Quando eles são antipáticos, é para valer.
Enquanto eu pesquisava novidades na livraria perto do Palais Royal, marido pediu um café em bristrô ao lado.
Na saída, colocou na bandeja uma nota de 10 para pagar 6 euros. O garçon pegou a bandejinha e desapareceu. Não voltou mais. Deixar 4 de gorjeta em consumo de 6 euros é um despropósito. Absurdo maior é o garçon achar que pode tomar posse do troco de maneira autoritária.
Marido chamou o garçon de volta e disse que estava esperando o troco. Dez minutos mais tarde a bandejinha foi jogada na mesa com gestos brutais.
Nossa próxima “visita vingança” a este bistrô está planejada. Vamos pedir um café e pagar o valor em moedas de 5 e 10 centavos.
Pagamentos feitos com todas as moedinhas que encontramos no fundo dos bolsos e bolsas deixam os garçons de Paris enfurecidos.
Pequenos detalhes do folclore da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Kamila
Acho que deve ser coisa de garçon europeu isso, pois estive em Viena e paguei com moedas um refrigerante, e o gaçon ficou enfurecido mesmo. Falou uma monte de coisas pra mim e disse que lá não era supermercado, pôs o dinheiro na mesa e fez a maior cena. Perguntei se ele não ia querer e o dinheiro, resmungando pegou de volta e foi embora. Vai entender…
Rafael
Não deveria ter “vingança” nenhuma. Isso é uma atitute tão infantil quanto a do garçom. Deve-se falar com o supervisor do lugar. Se ele não se mostrar preocupado, começar a alertar, sem hesitação, o ocorrido aos demais presentes. Francês desse tipo conta com a inércia dos outros para continuar assim.
Michèle
Bien fait! Adorei! Tambem vou lá pagar com moedinha, esse garçon merece! Mas tem certeza que isso os deixa enfurecidos? As vezes, eles precisam de moeda, não?
Lina
Michèle
Eles detestam. E visto alguns comentários, em outras cidades da Europa acontece o mesmo.
Cristiane Pereira
Hahaha, adorei. Sempre me divirto com o mau humor dos garços, mas às vezes eles realmente se excedem no direito de alimentar o folclore.
Nunca tinha tido essa ideia, mas é ótima, vou adotá-la numa próxima vez.
Duda Brasil
Voltei há uma semana e não tive problema algum com garçons. Que sorte a minha! 🙂
nadia
Isso aconteceu comigo na minha primeira visita à Paris, foi no café do Museu d´Orsay; ele simplesmente sumiu com a nota de 10 euros sendo que a conta era de 6 euro (acho que eles gostam dessa composição de conta/nota), esperei por cerca de meia hora (sou bem paciente) e ficava olhando ele fazendo cara de paisagem, até que sumiu (acredito que tenha sido a troca de turnos), chamei a gerente, contei o ocorrido e ela me devolveu o troco. Mas isso não me fez amar menos Paris, e continuo com muita expectativa de que a terceira visita se realize em 2013!
Livia
Passei por isso em bruxelas. Mal educado mesmo. Colocou um monte de coisas a mais na nossa mesa, quando explicamos que não havíamos pedido aquilo tudo ficou enfirecido
Monica
Eu sei que dá raiva, mas não acho muito elegante esse tipo de explosão de um estrangeiro, só gera um mal estar… Melhor explicar, em bom francês e com um sorriso no rosto, que está aguardando os 4 euros de troco e não deixar nem uma moedinha de gorgeta. Vai igualemente matar o garçom de raiva! 😉
Lina
Monica
Marido é francês.
Elisa Barcellos
Faço exatamente isso toda vez que me atendem mal. A grande vantagem, além de demonstrar minha insatisfação, é me livrar do peso na bolsa. 🙂
Hique
hahah.. mto bom post. Faço o mesmo e ainda chamo o gerente pra denuncia o garçon exxxcroto! ha