A popularidade dos selfies ocasionou o aparecimento dos selfie sticks, varas telescópicas indo de 20 à 110 cm. Elas possibilitam o recuo necessário para tirar fotos diante de um monumento ou de um grupo de amigos.
Em apenas poucos meses a perche à selfie – em francês – se tornou onipresente.
Certos países como os EUA (MOMA, Smithsonian), Austrália (National Gallery), Inglaterra (National Gallery) já a proibiram nos museus. Fácil imaginar os estragos ou acidentes que o Go Pobre, apelido dela no Brasil de acordo com um amigo, pode ocasionar.
Na França, o selfie stick já está proibido no Castelo de Versailles. Os outros principais museus estão analisando a questão. A tendência é a proibição diante dos riscos que podem ocasionar este prolongamento do braço em espaços com obras de arte frágeis.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
20 Comentários
Alex Maria
O pau de selfie é ridículo, todos sabem, mas…
…alguns museu permitem que se fotografe e outros não. No Louvre você pode fotografar tudo, já o D´Orsay não permite fotografia.
Eu fotografei muito nas ruas, nos museus respeitando a determinação de cada museu. Querer fotografar, ou não, quando é permitido, é uma questão pessoal.
Se não fosse através da fotografia, como que você saberia o que encontrar em cada museu? Pelo disse me disse?
E mais, ninguém sabe a intenção de quem está fotografando. Será que ira publicar um novo livro de Artes ou não? É um pesquisador de obras ou não?
Por isso, e ainda bem, que quem determina se é permitido fotografar ou não, são os museus.
vanessa
vanderci, quando fui na expo do dali em sp tive a mesma impressão que vc! pessoas desesperadas pra fotografar cada obra, mas pouco interessadas nas explicações, contexto, etc… triste
Nazaré
Tem que proibir mesmo, e deveria ser proibido fotografar dentro de museus. É um absurdo vc não poder observar uma obra por que tem uma horda de ignorantes tirando fotos. Acho perfeito em Portugal, Sintra, no Castelo da Penna, é proibido e ponto. Não entendo como uma pessoa gasta um monte de euros pra ir à Europa e chega no Louvre, vai tirar fotos das obras. Gastaria muuuuito menos comprando um bom livro de artes e veria as obras com a história de cada uma, talvez assim adquirisse um pouco de cultura.
Lena Ranghetti
Muito oportuno proibir o “pau de selfie”! As pessoas perderam a noção do bom senso com os selfies. Ao ponto de estarem na caixa do supermercado se fotografando… Já imaginaram o estrago que estes objetos podem causar nas obras de arte?
Fabio Gomes
Olá. Seu amigo está enganado, acredito. No Brasil, o selfie sticks, é chamado de “pau de selfie”. Abraços.
Dillemba
O nome aqui é pau de selfie. E tem mesmo que proibir, as pessoas estão cada vez mais sem noção, sem senso crítico.
Caroline
A piada do seu amigo foi interessante! Mas nunca ouvi falar por aqui!!
Caroline
Bom dia! Go Pro na realidade é a máquina fotográfica, que você acopla no “pau de selfie”, como chamam aqui no Brasil! Eu sei, é bastante estranho!!!
Vanderci
Entendo que hoje ninguém vive sem um self, mas será que é tão necessário assim dentro de um museu ou exposição ? Na ultima exposição que fui aqui em SP parei para observar, era tanta gente fotografando e filmando e nem prestavam atenção da obra. Para que ir ao museu então se é só para ver a imagem depois, se é assim veja na internet. Ao menos não ficaria aquela multidão se empurrando na frente da obra para ter um angulo melhor e dá uma chance aos que querem ver apenas com os olhos.
Kelly Pimentel
Go Pobre é aquela improvisada com cabo de vassoura e pá de lixo rss . Essa “normal ” não é chamada de Go Pobre.