O texto abaixo é de autoria de André Mazeron, analista de sistemas e apaixonado por gadgets. As fotos são do Windows Café de Paris, o primeiro do mundo, inaugurado em outubro de 2009 no Boulevard de Sebastopol. Espaço bacana e bem decorado, móveis com um design funcional. Trata-se de showroom e cyber café. Pelo menos no dia em que André foi, o acesso a internet estava liberado.
A era da informação mudou nossa forma de trabalhar, estudar e de nos comunicarmos. E as viagens também não poderiam ficar de fora. Não me refiro ao antes (reservas e pesquisas via internet) e nem ao depois (compartilhar as fotos via Flickr ou redes sociais) e sim ao durante: como utilizar a tecnologia para tornar a sua viagem mais agradável e menos tumultuada.
Como apaixonado pela tecnologia, dedico muita atenção aos gadgets que me acompanham nas férias. Compartilho com vocês algumas sugestões sobre ferramentas e aplicativos que tem se mostrado úteis durantes minhas andanças por Paris.
O principal tem sido o IPhone. Muito além do que um celular, esta aparelho é um verdadeiro canivete suíço para o turista. Além de aplicativos que vêm instalados por padrão, existem vários outros úteis (gratuitos e pagos).
O Google Maps (pré instalado) permite localizar-se rapidamente e informa estações de metrô, museus e parques. Ele requer acesso à rede, o que pode encarecer em muito a sua conta de celular na volta. Uma dica para resolver isto: o aplicativo mantém uma cópia dos mapas baixados recentemente, que são mostrados sem a necessidade de acesso à rede de dados.
Outro aplicativo útil é o RATP (US 0.99 ou gratuito na versão light), o guia oficial do metrô e RER de Paris, com mapa das estações. Se você estiver conectado, ele também indicar a estação mais próxima de onde você está e ainda planeja a sua viagem.
Você prefere se perder? Então conheça o Paris a Pied (gratuito) “pour se perdre agréablement”. Informações sobre parques, igrejas, mercados e outros, com endereço, horários de abertura…
Sem tempo de ver tudo no Louvre? A aplicação do Musée du Louvre (gratuito) traz uma seleção de obras do Museu para você conhecer ou relembrar.
O IPhone ainda se mostra útil para guardar cópias de emails como confirmações de reserva e de seguro-viagem, para manter amigos informados de suas andanças via Twitter (gosto do Echofon, gratuito), Facebook e MSN (Fring, gratuito) e ainda pode economizar sua conta de telefone através do Skype.
Aplicativos similares certamente estão disponíveis para outros smartphones, recomendo pesquisar as alternativas para o seu dispositivo antes de viajar.
Também passei a levar um netbook, o qual além de ajudar a manter o contato com o mundo real, serve para armazenar os vários gigabytes de fotos e vídeos. O netbook também ajuda a preparar o roteiro do próximo dia e, como aconteceu comigo, a buscar, emergencialmente, outra opção de hotel se o original não correspondeu às expectativas.
Trago também pendrive, para backup das fotos caso o netbook não sobreviva às correrias da viagem.
Se o roteiro inclui aluguel de carro é quase obrigatório que ele esteja equipado com GPS. Se os mapas do IPhone são bons para dentro da cidade, o mesmo não se aplica na estrada.
O leitor de e-Books é um outro tipo de gadget que vem ganhando espaço no mercado. A Amazon já vende o seu Kindle no Brasil e você viaja com sua biblioteca.
Não se esqueça de levar um adaptador para as tomadas, já que é comum que gadgets e notebooks venham com tomada no padrão americano. E verifique com a Receita Federal se é necessário declarar os seus dispositivos na ida.
E você, que sugestões de gadgets ou aplicativos você recomenda?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
Helena Bäuerlein
Tb quero ler. Onde consigo um exemplar ? Quem é o autor?
EYMARD
Ops…NABUCO
EYMARD
Helena: um livro muito interessante recomendado inicialmente pela Beth. Os mundos de Eufrasia.
O romance entre Eufrasia Teixeira Leite, uma “milionaria” brasileira do Sec. XIX, que se apaixona por Joaquim Nabuco. Vive a sua infancia no Brasil e a vida adulta em Paris. Claudia, a partir de pistas muito bem seguidas, nossa investigadora n. 02 (porque a n. 01 ja era a Sueli) descobriu tratar-se de uma “tia” da Beth (risos). Dai para frente estamos reconstruindo e reinventando o romance aqui no Blog, aos poucos…
Os personagens (reais) sao muito interessantes. Eufrasia recebeu uma educacao incomum para o seu tempo. Por causa do livro ampliei a minha pesquisa sobre Nabuca e Eufrasia.
Eu ja estou quase terminando a leitura e a Beth promete novidades. Os leitores do blog que aguardem pois novidades virao…(risos)
Helena Bäuerlein
Cláudia, Eymard e Beth,
Que livro vcs estão lendo ?
Desculpe pegar o bonde andando, mas como leitora compulsiva, fiquei interessada.
Bjo,
Helena
Beth
Cristiana Saade
O incidente com o avão da TAM com destino a Paris está na 1a. página do Le Figaro online.
Foi realmente muito feio e pegou muito mal. Todos os passageiros ficaram 3 horas dentro do avião que acabou não saindo. E houve violência por parte dos seguranças.
Vamos aguardar as consequências.
Lamentável.
Joao
Senhores,
Gostaria de saber como compro um “Chip” em Paris para uso no meu Nokia N95 que permita acesso ilimitado à internet em diversas regiões da Europa : Paris, Vale Loire, Rota Romântica, Austria, Suiça, Toscana, Rotas do Vinho e da Champagne.
Explicação: faremos esse trajeto de carro em 45 dias e gostaríamos de levar o nosso Netbook e utilizá-lo com o N95 atuando como modem. Seguindo sugestão da Lina olhei no site da “Orange” e infelizmente nada encontrei.
Hoje eu acesso a Internet durante as minhas viagens no Brasil nas regiões cobertas pela Vivo (falo no Skype com a família, faço reservas, consulto e-mail, faço pagamento etc). Alguém conhece alguma operadora européia que ofereça esse serviço (Vodafone, TIM etc)?
Um grande abraço a todos.
JBosco
Beth
Nadia
Todos os dias vários aviões saem do Brasil para Paris e não caem, risos. Não será o meu o premiado…Vou olhar o meu horóscopo! Se bem que nesses casos. o que vale mais é o horóscopo do comandante…
Bjs.
Nadia B
Beth
confesso que se estivesse indo para Paris agora, nesta rota, estaria com medo…. mas pense em Paris, e que você vai e volta inteirona para nos contar todas as novidades… aí o medo passa (risos)
Bjs
jorge fortunato
Sempre viajo Air France e, graças Deus, nada de problemas, nem atrasos. Só tive problemas com atrasos numa conexão para Budapeste. Um atraso de 50 minutos, devidamente desculpado.
Beth
Nadia
E não é para estar?
Eu comprei nossas passagens pela Air France depois do acidente, até porque sou uma pessoa otimista e gosto do serviço e qualidade da cia. Mas que eu vou ter uma dorzinha de barriga se começar uma turbulência maior, lá isso é verdade, risos. Nunca tive sorte em viagens por cias. aéreas nacionais. Já passei 6 horas na Ilha do Sal (costa dé Africa) por conta de problemas na antiga Varig e ainda com overbooking na volta. Em outra viagem Paris/Rio a decolagem atrasou 8 horas e não foi por conta de mau tempo… Já com a Air France nunca tive nenhum problema.