A política divide os homens, a mesa os reúne. Esta é a frase preferida de Guillaume Gomez, cozinheiro chef do Elysée, o Palácio do Govêrno Francês.
Sinal de que a gastronomia está sendo encarada de outra forma, Guillaume Gomez foi convidado para dar conferências no aristocrático Institut d’études politiques de Paris.
Esta escola propõe cursos em ciências sociais e relações internacionais. Para alunos ávidos de informações, Gomez explicou seu percurso, contou como decidiu ser chef dos chefes de estado e relatou sua experiência nos bastidores do poder.
Gomez acredita que sua verdadeira missão é fazer propaganda da gastronomia francesa junto aos convidados estrangeiros que passam pelo palácio. Para ele, a gastronomia é um dos temas importantes do patrimônio cultural de uma nação.
E, prova que a gastronomia incorporou a área dos estudos diplomáticos, li recentemente que a School of International Service de Washington introduziu os estudos das relações internacionais sob o prisma culinário. A comida pode ser não somente um instrumento para favorecer a compreensão cultural entre os países como também um meio de comunicação importante.
Não sei se vocês sabem da existência de um clube hiper fechado chamado Le Club des Chefs des Chefs, uma associação gastronômica exclusiva.
Este clube foi fundado em 1977 por Paul Bocuse, legendário chef francês para reunir os chefs dos chefes de estado. Eles organizam anualmente um jantar e cada ano a sede deste encontro é um país diferente. Cada reunião é ocasião para as autoridades de recebê-los oficialmente como embaixadores gourmands dos seus países.
Os chefs dos chefes já foram recebidos na Maison Blanche por Reagan, Clinton e Obama. A Paris por Hollande, em Berlim por Angela Merkel, em Stockholm pelo rei da Suécia, a Ottawa por Jean Chrétier, Primeiro Ministro do Canadá, em Mônaco pelo Príncipe Alberto, em Roma por Giorgio Napolitano, em Moscou por Medvedev e tantos outros.
E para terminar, o filme francês Les Saveurs du Palais retrata a relação de amizade entre a chef da cozinha do Elysée e o Presidente. Excelente filme.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
5 Comentários
wendell
gastronomia e frança fazem parte da imaginação de todos. vai do cinema:quem nunca se encantou pelo ratinho de ratatouille até grandes chefes como alain ducasse. Pode ser desde a baguete da padaria até os pratos caros dos grandes restaurantes. não tem como fugir. rsrs
vereador ulisses andrade
Curso de gastronomia.
eymard
Assisti o filme Les Saveurs du Palais e recomendo. Uma delicia de filme e uma história que nos leva a refletir sobre várias questøes para alem da gastronomia.
sonia moraes
meu filho adora fazer pratos quer cursa um curso de gastronomia e eu adoro amo .
Silvia
Este filme é uma maravilha!! Amei!! E concordo, a mesa une as pessoas, seja qual for a circunstância!