O texto abaixo é de autoria de André Mazeron, analista de sistemas e apaixonado por gadgets. As fotos são do Windows Café de Paris, o primeiro do mundo, inaugurado em outubro de 2009 no Boulevard de Sebastopol. Espaço bacana e bem decorado, móveis com um design funcional. Trata-se de showroom e cyber café. Pelo menos no dia em que André foi, o acesso a internet estava liberado.
A era da informação mudou nossa forma de trabalhar, estudar e de nos comunicarmos. E as viagens também não poderiam ficar de fora. Não me refiro ao antes (reservas e pesquisas via internet) e nem ao depois (compartilhar as fotos via Flickr ou redes sociais) e sim ao durante: como utilizar a tecnologia para tornar a sua viagem mais agradável e menos tumultuada.
Como apaixonado pela tecnologia, dedico muita atenção aos gadgets que me acompanham nas férias. Compartilho com vocês algumas sugestões sobre ferramentas e aplicativos que tem se mostrado úteis durantes minhas andanças por Paris.
O principal tem sido o IPhone. Muito além do que um celular, esta aparelho é um verdadeiro canivete suíço para o turista. Além de aplicativos que vêm instalados por padrão, existem vários outros úteis (gratuitos e pagos).
O Google Maps (pré instalado) permite localizar-se rapidamente e informa estações de metrô, museus e parques. Ele requer acesso à rede, o que pode encarecer em muito a sua conta de celular na volta. Uma dica para resolver isto: o aplicativo mantém uma cópia dos mapas baixados recentemente, que são mostrados sem a necessidade de acesso à rede de dados.
Outro aplicativo útil é o RATP (US 0.99 ou gratuito na versão light), o guia oficial do metrô e RER de Paris, com mapa das estações. Se você estiver conectado, ele também indicar a estação mais próxima de onde você está e ainda planeja a sua viagem.
Você prefere se perder? Então conheça o Paris a Pied (gratuito) “pour se perdre agréablement”. Informações sobre parques, igrejas, mercados e outros, com endereço, horários de abertura…
Sem tempo de ver tudo no Louvre? A aplicação do Musée du Louvre (gratuito) traz uma seleção de obras do Museu para você conhecer ou relembrar.
O IPhone ainda se mostra útil para guardar cópias de emails como confirmações de reserva e de seguro-viagem, para manter amigos informados de suas andanças via Twitter (gosto do Echofon, gratuito), Facebook e MSN (Fring, gratuito) e ainda pode economizar sua conta de telefone através do Skype.
Aplicativos similares certamente estão disponíveis para outros smartphones, recomendo pesquisar as alternativas para o seu dispositivo antes de viajar.
Também passei a levar um netbook, o qual além de ajudar a manter o contato com o mundo real, serve para armazenar os vários gigabytes de fotos e vídeos. O netbook também ajuda a preparar o roteiro do próximo dia e, como aconteceu comigo, a buscar, emergencialmente, outra opção de hotel se o original não correspondeu às expectativas.
Trago também pendrive, para backup das fotos caso o netbook não sobreviva às correrias da viagem.
Se o roteiro inclui aluguel de carro é quase obrigatório que ele esteja equipado com GPS. Se os mapas do IPhone são bons para dentro da cidade, o mesmo não se aplica na estrada.
O leitor de e-Books é um outro tipo de gadget que vem ganhando espaço no mercado. A Amazon já vende o seu Kindle no Brasil e você viaja com sua biblioteca.
Não se esqueça de levar um adaptador para as tomadas, já que é comum que gadgets e notebooks venham com tomada no padrão americano. E verifique com a Receita Federal se é necessário declarar os seus dispositivos na ida.
E você, que sugestões de gadgets ou aplicativos você recomenda?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
Nadia B
Beth
no vôo da TAM que fui para Paris tinha comissário falando francês sim… acho que as pessoas que estão viajando para Paris podem estar um pouco nervosas por causa do acidente e do último incidente da Air France.
Beth
Cristiana
Se a TAM não dispõe de comissários que falem francês num voo SP/Paris a situação é meio complicada…
Cristiane Saade
De acordo com o cônsul da França no Brasil, Sylvain Itté, o avião da TAM apresentou problemas técnicos antes de decolar, o que atrasou em mais de 3 horas a partida. Mesmo a empresa garantindo que a falha já havia sido solucionada, alguns passageiros ficaram receosos e preferiram desembarcar. Porém, eles foram informados de que teriam que pagar uma taxa de transferência para poder trocar de voo.
Neste momento, segundo o cônsul, começou uma discussão entre os turistas e os tripulantes, agravada pelo fato de não haver comissários que falassem francês no avião.
A Polícia Federal foi chamada para conter a confusão e, de acordo com ele, levou 20 franceses para depor e deteve Ilanskas, de 61 anos, Nascimento, 63, e Camus, 55. O voo foi cancelado e os demais passageiros levados a um hotel para aguardar o embarque na segunda-feira.
O cônsul Itté afirma que os dois homens ficaram na delegacia do aeroporto até quarta-feira, quando foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros. “Eles foram levados para uma cela onde havia outros 28 presos. Não tinham nada, dormiram no chão”, disse, em entrevista ao iG, acrescentando que os turistas são pessoas de idade e com problemas de saúde. “Um deles tem diabetes e tivemos que levar medicamentos para a cadeia. Eles ficaram em uma situação psicológica muito difícil”.
Já Camus ficou na delegacia até esta sexta-feira. “Sem condições nem de tomar banho”, afirma.
O pior da situação, segundo Itté, foi o fato do Consulado não ter sido informado sobre o incidente e os próprios turistas não saberem por que foram detidos. A notícia da prisão partiu do filho de um deles, que telefonou para o Brasil. “Não fomos procurados por nenhuma autoridade brasileira. Não sabemos por quais motivos eles foram presos e eles mesmos dizem não saber do que são acusados”, critica.
Nesta sexta-feira, a liberação dos três turistas foi autorizada mediante o pagamento de fiança de R$ 1.360. Eles ficaram no Brasil sob responsabilidade do Consulado sem data prevista para retorno à França.
Outro lado
Procurada, a TAM confirmou o incidente e disse que a aeronave não pôde decolar porque uma passageira decidiu desembarcar, “obrigando à abertura do compartimento de carga e localização de sua bagagem”.
“Um grupo de passageiros a bordo iniciou um tumulto. A Polícia Federal foi acionada e convocou passageiros envolvidos e tripulantes para prestar depoimento no posto policial do aeroporto”, afirmou a empresa, por meio de nota. Segundo a companhia, após o episódio no aeroporto, a TAM não havia recebido mais informações sobre os turistas.
A Polícia Federal informou que, ao todo, cinco pessoas foram detidas. Além dos três franceses, um casal de brasileiros também foi preso. Porém, eles conseguiram alvará de soltura no mesmo dia.
A polícia afirma que os turistas foram presos pelos crimes de atentado à segurança de voo (artigo 261 do Código Penal), resistência (artigo 329) e desobediência (artigo 330). “Quando uma pessoa vai presa ela recebe uma nota declarando por quais crimes está respondendo”, afirma a Polícia Federal. “O cônsul da França recebeu os autos e acompanhou todo o processo, ele também sabia o que estava acontecendo. Não houve nada ilegal”, acrescentou.
Repercussão internacional
A imprensa francesa começou a destacar o caso na tarde de quarta-feira. O primeiro site a noticiar o ocorrido foi o “Lepetitjornal.com”, que cita que um casal de brasileiros teria até filmado a discussão a bordo da aeronave da TAM.
Logo a notícia começou a se espalhar, ganhando espaço também no site do jornal “Le Fígaro”, que por via representantes diplomáticos franceses fala em “violação de termos da Convenção de Viena”. O “Le Parisien” afirma que a tripulação mencionou, em depoimento à polícia, que teria havido “rebelião” e tentativa de invasão da cabine do piloto”.
Finalmente, na tarde desta sexta-feira, o site da revista “Paris Match”, descreve que estas serão “as férias que os turistas certamente preferirão esquecer”.
Cristiane Saade
Vocês viram esta nota que está no site http://www.ig.com.br
SÃO PAULO – Três turistas franceses, sendo dois homens e uma mulher, estão presos há cinco dias em São Paulo após uma confusão dentro de uma aeronave da TAM, que faria voo do aeroporto de Guarulhos para Paris, na noite do último domingo, dia 6.
Cláudia Oiticica
Eymard,estou inconformada….meus filhos(maiores) não me deram essa dica. Também quero terminar antes que a Beth viaje para não perder o timing.Quanto ao bolo de fubá com erva-doce, vou procurar a receita na internet.
Cláudia Oiticica
Fantástico, Alexandre.Não tenho iPhone, mas vou providenciar urgente para o meu Nokia.Obrigadíssima.
Alexandre
Cláudia: bom, né? E, olha, funciona até com “cantaroladas”…. se você não estiver com seu iPhone na hora, basta se lembrar de parte da melodia e cantarolar para o Shazam.
Eymard
Helena B: li o Breve Sec.XX. Gosto tambem de alguns textos do Zygmunt Bauman. Mas essa sensação de “fluidez” faz parte dessas grandes e rápidas viradas. Isso tem tudo a ver com o blog e com Paris. Pensar que as mudanças duravam séculos para acontecer. Que uma igreja era construída ao longo de décadas. E que hoje é tudo assim…já foi!!
Cláudia Oiticica: O Shazan eu já domino (risos). Efeito filhos menores (eles já vem com chip). Comi muito bolo com fubá e erva doce na minha infância…hum…realmente é bom demais!!! Mas a tia Francisca não precisa estragar tudo (afinal, para um homem daquela época, essa delicadeza de mandar buscar os ingredientes e fazer o bolo no hotel…..não era algo comum).
Beth: já estou me encaminhando para o fim. Agora o livro pega um ritmo que faz a gente querer acabar logo. Por causa dele também já fui visitar a internet para tirar mais informações da personagem. Realmente uma quebra de paradigmas para o mundo daquela época.
E a promessa da Beth é um incentivo para terminarmos logo esse livro, Claudia. Vou ver se pego firme para acabar antes da Beth viajar…(risos).
Cláudia Oiticica
Alexandre, não conhecia o Shazam. A-do-rei! Tento me atualizar lendo as manchetes e algumas matérias da Folha Informática.Com a sua informação, vi que a Nokia também está disponibilizando para alguns aparelhos.
Alexandre
André, dê uma olhada:
http://iphone.tomtom.com/en-us/car-kit-for-iphone.html
Abraços!