O texto abaixo é de autoria de André Mazeron, analista de sistemas e apaixonado por gadgets. As fotos são do Windows Café de Paris, o primeiro do mundo, inaugurado em outubro de 2009 no Boulevard de Sebastopol. Espaço bacana e bem decorado, móveis com um design funcional. Trata-se de showroom e cyber café. Pelo menos no dia em que André foi, o acesso a internet estava liberado.
A era da informação mudou nossa forma de trabalhar, estudar e de nos comunicarmos. E as viagens também não poderiam ficar de fora. Não me refiro ao antes (reservas e pesquisas via internet) e nem ao depois (compartilhar as fotos via Flickr ou redes sociais) e sim ao durante: como utilizar a tecnologia para tornar a sua viagem mais agradável e menos tumultuada.
Como apaixonado pela tecnologia, dedico muita atenção aos gadgets que me acompanham nas férias. Compartilho com vocês algumas sugestões sobre ferramentas e aplicativos que tem se mostrado úteis durantes minhas andanças por Paris.
O principal tem sido o IPhone. Muito além do que um celular, esta aparelho é um verdadeiro canivete suíço para o turista. Além de aplicativos que vêm instalados por padrão, existem vários outros úteis (gratuitos e pagos).
O Google Maps (pré instalado) permite localizar-se rapidamente e informa estações de metrô, museus e parques. Ele requer acesso à rede, o que pode encarecer em muito a sua conta de celular na volta. Uma dica para resolver isto: o aplicativo mantém uma cópia dos mapas baixados recentemente, que são mostrados sem a necessidade de acesso à rede de dados.
Outro aplicativo útil é o RATP (US 0.99 ou gratuito na versão light), o guia oficial do metrô e RER de Paris, com mapa das estações. Se você estiver conectado, ele também indicar a estação mais próxima de onde você está e ainda planeja a sua viagem.
Você prefere se perder? Então conheça o Paris a Pied (gratuito) “pour se perdre agréablement”. Informações sobre parques, igrejas, mercados e outros, com endereço, horários de abertura…
Sem tempo de ver tudo no Louvre? A aplicação do Musée du Louvre (gratuito) traz uma seleção de obras do Museu para você conhecer ou relembrar.
O IPhone ainda se mostra útil para guardar cópias de emails como confirmações de reserva e de seguro-viagem, para manter amigos informados de suas andanças via Twitter (gosto do Echofon, gratuito), Facebook e MSN (Fring, gratuito) e ainda pode economizar sua conta de telefone através do Skype.
Aplicativos similares certamente estão disponíveis para outros smartphones, recomendo pesquisar as alternativas para o seu dispositivo antes de viajar.
Também passei a levar um netbook, o qual além de ajudar a manter o contato com o mundo real, serve para armazenar os vários gigabytes de fotos e vídeos. O netbook também ajuda a preparar o roteiro do próximo dia e, como aconteceu comigo, a buscar, emergencialmente, outra opção de hotel se o original não correspondeu às expectativas.
Trago também pendrive, para backup das fotos caso o netbook não sobreviva às correrias da viagem.
Se o roteiro inclui aluguel de carro é quase obrigatório que ele esteja equipado com GPS. Se os mapas do IPhone são bons para dentro da cidade, o mesmo não se aplica na estrada.
O leitor de e-Books é um outro tipo de gadget que vem ganhando espaço no mercado. A Amazon já vende o seu Kindle no Brasil e você viaja com sua biblioteca.
Não se esqueça de levar um adaptador para as tomadas, já que é comum que gadgets e notebooks venham com tomada no padrão americano. E verifique com a Receita Federal se é necessário declarar os seus dispositivos na ida.
E você, que sugestões de gadgets ou aplicativos você recomenda?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
Helena Vasconcellos
Olá André,
É realmente impressionante como as coisas ficam mais simples, não é?
Mas, não foi desprovido de charme, quando (em uma galáxia distante), cheguei a Paris, sozinha, pela primeira vez, mochila nas costas, procurando um albergue pra ficar. Tinha um escritório de turismo em uma gare, não me lembro qual, que encaminhava a galera.
Hoje, misturo um pouco de tudo, mas não atingi seu estágio. Pesquiso um monte pela internet, compro ingressos e tickets, faço todo o processo de reserva por e-mail e imprimo mapas pescados no google. E só. Meu laptop é pesadinho, então não vou levar. Mas, o dono do apto que aluguei no Marais (pela internet) já me disse que não vou precisar de um, ele me empresta e também disponibiliza wi fi.
Já I phone e assemelhados, ainda são ousados pra mim.
O certo é que dia 26 de dezembro desembarco em Paris, bem mais municiada que daquela primeira vez, mas anos luz longe de você.
Mas, que seu post me estimulou… ah! isso não posso negar!
Alexandre
Ahhh, ia me esquecendo de falar. Adoro “colecionar” músicas dos locais onde visito. Antigamente, tinha de, com cara de pau, perguntar às pessoas se conheciam a música que estava tocando para poder ir às lojas e comprar o meu CD de recordação. Agora, o Shazam (iPhone) “ouve” a música que está tocando (até em supermercado ) e diz o nome da música, quem toca e quais os CD’s em que ela aparece.
Para quem gosta de música do mundo, uma mão na roda.
Beth
Nadia
Olha que eu aindo chego lá, risos.
Bjs.
NADIA B
Beth
vai que um dia você precisa acompanhar a netinha na balada em Paris?! (risos)
Bjs
Beth
Nadia B
Na madruga parisiense eu só conheço o Au Pied de Cochon, risos.
Bjs.
NADIA B
André
me senti quase um ET lendo seu post (risos)…agora tenho certeza que sou uma saudosista..
Eu, particularmente, adoro mapas e guias, aqueles de mão mesmo, livros e jornais de papel (risos) …
Nas minhas viagens, levo o notebook somente para falar com meus filhos pelo Skype e estresso pra caramba com o GPS..
Mas vou dar a minha colaboração… conheci a ferramenta do iNight, que dá dicas de lugares que funcionam de madrugada em Paris e Londres. Além das festas, bares e baladinhas, o guia também indica cyber cafés, padarias, farmácias e até floriculturas que ficam abertas a noite toda. O aplicativo iNight Paris tem mais 450 endereços em seu sistema e pode ser baixado para iPhone ou iPod touch.
Abs
Cláudia Oiticica
Beth, vi sim e inclusive nunca comi bolo de fubá com erva-doce. Estou louca para terminar o livro e quanto aos desdobramentos…você tem mesmo que nos contar, chegando até a sua geração(risos).
Cláudia Oiticica
Patrícia, caiu a ficha agora!!! O André é o seu marido(risos).
Beth
Eymard
Quando vcs terminarem o livro eu conto os interessantes desdobramentos posteriores que não estão lá…
Abs.
Jorge Fortunato
Todos esses gadgets são ótimos, para quem gosta de sair de férias conectado. Eu prefiro me desligar por completo, sem chance de ser encontrado. Não levo celular e na última viagem levei o notebook e quase não usei. Quando saio de férias eu dou férias de tudo mesmo. Mas confesso que as ferramentas são muito úteis, porém ficar um mês em ver nenhuma maquininha não tem preço.