Por Penélope
O polêmico Serge Gainsbourg, parisiense de pais russos e judeus, construiu, em 62 anos de vida, uma respeitável obra que conta com mais de 400 composições. Gainsbourg não foi um só, ele foi vários personagens, experimentou diversos estilos e se transformou muitas vezes. Já foi regravado incontáveis vezes, por inúmeros artistas e nas mais variadas línguas.
Estou certa de que esta não é a única vez que vou falar de Serge Gainsbourg aqui no Conexão Paris. A sua extensa obra e a sua vida cheia de controvérsias rendem assunto para muitos e muitos posts, mas queria começar com um caso dele que acho muito curioso e que envolve outra grande figura da música francesa.
France Gall foi lançada ao estelato aos 16 anos e, por serem da mesma gravadora, logo formou com Gainsbourg uma parceria de sucesso. Em 1965, cantando no festival Eurovision, conquistou o primeiro lugar na competição – e fama internacional – graças a “Poupée de cire, poupée de son”, composição de Gainsbourg.
E foi justamente pela enorme visibilidade na França que, no ano seguinte, ela se viu exposta ao ridículo ao cantar a música “Les Sucettes”(Os Pirulitos), de Gainsbourg. O compositor encheu a canção de duplos sentidos e o vídeo de divulgação, feito em 1966, reuniu olhares estupefatos do outro lado da câmera e o pessoal nos bastidores não acreditava que a loira angelical estava realmente cantando, em rede nacional, aquela música de conteúdo altamente sexual.
(clique duas vezes para ver o vídeo no YouTube)
Até hoje, ela sustenta que só entendeu o outro sentido de “Les Sucettes” quando já era tarde demais. De fato, depois que a canção se alastrou, a cantora se recusou a sair de casa durante dias e, depois disso, France teve dificuldade de se reerguer e a sua carreira nunca mais foi a mesma.
E para provar que Gainsbourg tinha mesmo muitas facetas, posto aqui uma de suas músicas mais doces.
P.S.: Convidei o ilustrador e animador Vincent Lefebvre, responsável pelos desenhos do Sob o céu de Paris, para enriquecer os meus posts com algumas de suas ilustrações lindas. Espero que vocês gostem desta novidade!
Bom fim de semana a todos!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Arthur
Gainsbourg era muito louco, num programa de TV com a Whitney Houston na França, ele, totalmente bêbado, disse que queria transar com ela (em francês). O apresentador não traduziu e ele repetiu em alto e bom som, em inglês. Whitney ficou desconcertada. Deixava o Rafinha Bastos no chinelo.
E o filme biográfico dele é ótimo.
Marcos
Une image vaut mille mots:
http://goo.gl/h2hjG
Katia
Olá de novo, alteramos o hotel. Pode me dar orientação novamente. Saindo do aeroporto Orly para 4 Rue Bervic, 18. Sacré-Cœur – Montmartre, 75018. Grata pela atenção.
conexaoparis
Katia
Já respondi esta questão em outro post.
Jane Curiosa
Caramba! Estou em uma situação a que se dá o nome de FÈRIAS.
Alguém viu,alguém conhece,ou sabe o que é isso?
Passo voando por aqui(ih,ih,ih…voando tal uma bruxa!).É verdade;uma bruxa que voa diáriamente em seu superhiperturbo(é um reles aspirador de pó,mas eu quero me enganar,assim fica mais charmoso).
Já falamos aqui sôbre reformas em casa?Já? Então é isso.
………………………………………………………………………………………………………….
Adiante.
Penélope
Mais uma vez você me atiça e eu quero sair por aí pesquisando.Ainda bem que os comentaristas são também bem antenados e o prazer de lê-los aplaca bastante a minha “curiosidade”.
Tempo! Vou agora negociar com o pintor.(De paredes.)
Penélope
Simone,
Foi isso que ouvi essa semana: fiquei ouvindo esta música sem parar!
Simone
PS!!! Essa canção dele é uma das mais lindas! Dá vontade de ficar ouvindo sem parar!!!
Simone
Lina, acho que Gainsbourg foi um ser raro! Divertido, romântico, cínico, iconoclasta, enfim, tudo que faz um homem ser diferente e cheio de talento. Sempre gostei das músicas dele e, apesar do que certos chamam de sua feiura, sempre o achei muito charmoso.
Obrigada por nos dar este presente com as ilustrações de Vincent Lefebvre!
um abraço,
Leandro Ramos
Muito legal Penélope…lindo post….linda ilustração …bisous
Penélope
Regina,
Nosso gosto é igual, então. Marilou sous la neige é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos!
Katia
Muito Obrigada pela sua atenção 🙂