A pimenta do reino é consumida no mundo inteiro mas raros são aqueles que sabem como escolher e comprar um bom produto.
Existe um abismo entre o pó cinza que encontramos nas mesas dos restaurantes e nas prateleiras dos supermercados e a verdadeira pimenta.
Nenhum label, nenhuma appellation d’origine contrôlée nos guia na compra e a pimenta chega nos mercados internacionais – vinda basicamente do Vietnam – em forma de pó depois de ter ficado meses estocada em galpões insalubres.
Nestas circunstâncias, como comprar um bom produto? A solução é adquirir a pimenta em grão e em endereços confiáveis. Um dos melhores de Paris é a loja Épices Roellinger onde encontramos várias qualidades e entre elas a pimenta branca do Cambodge. Leiam o artigo sobre Roellinger clicando aqui.
A pimenta deve ser moída na última hora e de preferência grosseiramente moída. Quanto mais fina, mais picante. Quanto mais grossa menos picante e perfumada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
Cláudia Oiticica
Lenna, Sueli,
já me convenceram, rs.
Maria das Graças,
nunca vi vendendo os cachinhos de pimenta do reino verde. Eu ganho de um produtor. Realmente, o steak au poivre com elas, é outra coisa.
Abs.
Beatriz C
Tatiana
Eu tb tenho esta informação de q a pimenta do reino, não as frescas, grudam nas paredes do intestino. Isso é uma sentença mortal para a gastronomia francesa! Aqui em casa não utilizo porque meu marido tem problemas sérios de divertículos. Creio que para quem não sofre de moléstias gastro-intestinasi não deve ser tão prejudicial assim. Fazemos deste modo uma média… Au revoir
Lenna
Cláudia,
lê o livro. Vais adorar. Essa edição é da Ed. Sextante Ltda. As fotos são verdadeiras obras de arte. Vou procurar o do Alexandre Dumas.
Sueli,
realmente é espetacular. É uma reedição, mesmo. Foi escrito em 1989.O que ganhei é da Ed. Sextante. Vou bisbilhotar nas livrarias para ver se reeditaram o “À Mesa com Renoir”.
Tatiana Oliveira
Pessoal, uma vez me falaram que a pimenta do reino é muito prejudicial ao corpo, porque ela gruda nas paredes do intestino e não é eliminada pelo orgamismo. Será que essa informação procede???
Maria das Graças
Claudia Oiticica, diga-me onde se consegue comprar pimenta do reino verde? Só gosto do Steak au poivre com elas. Uma vez encontrei-as no mercado em conserva. Mas não encontro mais.
Sueli OVB
LENNA,
Esse livro é mesmo espetacular. Ele foi reeditado e eu tenho a edição da Salamandra, de muitos anos atrás.
O nosso amigo Edu Luz já fez um post dedicado a esse livro lá no DCPV, intitulado À Mesa com Monet, Giverny é aqui, onde reproduz alguns pratos do livro.
CLAUDINHA,
Você vai adorar esse livro, que é um grande passeio para os amantes da arte, não só ele, como também o À Mesa com Renoir, que acho ainda mais bonito, mas que não sei se foi reeditado.
Também não sei se à época foram editados mais livros com essa mesma proposta, só tenho esses dois e entre um e outro a data de edição é de cinco anos.
São livros de beleza ímpar, onde se concentram belo texto, decoração, fotografias, telas e culinária, que brinda o leitor com uma verdadeira festa para a alma, o paladar e os olhos.
Cláudia Oiticica
Eu costumo usar bastante pimenta do reino.Também gosto dela ainda verde, fresquinha.
Lenna,
esse livro deve mesmo ser ótimo. Já tinha ouvido falar, mas ainda não li. Com o seu entusiasmo me deu logo vontade de comprar,rs.
Outro que faz sucesso há muito tempo e tem também o lado histórico é O Grande Dicionário de Culinária, do Alexandre Dumas.
Lenna
Maria Lina, pitaqueiras e pitaqueiros, já que estamos num post de pimentas, quero divulgar para vocês sobre um livro “muuuito” especial que eu já tinha visto nas livrarias e ganhei de uma querida amiga no Natal: “À Mesa com Monet”, do original “Les Carnets de Cuisine de Monet”, escrito por Claire Joyes e prefácio do chef Joel Röbuchon (não sei se já foi citado aqui…). O texto é uma delícia, as fotos maravilhosas e as receitas, imperdíveis. Conta a história do grande pintor em Giverny e traz as receitas que ele, exigente no paladar, costumava colecionar, apesar de não ter cozinhado nunca ( as empregadas que o fizessem!). É um encanto! Interessantissimo para os cozinheiros e cozinheiras, como eu… Inclusive, as receitas têm a adaptação do chef Claude Lapeyre para ingredientes que não se ancontra aqui.
Abrs.
Beatriz C
Pesquisei no pages jaunes e o endereço é:
53, rue Sainte Anne 75002 Metrô : 4 Septembre
Monica Amadeo Lamonato
Brigadão Sueli
Vou pesquisar…
bjs