Herbert Fernandes, leitor do Conexão Paris, viu no canal W9, programa Enquête d’Action, uma reportagem sobre golpes aplicados nas estações ferroviárias de Paris.
Os malandros agem sobretudo na Gare du Nord, a estação do trem Eurostar Paris/Londres.
Os espertos compram tickets de metro para crianças, e que custam 0.85 centavos, e em seguida os revendem por 1.50 euros para os turistas que estão nas enormes filas dos guichês ou dos distribuidores automáticos. Os estrangeiros pensam que estão fazendo economia de tempo e de 20 centavos pois o preço adulto é 1.70 euros.
Se o turista for controlado e apresentar o ticket infantil pagará 35 euros de multa.
Quando entro no metro, guardo o ticket usado nos bolsos. Um dia, ao pegar um lenço, deixei cair o ticket com o qual tinha acabado de entrar. Imediatamente um malandrinho o pegou e saiu correndo. Foi a rapidez da ação que me intrigou. Fiquei com a impressão que estes garotos possuem o dom da ubiquidade, estão de tocaia, invisíveis e no menor descuido entram em ação.
Preferi correr o risco de pagar multa, se sofresse controle, do que entrar em relação com a figura para recuperar o meu ticket.
Fiquem atentos, não aceitem ajuda, não comprem nada nas mãos de quem quer que seja. Fiquem com o ticket usado até a saída e segurem as bolsas.
A foto acima foi tirada em outubro 2013. Eu estava nos Tuileries e assisti a cena. No parapeito podemos ver alguns celulares retirados dos bolsos dos jovens romenos, os mesmos que estão nas estações de trem.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Dillemba
Para escapar do pessoal das fitinhas na Sacré Coeur optei por subir pelo caminho alternativo indicado pela Lina, já que meu marido não tem muita tolerância a esse gênero de assédio, com pessoas tentando agarrar tua mão. Foi ótimo, super tranquilo, vista linda, bistrôs com café a 1 euro, pracinha. Valeu muito a pena.
Cleber Pinho
Boa noite a todos!
Estive em Paris com minha noiva em setembro de 2013. Com relação as dicas de segurança lidas aqui no blog, todas se confirmaram, principalmente com relação as menias romenas e os vendedores de fitinhas da Sacré Couer.
As meninas romenas atuam próximo Rue Rivoli com Louvre comigo aconteceu dessa forma:
1- um grupo de mais ou menos umas 8 garotas abordaram minha noiva com uma prancheta na mão se fazendo passar por surdas\mudas, quando vc para para dar atenção uma tenta se comunicar e mostrar alguma coisa na prancheta e as demais tentam te furtar. Quando percebi puxei minha noiva e gritei bem ato para elas irem embora, E UM MILAGRE ACONTECEU na hora elas ouviram muito bem e correram.
2- As fitinhas da Sacré Couer, é uma verdadeira gangue, para quem não conhece a subida pelas escadas formam um especie de ferradura, uma escada pela esquerda e outra pela direita. Cada escada fica uns 8 caras e te abordam de uma forma bem agressiva, tentam segurar a sua mão e quando vc bobeia elas amaram a fitinha (parece a fitinha do Senhor do Bom Fim) depois de amarrada ferrou!! eles te pressionam para dar de 5 a 20 euros. TATICA: espere um pouco antes de subir, quando eles abordarem alguém aproveite a confusão e passe, de longe eu ja ia falando NÃO, OBRIGADO, mas eles não estão nem ai, vem para cima, quando um deles tentou pegar no braço da minha noiva eu não aguentei e fui para cima falando em inglês NÃO TOQUE NELA, eles são tão folgados que o cara ficou olhando com a cara feia,mas não afinei e ele desistiu.
3- com relação ao metro tenho uma tática também: não fique na plataforma na beirada esperando o trem, suas costas ficaram desprotegidas, fique com as costas na parede e observe tudo ao redor, se tem alguém proximo a vc, etc, quando o trem parar entre e tente sentar, caso contrário proteja as costas.
Nunca andei com carteira no bolso, sempre na mochila (pequena e na frente do corpo) com ziper. Lugares problematicos, metro, ruas proximo aos museus e lógico dentro do Louvre, principalmente na sala da Monalisa, tem até placas avisando sobre os batedores de carteira.
De resto fique sempre atendo, se eles perceberem que vc esta atendo eles desistem e tentam outra vitima, demonstre pelo olhar que vc esta percebendo, mas sem demonstrar enfrentamento.
Paulo S Junor
Realmente me assustei com a enorme quantidade de golpistas e ate presenciei um roubo ! Um casal de idosos italianos estavam a minha frente na fila para comprar o ticket do metro e aparentemente um garoto estava logo atras e so foram o casal se distrair que o garoto pegou o troco da maquina e saiu correndo ! Fiquei chocado ! Em Paris deve se estar em alerta ! Triste mas …
Ana
Alertar as pessoas que estão por vir a Paris é sempre necessário para que o aconteceu comigo não se repita! Tenho 20 anos e cheguei na estação Gare du Nord sozinha e lá fiquei a esperar meus amigos a chegarem no pros trem, um intervalo de meia hora. Nesse momento, tirei o meu IPhone do bolso e ao me aproximar de um segurança para perguntar se realmente estava no local certo de espera combinado, passou correndo um homem árabe e tirou repentinamente o celular da minha mão. Como estava só, tinha que optar por ou correr atrás dele, afinal saiu em passos de corrida não muito rápido, ou deixar minha mala. Na hora fiquei sem reação, em choque. E completamente perdida, afinal definitivamente as únicas coisas que me restaram foi o meu passaporte e dinheiro. Após a chegada dos meus companheiros percebi a quantidade de grupos espalhados pela estação em busca de uma presa fácil como eu. Portanto, caros leitores, fiquem muito atentos , guardem seus celulares, segurem firme as bolsas porque a vida em Paris não é fácil e o coime aqui è tenso. Que o meu caso não se repita!!
Alex
Como é muito o que tenho para dizer, vou por partes. Estive em Paris ontem, 22/12, e posso dizer que o brasileiro sofre de 2 problemas na França.
1º – acha que a violência é só no Brasil.
2º- aqui ele é vitima do próprio preconceito, ou seja, o brasileiro, que pode gastar, procura em Paris o meliante de pele escura e mal vestido. O Mas os chegar aqui ele quebra a cara.
Os meliantes são brancos, brancas, morenas, se vestem bem e alguns são negros!
Não se vê bandido armado em Paris.
Todo mundo mexe no celular o tempo todo na rua, sem problemas.
Desci errado do RER, na parte de trás da Gare du Nord, a noite. Vim cabreiro, mas não tive problemas.
Vi tentativas bobas de golpes o tempo todo: falsas mudas, golpe do anel, 3 forminhas no chão, venda de iphone pirata, pedintes, mas não vi nenhuma pickpockets.