Por Penélope
O polêmico Serge Gainsbourg, parisiense de pais russos e judeus, construiu, em 62 anos de vida, uma respeitável obra que conta com mais de 400 composições. Gainsbourg não foi um só, ele foi vários personagens, experimentou diversos estilos e se transformou muitas vezes. Já foi regravado incontáveis vezes, por inúmeros artistas e nas mais variadas línguas.
Estou certa de que esta não é a única vez que vou falar de Serge Gainsbourg aqui no Conexão Paris. A sua extensa obra e a sua vida cheia de controvérsias rendem assunto para muitos e muitos posts, mas queria começar com um caso dele que acho muito curioso e que envolve outra grande figura da música francesa.
France Gall foi lançada ao estelato aos 16 anos e, por serem da mesma gravadora, logo formou com Gainsbourg uma parceria de sucesso. Em 1965, cantando no festival Eurovision, conquistou o primeiro lugar na competição – e fama internacional – graças a “Poupée de cire, poupée de son”, composição de Gainsbourg.
E foi justamente pela enorme visibilidade na França que, no ano seguinte, ela se viu exposta ao ridículo ao cantar a música “Les Sucettes”(Os Pirulitos), de Gainsbourg. O compositor encheu a canção de duplos sentidos e o vídeo de divulgação, feito em 1966, reuniu olhares estupefatos do outro lado da câmera e o pessoal nos bastidores não acreditava que a loira angelical estava realmente cantando, em rede nacional, aquela música de conteúdo altamente sexual.
(clique duas vezes para ver o vídeo no YouTube)
Até hoje, ela sustenta que só entendeu o outro sentido de “Les Sucettes” quando já era tarde demais. De fato, depois que a canção se alastrou, a cantora se recusou a sair de casa durante dias e, depois disso, France teve dificuldade de se reerguer e a sua carreira nunca mais foi a mesma.
E para provar que Gainsbourg tinha mesmo muitas facetas, posto aqui uma de suas músicas mais doces.
P.S.: Convidei o ilustrador e animador Vincent Lefebvre, responsável pelos desenhos do Sob o céu de Paris, para enriquecer os meus posts com algumas de suas ilustrações lindas. Espero que vocês gostem desta novidade!
Bom fim de semana a todos!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Giovanna
Sou fã de Serge Gainsbourg, um dos mais completos ARTISTAS do século XX. D+
aparecida aragão marques tenorio
Cleide, uma dica, se você descer na estação do Metrô Maubert-Mutualité, (linha 10), encontra-se colada a Rue des Carmes e no final dela você já verá a escadaria da Igreja St. Etienne, em que o personagem do filme aguarda o Peugeot 1920.Ab. TIDA
Cleide Guerino
Valeu, Penélope
Agora é só torcer pro carro passar lá para mim também.
Excelente blog, este. Parabéns a todos, que são sempre prontos a esclarecer nossas dúvidas.
Abraço
Kah
Olá, tô viciada neste site. consegui dicas bem legais. Parabéns. Vamos a Paris e ficar no Bervic Hotel na 4 Rue Bervic, 18. Sacré-Cœur – Montmartre, 75018. Saindo do aeroporto Orly, qual é o melhor caminho para chegarmos ao hotel? Obrigada.
conexaoparis
Kah
Pegue o orlybus e desça no ponto final Denfert R.
Lá pegue metro linha 4 e desça em Barbés Rochechouard.
Penélope
Cleide,
É aqui, ó: http://maps.google.com/maps/place?cid=372211754430525155&q=Saint-%C3%89tienne-du-Mont,+Paris,+France&hl=en&ved=0CBQQ-gswAA&sa=X&ei=AO0RT6W-LJO48gadmq3bCQ&sig2=P6otswwZE_jDFhiBZcHQoA
Cleide Guerino
Olá pessoal do Conexão Paris. Não sei se é o poste para perguntar isso, mas será que alguém sabe o nome daquela rua em Paris onde o personagem espera o carro que o leva ao passado, no filme de Wood Allen – Meia noite em Paris? Vou a Paris este ano e gostaria muito de ver aquele bairro e as ruas.
Penélope
Arthur,
Eu ia até falar da história de Whitney Houston, mas achei que era demais!
Para quem nunca viu: http://www.youtube.com/watch?v=ef87G5MDYfM
Júlia
Lina, obrigada pela ajuda na escolha do hotel! Parabéns pelo site que acompanho diariamente!
Jane Curiosa
Gainsbourg é significativo de conteúdo adulto,rárárá.
Repito:Além deste post estar muito bom,os comentaristas estão me deleitando.