no chão. Só não sei o que aconteceu depois…
Kivia Machado
Estava na Gare du Nord em 2009 e quando passei na catracaca, roleta, nao sei como fala é aquela portinha um Africano de 2m de altura passou agarrado em mim pra nao pagar…tive outro episódio qdo colocaram a mão no bolso do meu marido e não vimos, mas a polícia q estava a paisaa viu e pediu para confirmassemos, q assim prenderiam o cara, mas meu marido nao sentiu nada e não levaram nada tb.
Danielly
Quando eu fui a Paris, eu vi outro tipo de golpe, não sei se você já falou dele por aqui… quando estava saindo do Louvre, um monte de mulheres rodearam a mim e meu namorado, se fazendo de surdas e pedindo dinheiro para ajudar uma causa qualquer, fazendo sinais com as mãos; depois, vimos as mesmas mulheres na Fontaine des Innocents (que irônico, aliás! hahahah) repassando o dinheiro para uns homens… e elas estavam gritando, discutindo… surdez que nada viu! Maior golpe “pega turista”…
Márcia
Antes de ir a Paris há 1 ano atrás li praticamente todas as dicas da Lina, e surpreendentemente presenciei vários golpes descritos aqui por ela. O abaixo-assinado nos pontos turísticos, a venda de tíquetes do metro descrito acima, o bando de adolescentes romenas batendo carteira no metro e a tentativa de roubarem minha bagagem de mão no aeroporto. E é incrível como a polícia não faz absolutamente nada sobre isso. Muito cuidado, nós turistas ficamos distraídos olhando a maravilha que é Paris e eles agem descarada e rapidamente.
Marcia Olivo
Alerta… é a palavra chave em Paris, não só nas estação de trem mas principalmente as de metro. A quantidade de malandros me impressionou na minha ultima ida á Paris em janeiro 2013.
Maíra Teixeira Cardoso de Carvalho
Que pena! Muitos malandros em muitos lugares legais da cidade…
Adriana Pessoa
Sempre é bom estarmos em alerta….em qualquer lugar do mundo!
Quando desembarquei em Paris, na Gare du Nord, vinda de Londres, me impressionou a quantidade de malandros a espera dos turistas desavisados…