O texto abaixo é de autoria de André Mazeron, analista de sistemas e apaixonado por gadgets. As fotos são do Windows Café de Paris, o primeiro do mundo, inaugurado em outubro de 2009 no Boulevard de Sebastopol. Espaço bacana e bem decorado, móveis com um design funcional. Trata-se de showroom e cyber café. Pelo menos no dia em que André foi, o acesso a internet estava liberado.
A era da informação mudou nossa forma de trabalhar, estudar e de nos comunicarmos. E as viagens também não poderiam ficar de fora. Não me refiro ao antes (reservas e pesquisas via internet) e nem ao depois (compartilhar as fotos via Flickr ou redes sociais) e sim ao durante: como utilizar a tecnologia para tornar a sua viagem mais agradável e menos tumultuada.
Como apaixonado pela tecnologia, dedico muita atenção aos gadgets que me acompanham nas férias. Compartilho com vocês algumas sugestões sobre ferramentas e aplicativos que tem se mostrado úteis durantes minhas andanças por Paris.
O principal tem sido o IPhone. Muito além do que um celular, esta aparelho é um verdadeiro canivete suíço para o turista. Além de aplicativos que vêm instalados por padrão, existem vários outros úteis (gratuitos e pagos).
O Google Maps (pré instalado) permite localizar-se rapidamente e informa estações de metrô, museus e parques. Ele requer acesso à rede, o que pode encarecer em muito a sua conta de celular na volta. Uma dica para resolver isto: o aplicativo mantém uma cópia dos mapas baixados recentemente, que são mostrados sem a necessidade de acesso à rede de dados.
Outro aplicativo útil é o RATP (US 0.99 ou gratuito na versão light), o guia oficial do metrô e RER de Paris, com mapa das estações. Se você estiver conectado, ele também indicar a estação mais próxima de onde você está e ainda planeja a sua viagem.
Você prefere se perder? Então conheça o Paris a Pied (gratuito) “pour se perdre agréablement”. Informações sobre parques, igrejas, mercados e outros, com endereço, horários de abertura…
Sem tempo de ver tudo no Louvre? A aplicação do Musée du Louvre (gratuito) traz uma seleção de obras do Museu para você conhecer ou relembrar.
O IPhone ainda se mostra útil para guardar cópias de emails como confirmações de reserva e de seguro-viagem, para manter amigos informados de suas andanças via Twitter (gosto do Echofon, gratuito), Facebook e MSN (Fring, gratuito) e ainda pode economizar sua conta de telefone através do Skype.
Aplicativos similares certamente estão disponíveis para outros smartphones, recomendo pesquisar as alternativas para o seu dispositivo antes de viajar.
Também passei a levar um netbook, o qual além de ajudar a manter o contato com o mundo real, serve para armazenar os vários gigabytes de fotos e vídeos. O netbook também ajuda a preparar o roteiro do próximo dia e, como aconteceu comigo, a buscar, emergencialmente, outra opção de hotel se o original não correspondeu às expectativas.
Trago também pendrive, para backup das fotos caso o netbook não sobreviva às correrias da viagem.
Se o roteiro inclui aluguel de carro é quase obrigatório que ele esteja equipado com GPS. Se os mapas do IPhone são bons para dentro da cidade, o mesmo não se aplica na estrada.
O leitor de e-Books é um outro tipo de gadget que vem ganhando espaço no mercado. A Amazon já vende o seu Kindle no Brasil e você viaja com sua biblioteca.
Não se esqueça de levar um adaptador para as tomadas, já que é comum que gadgets e notebooks venham com tomada no padrão americano. E verifique com a Receita Federal se é necessário declarar os seus dispositivos na ida.
E você, que sugestões de gadgets ou aplicativos você recomenda?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
82 Comentários
Alexandre
Oi, Patrícia. Fiz uma brincadeirinha com o André. Na verdade, me referia ao Mac (macintosh) da Apple, a fabricante do iPhone.
Sabe como é… Apple x Windows é mais ou menos como Fluminense x Flamengo !!!!
Marcello Brito
Esse artigo está simplesmente incrivel, parabens!!!
Cláudia Oiticica
Gente, li que o Windows Café de Paris, só funciona até o dia 31 de dezembro e que a sua criação foi só para o lançamento do Windows 7, daí o curto tempo de funcionamento.
Cláudia Oiticica
André,muito bom o seu post. A tecnologia está aí para fazermos proveito dela, mas num ponto eu concordo com a Sueli; vejo hoje em dia, muitas pessoas que só se preocupam em twittar, mandar mensagens e acabam esquecendo de aproveitar o momento livre e descompromissado de uma viagem.
Achei muito importante você lembrar que a conta pode ir lá pra cima e eu sei o que é isso, já que uma vez acreditei numa “promoção” da Tim e me dei mal.O que eu acho um absurdo é os hotéis cobrarem para usar a rede wi-fi, e sair a pé com un Netbook na bolsa,andar o dia inteiro, mesmo ele sendo relativamente leve, não acho uma boa idéia, é mais um peso extra que faz diferença quando somado as outras coisas essencias que carregamos.
Patrícia Venturini
Alexandre
Eu gosto do McCafé mas o Windows Café tem uma proposta um pouquinho diferente, porque é show-room também… independente da qualidade do café, acho que vale a pena conhecer se você estiver por ali, é um espaço muito legal pra quem curte tecnologia!
André Mazeron
Alexandre, obrigado pelas sugestões, vou fazer o download dos softwares sugeridos. É tanta coisa na loja da Apple que é difícil conhecer tudo.
Abraço!
Alexandre
André, Olívia e Lina:
Sabem se os cofres – em geral – comportam um MacBook de 13″ ????
O NetBook do André, sei que cabe em qualquer lugar!
Estou pensando em levar meu note, mas me preocupa onde guardá-lo com segurança.
Alexandre
André, ótimo texto! A preparação de minha viagem passou pela preparação de meu iPhone também.
Além dos aplicativos que você citou, coloquei esses também:
– My Airport (Aeroports de Paris): aplicativo oficial dos aeroportos de Paris. Além de todas as informações de chegada e partida dos vôos (que podem ser selecionados por destino, data, número do vôo), fornece também informações sobre acessos, locação de automóveis, wi-fi, internet e multimedia disponíveis, Sala Icare, Estacionamento e muito mais. DETALHE: GRÁTIS !!!!!!!
– Smart Maps Paris: para aproveitar os Euros vivendo Paris, ajuda economizar no Roaming de dados internacional. Assim, ao invés de usar o Google Maps (que precisa ser “baixado” em tempo real), o Smart Maps carrega o mapa da cidade no seu iPhone com – virtualmente – todos os pontos de interesse. Integrado ao GPS, é a reinvenção da roda!
– Paris2Go: similar ao Smart Maps. Baixei os dois!
Uma boa dica, também, são os guias da Lonely Planet, Frommers e Rick Steves, todos disponíveis para nosso querido iPhone!
A questão do Car GPS pode ser resolvida com o aplicativo da TomTom. Transforma seu iPhone em um GPS TomTom com avisos de voz em várias línguas (inclusive português “brasileiro”). Uso aqui no Brasil e funciona que é uma maravilha.
Agora, como bom macmaníaco, só não gostei do Windows Café. Bem que poderia ser um MacCafé Paris !!!!!!
Olívia Vidal
Parabens Andre!
Amei seu post!!! Em Agosto, quando estive em Paris, sofri um bocado com meu notebook que simplesmente não conectava a Internet. Tentei várias vezes nos hotel onde fiquei e nada! Só fui conseguir na FNAC da Champs Elysees. Esse sacrificio todo sem falar no peso do meu note. Aprendi um bocado! Na próxima (provavelmente em Agsoto de 2010) levo um note bem pequeno (previamente testado se o acesso a Internet funciona aqui), um bom pendrive (garanti a compra de um potente na Saturn em Berlin) e quem sabe, depois da sua dica, um Iphone.
Abraços,
Olívia Vidal
Sueli OVB
Nossa, ANDRÉ!
Lendo toda essa sua lista de recursos maravilhosos que a tecnologia nos proporciona não me sinto nem jurássica, nem avançada. Não que eu seja COMPLETAMENTE analfabeta e alheia a essas novidades, mas sabe que eu acho que muitas vezes ficamos escravos dessas facilidades e acabamos perdendo o melhor da festa, que é o imprevissível, o imponderável, a novidade pura e simples?!
Não me beneficio de uma série de coisas e apetrechos que você cita, mas que o tal do Googlo coloca o mundo a nossos pés, não há a menor dúvida! Tudo está no seu quintal, ao alcance das suas mãos. Só é jurássico quem tem preguiça de aprender. É incrível o que as criança fazem hoje diante dessas maravilhas!
A tecnologia torna tudo mais ágil e simples. Os conceitos têm que ser revistos constantemente e devemos estar sempre correndo atrás das atualizações e lançamentos. Onde vamos chegar?