As Galeries Lafayette Paris Haussmann querem mudar o mundo da moda e do consumo incentivando criadores, marcas e influenciadores que tenham propostas e atitudes sustentáveis e eco-responsáveis. Conheça o projeto Changeons de Mode proposto pelo grand magasin.
Apesar de toda a imagem de glamour e sofisticação que a moda nos vende, ela é uma das indústrias menos ecológicas do mundo. Seu modelo de negócio traz consequências ambientais adversas desde a produção da matéria-prima até a vida pós-venda de cada peça.
Atualmente são produzidas no mundo 150 bilhões de peças de vestuário por ano. Desse total, 30% não é vendida. Os 70% vendidos ficam, em média, somente 3 anos no guarda-roupa do consumidor sendo, em seguida, descartados. Anualmente, 12.8 milhões de toneladas de roupa acabam nos aterros sanitários do mundo. [Fonte]
Um dos grandes desafios da atualidade da indústria da moda é transformar esse modelo em algo mais sustentável. Aqui e ali surgem iniciativas de indivíduos, governos, ONGs e empresas na busca de formas mais sustentáveis e eco-friendly de produção, distribuição e, principalmente, de consumo.
As Galeries Lafayette Paris Haussmann querem mudar o mundo
Fiel ao seu papel de inovadora desde a sua criação, as Galeries Lafayette Paris Haussmann lançaram em 2018 o projeto Go for Good. Trata-se de uma loja dentro da loja principal, no Boulevard Haussmann, onde são vendidos produtos cujas matérias-primas e/ou produção são eco-responsáveis, com um impacto positivo no meio ambiente, na localidade e/ou no desenvolvimento social.
Agora, em 2019, o grand magasin, ampliou seu campo de ação com o lançamento do movimento Changeons de Mode.
O movimento Changeons de Mode
A operação Changeons de Mode, lançada pela Lafayette no dia 4 de setembro, tem 4 premissas:
1) Levar aos clientes um mundo cada vez mais inspirador, positivo e diversificado:
-
- Icentivo e visibilidade a jovens criadores eco-conscientes/reponsáveis.
- Uso nas campanhas publicitárias de personalidades e influenciadores que representem a diversidade mundial, sejam ativistas de boas causas e tenham um impacto positivo na sociedade e não sejam meramente celebridades ou modelos.
2) Oferecer aos clientes uma seleção cada vez mais numerosa de produtos sustentáveis e fair trade:
A loja Go for Good dentro das Galeries Lafayette Paris Haussmann
3) Explorar com os colaboradores, parceiros e dentro da própria empresa novas maneiras de produzir, servir e consumir:
-
- As roupas não vendidas das marcas produzidas pelas Galeries Lafayette são entregues anualmente às associações. Isso também se aplica aos alimentos, aqueles não vendidos são retirados das prateleiras antes do vencimento e doados.
- As coleções produzidas pelas Galeries Lafayette são 100% rastreáveis, do campo até a loja, e feitas com materiais eco-responsáveis (algodão orgânico, cashmere e nylon reciclados).
- Todas as lojas das Galeries Lafayette possuem locais de coleta têxtil (roupas, sapatos, roupas de cama, mesa e banho, mesmo rasgadas) e de frascos de perfume que serão, em seguida, encaminhados para reciclagem.
- As Galeries Lafayette passaram a usar papel reciclado na produção de catálogos e reduziram em 25% a quantidade total de papel utilizado. Desde 2017, todas as sacolas distribuídas nas lojas também são feitas de papel reciclado e o recibo de compra por email poupou a impressão de quase 1.000.000 deles.
- Escolha do restaurante 100% vegetariano Créatures para ocupar o espaço no terraço da loja.
Ponto de coleta têxtil em todas as lojas da Lafayette
4) Impactar positivamente as cidades onde as Galeries Lafayette têm lojas:
-
- Reduzir o consumo de eletricidade e água.
- Valorizar o patrimônio histórico e arquitetônico.
- Servir a comunidade também como ponto de apoio de atividades do cotidiano além de ser simplesmente um local de consumo.
- Transformar os telhados das lojas em hortas urbanas, também com a presença de colmeias.
- Entregas em domicílio feitas com veículos movidos a gás natural, o que reduz em 95% a emissão de partículas finas.
A horta no telhado das Galeries Lafayette Paris Hausmann
No mais, cabe também a nós, consumidores finais, mudar um pouco nossos hábitos de consumo. Lembrando sempre dos 3 Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, ou seja, comprar menos; dar vida nova ao que já temos e ajudar a transformar aquilo que não queremos mais em algo novo.
Leia também
Benefícios das Galeries Lafayette para os leitores do Conexão Paris
Lembrando que durante todo o ano de 2019 as Galeries Lafayette oferecem mimos aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 175€. Clique aqui para saber mais sobre os mimos e baixar os voucheres.
Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009 | Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra | Horários de funcionamento: segunda a sábadode 09:30 as 20:30 e domingos de 11:00 as 19:00.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
Ana maria meireles
Excelente”!
Rodrigo Lavalle
Ana, sim, muito bacana!
Heloisa Coutinho von Poser
Ótima iniciativa da loja. Todos têm que ter esse comprometimento com a sustentabilidade e redução de resíduos.
Tiro meus chapéu para as Galeries Lafayette. Bravo !!
Dione vist
Mieux vaut tard que jamais!