Quando eles são antipáticos, é para valer.
Enquanto eu pesquisava novidades na livraria perto do Palais Royal, marido pediu um café em bristrô ao lado.
Na saída, colocou na bandeja uma nota de 10 para pagar 6 euros. O garçon pegou a bandejinha e desapareceu. Não voltou mais. Deixar 4 de gorjeta em consumo de 6 euros é um despropósito. Absurdo maior é o garçon achar que pode tomar posse do troco de maneira autoritária.
Marido chamou o garçon de volta e disse que estava esperando o troco. Dez minutos mais tarde a bandejinha foi jogada na mesa com gestos brutais.
Nossa próxima “visita vingança” a este bistrô está planejada. Vamos pedir um café e pagar o valor em moedas de 5 e 10 centavos.
Pagamentos feitos com todas as moedinhas que encontramos no fundo dos bolsos e bolsas deixam os garçons de Paris enfurecidos.
Pequenos detalhes do folclore da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Katia Becho
Jane Curiosa,
não é bom ver sua verve sempre irônica e afiada vestida de luto. Que pena! Todos estamos muito tristes com essa tragédia, mas quem perdeu pessoas queridas deve mesmo estar arrasado. Ainda bem que existe um cantinho de escape como esse Conexão, onde a gente acha tempo e energia pra brincar e se divertir com os prazeres da vida – mesmo nas horas tristes.
Um beijo pra você,
Katia
Carolina
Lina, minha pergunta não tem nada a ver com o texto, mas, onde eu compro cama mesa e banho em Paris, sem ser na Lafayette? Já lí seu blog inteiro e não achei nada a respeito. A propósito, seu blog é MARAVILHOSO e me ajudou muito na primeira vez que fui à Paris. Quem não gostou muito foi meu namorado que é um viciado na cidade e já foi 9 vezes e ficou com ciúme… auhau
Beijos e obrigada!
Lina
Carolina
Cama,mesa e banho? Artigos excelentes? No Bon Marché.
http://www.lebonmarche.com/catalogue/maison/linge-de-maison.html
Rafael
Perfeito, José Rodrigue, não há nada folclórico nisso. Moro em Paris há alguns anos e chamo isso de simples e ordinária grosseira. Para quem acha curioso/engraçado, convido a refletir o que vocês pensariam caso isso se passasse em terras tupiniquins.
José Rodrigues
Quando leio estas coisas fico achando que se se recusar as moedas tem que dizer “é isso ou nada” para não falar de fazer coisa pior.
Não acho a menor graça nem vejo nada de folclórico nisso tudo acho a boa e velha grosseria e estupidez que deveria ser respondida na mesma moeda, com o perdão do trocadi(nho)lho.
Jacqueline
Não tive problema nenhum em receber troco de notas ou pagar em moedas. Trouxe umas moedinhas de 10 centavos como lembrança. Acho que dei muita sorte em Paris. Estou cruzando os dedos para que a próxima seja igual. Por aqui há o costume de dar o troco em balas. Um amigo nosso foi guardando até formar uma quantidade razoável e levou pro supermercado. Na saída deu pro caixa o valor que tinha de pagar todinho nas tais balinhas que, na ocasião, eram dadas por alguns centavos.Acho hilário, mas não teria essa coragem.
Eliana Barbosa
Jane Curiosa, bonita homenagem. Não conheço ninguém ligado diretamente à tragédia, mas também estou triste, triste, triste…
Miriam K R
Aproveitando o post: qual sería a gorjeta correta para um consumo de 6 euros? 10% ? 15% ?
Lina
Miriam
50 centavos.
JANE curiosa ME ABRACEM FORTE,POR FAVOR
Por um casal de amigos e uma menina que tinha medo do escuro.
Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo…
Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder…
Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E selvagem!Selvagem!
Selvagem!
Veja o sol
Dessa manhã tão cinza
A tempestade que chega
É da cor dos teus olhos
Castanhos…
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que estamos
Distantes de tudo
Temos nosso próprio tempo
Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens…
Tão jovens,tão jovens!…
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=j37Ag-gRrHY
Me desculpem…estou tão triste
Sophia
Moeda = Dinheiro. E ponto final. Podem espernear à vontade.
Os taxistas aqui em São Paulo também detestam que você pague com moedas.
Ludmila
Eu tinha umas moedas na bolsa e, sem maldade ou objetivo de vingança por maus tratos, tentei pagar um cafezinho com elas. Para quê? O garçom recusou e disse que não era obrigado a aceitar o pagamento em moedas. Em uma terra estranha, sozinha, sem dominar a língua e sem saber dos costumes, tentei no meu mau francês argumentar, mas ele foi taxativo: Non, non, non… E ainda me mandou procurar um banco para trocar por notas! Afff! Enfim, paguei com notas e recebi moedas de troco… Voltei ao Brasil com alguns euros em moeda. Fazer o quê? A situação entrou na minha lista de histórias para contar. Eu discutindo com o garçom foi a melhor parte!