O texto abaixo é de autoria de André Mazeron, analista de sistemas e apaixonado por gadgets. As fotos são do Windows Café de Paris, o primeiro do mundo, inaugurado em outubro de 2009 no Boulevard de Sebastopol. Espaço bacana e bem decorado, móveis com um design funcional. Trata-se de showroom e cyber café. Pelo menos no dia em que André foi, o acesso a internet estava liberado.
A era da informação mudou nossa forma de trabalhar, estudar e de nos comunicarmos. E as viagens também não poderiam ficar de fora. Não me refiro ao antes (reservas e pesquisas via internet) e nem ao depois (compartilhar as fotos via Flickr ou redes sociais) e sim ao durante: como utilizar a tecnologia para tornar a sua viagem mais agradável e menos tumultuada.
Como apaixonado pela tecnologia, dedico muita atenção aos gadgets que me acompanham nas férias. Compartilho com vocês algumas sugestões sobre ferramentas e aplicativos que tem se mostrado úteis durantes minhas andanças por Paris.
O principal tem sido o IPhone. Muito além do que um celular, esta aparelho é um verdadeiro canivete suíço para o turista. Além de aplicativos que vêm instalados por padrão, existem vários outros úteis (gratuitos e pagos).
O Google Maps (pré instalado) permite localizar-se rapidamente e informa estações de metrô, museus e parques. Ele requer acesso à rede, o que pode encarecer em muito a sua conta de celular na volta. Uma dica para resolver isto: o aplicativo mantém uma cópia dos mapas baixados recentemente, que são mostrados sem a necessidade de acesso à rede de dados.
Outro aplicativo útil é o RATP (US 0.99 ou gratuito na versão light), o guia oficial do metrô e RER de Paris, com mapa das estações. Se você estiver conectado, ele também indicar a estação mais próxima de onde você está e ainda planeja a sua viagem.
Você prefere se perder? Então conheça o Paris a Pied (gratuito) “pour se perdre agréablement”. Informações sobre parques, igrejas, mercados e outros, com endereço, horários de abertura…
Sem tempo de ver tudo no Louvre? A aplicação do Musée du Louvre (gratuito) traz uma seleção de obras do Museu para você conhecer ou relembrar.
O IPhone ainda se mostra útil para guardar cópias de emails como confirmações de reserva e de seguro-viagem, para manter amigos informados de suas andanças via Twitter (gosto do Echofon, gratuito), Facebook e MSN (Fring, gratuito) e ainda pode economizar sua conta de telefone através do Skype.
Aplicativos similares certamente estão disponíveis para outros smartphones, recomendo pesquisar as alternativas para o seu dispositivo antes de viajar.
Também passei a levar um netbook, o qual além de ajudar a manter o contato com o mundo real, serve para armazenar os vários gigabytes de fotos e vídeos. O netbook também ajuda a preparar o roteiro do próximo dia e, como aconteceu comigo, a buscar, emergencialmente, outra opção de hotel se o original não correspondeu às expectativas.
Trago também pendrive, para backup das fotos caso o netbook não sobreviva às correrias da viagem.
Se o roteiro inclui aluguel de carro é quase obrigatório que ele esteja equipado com GPS. Se os mapas do IPhone são bons para dentro da cidade, o mesmo não se aplica na estrada.
O leitor de e-Books é um outro tipo de gadget que vem ganhando espaço no mercado. A Amazon já vende o seu Kindle no Brasil e você viaja com sua biblioteca.
Não se esqueça de levar um adaptador para as tomadas, já que é comum que gadgets e notebooks venham com tomada no padrão americano. E verifique com a Receita Federal se é necessário declarar os seus dispositivos na ida.
E você, que sugestões de gadgets ou aplicativos você recomenda?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
Joao
Claudia Oiticica/Andre
Concordo que o preço seja exorbitante. Vou falar com o pessoal da FNAC, quem sabe eles possam ajudar?
A nossa intenção é utilizar o netbook em qualquer lugar: na estrada, no apartamento, na rua, “ANYWHERE”. Vcs já imaginaram : de repente vc está na estrada e vê uma placa interessante sobre uma cidadizinha, faz uma consulta na Internet e resolve parar e passar uma noite? Bem “Easy Rider” vc não achão?
Qualquer noticia, enviem um e-mail. Um grande abraço.
Beth
Claudia
Foi essa entrevista que me levou a comprar o livro imediatamente, risos.
Eu achei o livro bem semelhante aos relatos que já conhecia. Minha avó é que se hospedava no George V, risos. Afinal, ela era casada com o neto do Barão… Eu já me contento com a vizinhança e acho muito bom… Minha avó tinha uma amiga que morava no Bedford, daí eu ter conhecido o hotel lá por 1960. Eu não sabia do documentário. sobre Eufrasia, vou procurar. Vi alguns documentários sobre as duas fazendas na Globo News. Bjs.
Cláudia Oiticica
Andre, já comprei alguns chips na Orange e na Virgin. São baratos, 5 ou 10 euros. Só que os créditos só valem por mais ou menos 2 meses e se não recarregar, o chip perde a validade. Agora tenho um da Virgin comprado na Inglaterra em 2003 e mesmo só colocando créditos esporadicamente, até hoje ele é válido e queria até entender a razão do da França ser diferente. Agora quanto a esse chip que o João se referiu, que tenha um pacote de dados com direito a utilização de internet e que seja válido para a Europa toda eu também me interesso em saber. Os chips que compro até valem em outros países da Europa, mas sempre pagando deslocamento, então o que faço é comprar chips pré-pagos nos países que viajo. Sei que tem chips que valem para a Europa toda sem pagar deslocamento, mas acredito que o preço dele deve ser mais alto. O que só faço em último caso, é usar o meu do Brasil. Acho uma fortuna.
Cláudia Oiticica
Aurea,
compre mesmo. Se você se interessou pelo tema, com certeza vai adorar o livro.Abs.
Cláudia Oiticica
Beth,
Bedford / George V. Um belo up-grade.(risos)
Vi sim o site do Hotel Museum. Uma maravilha a preços acessíveis. Obrigada mais uma vez.
Cláudia Oiticica
Beth, Eymard
olhem a entrevista com Claudia Lage.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1099419-7823-CLAUDIA+LAGE+MISTURA+FICCAO+E+REALIDADE+PARA+CONTAR+HISTORIA+DE+AMOR,00.html
Cláudia Oiticica
Beth, imagino mesmo o “escândalo” que era a vida amorosa de Eufrásia para uma família tradicional da época do império e pesquisando na internet, vi a casa onde ela morou (e realmente me pareceu familiar) e muitas outras coisas bem interessantes e como você, também acho que daria um belíssimo filme, inclusive vi que já foi feito um documentário. Quanto ao que ela deixou em seu testamento, vi que também houve partes da familia não muito contentes. Sempre acontece quando tem tanto dinheiro em jogo, mas…espero que “titia” tenha sido generosa quanto ao nº 40, Rue de Bassano(risos).Bjs.
Andre
João,
Não sei como funciona a compra de um chip, especialmente para não-residentes. Também gostaria de saber, porque para viagens um pouco mais longas como a sua, ter um celular local é bem útil.
Em alguns países você encontra quiosques de aluguel de celular logo no desembarque, mas não me lembro se no CDG também tinha.
Abraço.
Aurea
Tenho o Conexão Paris nos meus favoritos e sempre estou acompanhando os comentarios. Passei uma boa parte da tarde de hoje. Vou já procurar comprar pela internet o livro sobre a Eufrasia, pois já fiquei curiosa com a histoira. Fiquei tambem impressionada com as informações. Já levei meu lap top em uma viagem ano passado e mesmo sendo dos menores, achei muito pesado. Estou com um Nokia N95 e estou descobrindo tudo que posso aproveitar dele. Fiquei impressionada tambem com o Shazam. Vou ja pesquisar mais. Em tempo: sou de Fortaleza e amo Paris.
Beth
Eymard
Eu sempre achei que a história de Eufrásia e Joaquim daria um filme, risos. E eu nunca me arrependi de passar tardes ouvindo as histórias de minha avó. E de viajar com ela… Ela amava Paris de paixão! Viajou até os 84 anos, quando os filhos resolveram “sumir” com o passaporte dela por
precaução. Ela faleceu muito lúcida aos 90 anos e me deixou belas lembranças…
Abs.