A pimenta do reino é consumida no mundo inteiro mas raros são aqueles que sabem como escolher e comprar um bom produto.
Existe um abismo entre o pó cinza que encontramos nas mesas dos restaurantes e nas prateleiras dos supermercados e a verdadeira pimenta.
Nenhum label, nenhuma appellation d’origine contrôlée nos guia na compra e a pimenta chega nos mercados internacionais – vinda basicamente do Vietnam – em forma de pó depois de ter ficado meses estocada em galpões insalubres.
Nestas circunstâncias, como comprar um bom produto? A solução é adquirir a pimenta em grão e em endereços confiáveis. Um dos melhores de Paris é a loja Épices Roellinger onde encontramos várias qualidades e entre elas a pimenta branca do Cambodge. Leiam o artigo sobre Roellinger clicando aqui.
A pimenta deve ser moída na última hora e de preferência grosseiramente moída. Quanto mais fina, mais picante. Quanto mais grossa menos picante e perfumada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
55 Comentários
Terezina
Beth,
Já fiz algumas receitas, a de Vitelo Assado é muito boa e a de Creme Brulle é maravilhosa ( também não sou especialista … rs )
bjks
Lenna
Beth,
há algumas receitas pesadas, sim. Mas, outras são delicadas, principalmente as que levam frutas, champignons, beringelas, vários tipos de peixe, etc… E, podemos adaptá-las (com menos gordura, por exemplo).
Tatiana Oliveira
Beatriz C
Cautela nunca é demais.
Obrigada.
Tatiana
Madá
Merci, bisous au poivre !
Beth
Maria das Graças
Eu uso meu mix de pimentas num moedor de acrílico, risos.
Comprei o moedor (e uma mistura especial) na mesma loja, em Stockholm. Nunca vi mistura mais gostosa! Tinha pimenta verde, preta, vermelha, amarela, grãos maiores e menores. Comprei outras misturas depois, mas não tão boas…
Em pimenteira do jardim Botânico não dá para colocar a mão, risos.
Abs,
Maria das Graças
Claudia Oiticica, eu conheci um pé de pimenta no Jardim Botanico do Rio carregado de pimentas verdes. Mas não me atrevi a mexer nelas. Só fiquei admirando.
Maria das Graças
Madá, do cheiro da pimenta branca eu também não gosto. Mas misturadas com outras pimentas (rosa, siria, semente de coentro) eu uso. Na verdade eu acho que gosto mesmo é de ver o moedor de acrílico colorido com as pimentas. É bonito.
Beth
Madá
Eu uso a pimenta branca no dia-a-dia. Acho mais suave…
Gosto também do “mix” de várias pimentas.
.Eu tenho o livro da cozinha do Monet, presente do Dodô alguns anos atrás. Acho que as receitas são “ancienne cuisine”, meio pesadas…
Mas não sou nenhuma especialista no assunto, risos.
Bjs.
Sueli OVB
MADÁ
Não gosto da pimenta branca, pura, só a uso no mix. O cheiro dela é muito ruim.
A pimenta rosa, que você chama de vermelha, porque ela é realmente vermelha, eu adoro, além de tudo é decorativa.
É verdade, para quem tem tendência a ter diverticulite, as pimentas em grão, moídas, são verdadeiros perigos e aqui em casa tenho que usá-las com muita parcimônia. Mas dá para usá-las inteiras, nos caldos e molhos, só para extrair-lhes os aromas.
Há misturas de pimentas fantásticas, inclusive com umas que nem sei o nome, que são compridinhas e meio granulosas, super aromáticas e que dão um up em qualquer preparação. O importante é usar produtos de qualidade e de boa procedência.
Madá
Também fiquei animada com os livros. O post do Edu (DCPV) está maravilhoso.
O que vcs acham da pimenta do reino branca ? Eu gosto de usar, mas alguns especialistas a acham enjoativa. E a vermelha ? Eu tbem gosto de misturá-las. Em todo caso, adoro o perfume que exala quando moemos a pimenta do reino.