Eles são mais de 4.000 pessoas chamadas de SDF – Sans Domicile Fixe – e vivem em torno das estações ferroviárias ou escolhem como esconderijo o bosque Bois de Vincennes. Durante o dia se espalham pela cidade à procura de um pouco de dinheiro ou um vale refeição. Carregam consigo, de um lado para o outro, tudo que possuem em malas ou sacolas. Escolhem sempre as áreas mais turísticas ou com maior densidade de bem vestidos.
No inverno, a prefeitura de Paris abre dormitórios para os SDF em locais como o sub-solo do Terminal da Air France na Esplanade des Invalides. Nas outras estações do ano, eles dormem nas ruas.
Eles tem sempre cachorros ou gatos, uma maneira de sensibilizar os passantes. Antes eram crianças. Os jornais noticiaram, um dia, que eram crianças alugadas. Elas dormiam o dia todo no colo dos adultos. Provavelmente drogadas. A polícia deve ter agido e as crianças foram substituídas por animais.
A geografia da miséria no centro da cidade mais romântica e charmosa do mundo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
56 Comentários
Jane
Fernanda H.
Obrigada por sua resposta.
Samuel
Suly,
Mesmo que exista para sempre, com o tempo nós somos capazes de garantir um mínimo, melhorar o standar básico e mantê-lo, mesmo que seja a custo social bancado por impostos, políticas públicas.
Talvez seja minha culpa católica que me faça pensar assim – aceitar ter um pouco menos para que, com essa fatia de doação, outros possam ter o necessário. Assim, penso eu, poderemos viver em paz, pois se o básico for garantido esses pedintes não se verão em situação desesperadora.
O meu medo é o desespero, pois quem tem pouco ou nada a perder representa grande perigo, grande risco.
Abs.
Suly
Voltando aos sem teto, homeless, SDF, acredito que infelizmente isso sempre vai existir. A minha pergunta é sempre a mesma: o que leva uma pessoa a desistir de ter uma vida normal? a preferir ficar pelas ruas? Mesmo que como alguns supõem seja golpe; ainda assim acho pouco provável que alguém prefira a mendicância a ter um teto, amigos, trabalho, salário…
Marina
Nossa Daiane, que isso querida. Aqui todos sao solidarios. Ninguem ofende ninguem. Ao menos nao foi essa a intencao.
Boa sorte na proxima vez em Paris.
Beijos no seu coracao.
Daiane Girardi
Aff…Tedio… A conversa se tornou adversa fora do contexto. Mesmo assim obrigada Lenna pela solidariedade.
Luciana
Lina,
Parabéns novamente pela temática.
Meu marido viaja 2a para Roma. Alguns amigos já me disseram que na Itália é preciso estar muito atento aos furtos, golpes, assaltos. Eu mesma fui assediada por italianos duas vezes em Paris, a primeira perto de Orsay com o antigo golpe do falso anel de ouro, na segundo fiquei mais assustada, perto do Louvre um homem italiano me seguiu, tentou me pedir alguma informação para fingir que me conhecia até que infiltrei num grupo de turistas espanhóis e pedi ajuda.
Mantive a mesma atenção em Paris que tenho como carioca acostumada e sempre atenta a essas coisas, me ajudou, no metrô também escapei dos “batedores” de carteira, que segundo amigos também seria comum em Paris.
Lenna
Daiane, quis mesmo ser solidária contigo. Afinal, esse blog reúne pessoas. Pessoas estas que adoram Paris, adoram viajar e se encontram aqui. Maria Lina teve muita inspiração quando o criou.Não faz muito tempo que o frequento, mas já encontrei pessoas especiais, muitas matérias de conteúdo relevante e dicas importantes aqui. E, o que é importante: uns procuram auxiliar os outros, como viste.
Meu abraço.
Daiane Girardi
Hoje e muito facil falar ingles todo mundo fala. Morei muitos anos nos USA em Smyrna. Loge de mim querer usar a Lina como interprete. De maneira alguma. Eu estava procurando so solidariedade, amizade. Provavelmente nunca usaria o numero. Afinal comida rapida e uma verdadeira loteria. Paris assim como outras cidades tem otimos locais para se comer. Mas quem nao ja foi turista uma x na vida e comeu em uma barraquinha ou em uma lachonte pequena. A comida nao estava estragada, mesmo pq so eu passei mal, e isso ocorreu pelo simples fato de ter imunidade baixa. Resultado de medicaçao diaria. Tratamento publico particular ,comidas baratas ou caras, isso nao e nada perto da palavra amizade, ou melhor falando solidariedade!!!
O que eu particularmente estava procurando encontrei aqui no blog. A Lina e uma otima pessoa, com otimas dicas e comentarios, o blog e maravilhoso. E sempre apresenta um lugar a mais pra gente querer ir. Obrigada pelas dicas.
Lenna
Daiane, agora tem o guia de restaurantes, bistrôs, etc… do Conexão Paris. Há locais para refeições para todos os gostos e bolsos. Não tem como se enganar…
Abrs
Marina
Nao sei ai na Franca, mas aqui nos Estados Unidos os hospitais possuem interpretes. E facil encontrar algum brasileiro, portugues ou caboverdianos que trabalham fazendo Medical Translation. Nao se preocupe Daiane, e provavel que eles tenham interpretes.