Imaginem, os próprios franceses estão insatisfeitos com os garçons deste país. Todas as partes implicadas na história, profissionais e clientes, concordam que a qualidade do serviço na França é baixa.
O serviço “à la française” se caracteriza por garçons antipáticos, incapazes de dar informações sobre os pratos e produtos oferecidos e incapazes de falar outro idioma que o francês. Parece que 69% das pessoas interrogadas ficam amendrontadas diante de garçons que menosprezam o cliente. Muitos relatam, no registro das pequenas incompetências, a necessidade de chamar o garçon duas ou três vezes para obter um copo ou uma garrafa de água, a necessidade de esperar um tempo longo para serem recebidos na entrada do restaurante. E, a metade dos interrogados declara que já recebeu uma nota mais elevada do que o que realmente foi consumido.
Em Paris, a situação piora. Aqui todos os dados estatísticos são mais elevados para os garçons que olham o cliente “do alto”, para demoras no atendimento e para má vontade em permitir aos clientes a escolha de uma mesa.
Eu sei disto há anos, o comportamento dos garçons parisienses não visa diretamente o turista. Eles são assim com todos os clientes. Mas claro, diante de um estrangeiro, a incompetência destes pseudo profissionais se revela com mais força.
Estas informações foram publicadas pelo site Atabula.com que sugere outra pesquisa: quantos clientes insatisfeitos pelo serviço decidem procurar outro restaurante? O resultado desta sondagem incentivaria os responsáveis a fidelizar uma clientela cada vez mais bem informada e cada vez mais exigente.
Artigo publicado por www.atabula.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
48 Comentários
João Marcos
O autor do artigo deve ter tido muito azar, pois eu e minha esposa sempre foram bem atendidos em todos os restaurantes que fomos em Paris. E como a gorjeta não está incluída na conta, eu sempre calculava em torno de 10% da conta para deixar para o garçom. E quando percebiam a gorjeta, sempre agradeciam.
Rosi Cavenaghi
li muitos comentários a respeito do tratamento de garçons, eu devo ter tido muita sorte, eu e meu marido fomos muito bem tratados em todos os restaurantes que fomos. Em uma das noites saímos para comemorar nosso aniversário de casamento, expliquei ao garçon que queria um prato mais especial, ele foi super gentil indicando o prato e o vinho e ainda trouxe a nossa mesa o gerente do restaurante no qual também super gentil nos dando parabéns pela data. Essa imagem de Paris eu não tenho.
Leila Minardi
Fomos, eu e uma amiga, a Paris em setembro e fomos muito bem tratadas em todos os restaurantes nos quais fomos. De fato, chamar os garçons de Monsiuer, usar o “s’il vous plait” e cumprimentar com um “bonjour” são essenciais. Enfim, usar a educação é ser cortes nunca é ou será demais, em qualquer lugar aonde formos!! Atentem sim para as dicas, extraia o melhor de cada informação e aproveitem a estadia. Bjs
Cátia
Fui a Paris em julho/2012 com minha irmã e com um certo receio pela fama dos franceses não gostarem de turistas, apesar de não falarmos francês e inglês do colégio posso dizer que nós saímos muito bem porque a viagem foi maravilhosa, sendo alguns deslizes justamente com garçons , no nosso primeiro restaurante sentamos em uma mesa que a vista era melhor, o garçom, veio falando alto e cheio de gestos que levamos o maior susto porque sentamos numa mesa para quatro pessoas e nós fez sair para sentar em uma de dois lugares, nunca mais sentamos em uma mesa maior, outro detalhe que observamos foi quando sentamos pedimos cerveja e o garçom ficou em cima da gente com o cardápio e dai pedimos ligo os pratos, nem tínhamos acabado a cerveja e a comida já estava na nossa mesa dai fomos comer mal acabamos e ele já colocou a conta na mesa, a partir dai só passamos a pedir a comida quando já queríamos ir embora porque ela sempre vinha na mesma rapidez que a conta. No mais sempre valerá a pena voltar a Paris.
Jurupinga
Seja educado e tente falar pelo menos bonjour e certamente o atendimento será satisfatório. Muitos dos garçons falarão inglês com você porque já saberão que você é estrangeiro. Eu almocei e jantei em vários estabelecimentos parisienses, da brasserie mais simples ao Cafe de la Paix, e fui muito bem atendido. Agora, se você foi realmente maltratado, simplesmente nunca mais volte lá. Eu faço isso aqui onde moro (SP) e certamente farei em Paris se for preciso.
Maíra Pinto.
Sou consultora de AeB, ou seja, treino equipes para atendimento em restaurantes. Estive em Paris em fevereiro justamente para observar atendimentos e fiquei frustrada, pois por ser Paris o berço da restauração, esperava mais. Senti falta dos guardanapos de papel, que aqui no Brasil sempre estão à nossa disposição. Mas um turista sempre se diverte em Paris, mesmo com ratos, baguncinhas e etc. No geral os parisienses são sim educados e até simpáticos.
Rodrigo Lavalle
Maíra, uma das coisas mais “regradas” nos bares, cafés e restaurantes de Paris é o guardanapo de papel!
Abraços.
Má
Experiências sempre são boas de compartilhar e ler. Estive em Paris 03 vezes, notei que nos estabelecimentos mais “turísticos” os garçons são menos solícitos que em outros restaurantes um pouco mais caros. Em geral, acho-os sérios e objetivos, um pouco arrogantes, mas comigo nunca foram grosseiros. Arrisco o meu francês básico, ao cumprimentar e solicitar alguma coisa, e o que não sei falar na língua deles, falo em inglês. Creio que a experiência menos agradável foi no Au Pied de Couchon (não sei se escrevi correto), lá os garçons foram rudes conosco (estava com minha mãe e marido), acredito que porque só comemos uma Sopa de Cebolas e não jantamos, eles riram quando pedimos a conta, talvez porque achassem que não tínhamos dinheiro para jantar, mas em verdade, fomos embora devido ao “clima hostil’ deles desde a nossa entrada no restaurante, a hostess nos perguntou se éramos gregos e quando disse que éramos brasileiros, ela e os demais torceram o nariz. Creio que foi um fato isolado, não comprometendo em nada a minha paixão por Paris e suas nuances…
Renata
Antes de mais nada, devemos respeitar cada país e sua cultura como únicos.
Óbvio que muitas vezes os garçons são um pouco mal humorados, mas a verdade é que nós, brasileiros, somos um pouco “informais” demais.
Devemos respeitar que os garçons na França, como em qualquer lugar do mundo, gostam de ser chamados de Sr. ( Monsieur ), no caso da França, é claro. Quanto mais “s’il vous plaît”e “merci”, melhor.
Nada de ficar fazendo psss psss pra chamar garçon ou mesmo batendo palmas….
Eu garanto que se cuidarmos melhor de nossos hábitos um pouco informais demais, seremos muito melhor tratados na França.
Experimentem e me contem!
à bientôt!
Renata
Celia C. santos
Estive em paris com seis amigos em abril e graças a Deus fomso bem tratados por todos os garçons e garçonetes em restaurantes, bares e lanchonetes onde estivemos.
Também nas lojas fomos muito bem tratados. E olha que meu franc6es é bem rateiro,mas todos se esforçaram por nos entender.
Amei os parisienses
maria
Muito me delicio com seus escritos.Uma marrrravilha! Parabens! Hoje tenho 2 perguntas praticas: Há um horario especificado para os restaurantes servirem o almoco? Menu du jour(??? é assim?). O q levo para conectar o carregador de celular äs tomadas francesas?? Suponho q sejam diferentes e precisem de um adaptador.Qual???Abracao
Rodrigo Lavalle
Maria, na maioria dos restaurantes o almoço é servido até as 14:00. Em alguns outros até as 15:00. Outros poucos servem o dia inteiro (service continu).
Veja nesse artigo como é a tomada francesa: https://www.conexaoparis.com.br/2008/11/21/tomadas-francesas/.
Abraços.