A Fundação Louis Vuitton é maravilhosa. O projeto de Frank Gehry está atraindo milhares de pessoas todos os dias. Um passeio imperdível em Paris.
Visitei a Fundação Louis Vuitton e espero voltar muitas vezes. Maravilhosa. Frank Gehry, um dos arquitetos mais conhecidos do mundo, autor também do Guggenheim de Bilbao, pousou no Jardin d’Acclimatation de Paris um barco com sete velas.
Esta escultura monumental tem por função receber a coleção privada de Bernard Arnault, patrão do LVMH, número um mundial do luxo.
Como era de se esperar as críticas pipocaram rápido.
“A Fondation Vuitton é a vaidade colocada sob vidro”
“A Fondation Vuitton é um projeto irracional, um capricho de um homem de negócios e de um arquiteto”
“Um desperdício de dinheiro e de matérias primas para construir somente 3.500m², nem mesmo a dimensão de um hipermercado”
Os mesmos que criticam reconhecem em seguida a beleza da obra, reconhecem que a figura do mecenas sempre existiu e que graças à ela nos extasiamos hoje diante do Castelo Vaux le Vicomte.
Para certos franceses, a cultura organizada pelo estado é obrigatoriamente boa e a organizada pelas forças do mercado é obrigatoriamente má. Eles admitem que a Fondation Louis Vuitton é maravilhosa, mas eles não conseguem aceitar o modelo do rico benfeitor.
A sociedade francesa está em plena mutação e tenho certeza que a maioria consegue perceber que este “capricho” de milionário é também um presente ao público. A Fondation é marketing? Claro. Mas é também um museu/escultura que aumenta a atratividade cultural de Paris.
E, neste momento, o país está precisando mais do que nunca aumentar sua visibilidade.
E o acervo? O verei na próxima vez. Confesso que tinha olhos somente para o projeto de Frank Gehry.
Mas sei que a proposta da direção é mostrar poucas obras, renovadas sempre.
A Fundação possui também um restaurante aberto o dia todo.
No almoço, um cardápio curto baseado na cozinha francesa. Na parte da tarde, pâtisseries, sorvetes, composições salgadas. No aperitivo, momento para degustar uma taça de um excelente millésime. No jantar, sexta e sábado, o restaurante propõe um cardápio mais sofisticado.A reserva é possível somente para o jantar.
Eu comprei o ingresso pela internet. E aconselho a todos o mesmo. A fila para a compra no guichê estava enorme. Clique aqui para comprar seu ingresso.
Informações práticas
Fundação Louis Vuitton:
Endereço: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne, 75116 Paris. A maneira mais simples para chegar é pegar o pequeno ônibus elétrico da Fundação no Arco do Triunfo, Place Charles de Gaulle esquina com Avenue Friedland. Os ônibus partem a cada quinze minutos. Para pegar o ônibus é preciso já ter o ingresso para a Fundação que você pode comprar aqui. Outra opção é pegar o metrô linha 1, descer na estação Les Sablons e, em seguida, andar cerca de 15 minutos.
Funcionamento: aberto todos os dias menos às terças, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro.
Ingresso: 22€. Clique aqui para comprar seu ingresso corta fila.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
57 Comentários
Valéria
Tenho que imprimir o bilhete comprado pela internet ou posso mostrá-lo no tablet? Estou sem impressora…
Rodrigo Lavalle
Valéria, não sei te informar.
Abraços.
Thais
Olá, você informou que a melhor maneira de ir é de ônibus saindo do Arco do Triunfo. E para voltar pode-se pegar o mesmo ônibus que nos deixa no Arco? Obrigada! Abraços!
Rodrigo Lavalle
Thais, sim.
Abraços.
Leila Fournioux
Achei a Fundação fraquissima. O melhor é o prédio visão de fora, pois é muito moderna e interessante, mas Niemeyer ainda é melhor. Dentro não ha nada de muito importante. pouquissimas exposições, porque tem poucas salas e dentro delas nada de muito interessante. A unica um pouco mais interessante é a primeira sala, onde estão as maquetes da construção. O corredor onde se encontravam 3 telefones, em que você podia ver a lista de poemas, discar para ouvi-los, so funcionava para um mesmo poema e em INGLÊS, inadmissivel. Não encontrei a fila grande, mas pagar 14 euros não é bom, quem não puder pagar 2 endereços, é preferivel ir ao reformado Museu Picasso, 11 euros, vale à pena.
Cristiane Pereira
Ansiosa pra conhecer. As fotos despertam minha curiosidade e me encantam. E todo mecenas, em maior ou menor grau, quer ser louvado e lembrado para todo o sempre!
Fauzi Achoa
Meu sentimento é ambivalente. Maravilhosa invasão de um parque público por uma empresa me(r)cenária que se dedica a louvar a si propria. Se a moda pega logo teremos invasões no Jardim Botânico, Ibirapuera etc.
Regina Mariano
qual o site para a compra do ticket para visitar a fundação?
Rodrigo Lavalle
Regina, esse é o link: http://billetterie.fondationlouisvuitton.fr/index-css5-fondationlouisvuitton-lgen-pg1.html.
Abraços.
Verônica
Estou tentando comprar o ingresso para a Fundação Louis Vuilton pela internet, mas não consigo concluir a operação, pois informam que o formato do número de celular está errado.
Qual é o formato que devo escrever?
Rodrigo Lavalle
Verônica, tente 06 seguido de outros 8 algarismos quaisquer.
Abraços.
Sílvia de Souza
Não achei que valeu a pena ter ido. Longe, com espera na fila para compra de tickets, sem restaurante com serviço contínuo e uma lanchonete fraquíssima. As exposições deixando a desejar, a livraria idem. Já vi a exposição da história Louis Vuitton em Paris. Esperava mais. A gente não sai para uma visita dessa só pela arquitetura do prédio, que é arrojada hoje , mas pode vir a ser uma esquisitisse no futuro.
Maurício Christovão
Super interessante!!! Um projeto arrojado de museu valoriza qualquer acervo.
EduLuz
Adoro o Gehry. Já até nos hospedamos numa de suas obras (em El Ciego na Espanha). Mas a sensação que dá é que ele anda fazendo sempre a mesma obra!
De qualquer forma, é obrigatória a passada pra conferir.